quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

O Comércio audio-visual na era da internet.

Com o advento da internet, e mais marcadamente com a difusão do acesso em banda larga ( a transferencia em alta velocidade dos dados entre computadores) os geradores de conteúdo audio-visual, para entretenimento principalmente, se viram as voltas com seu produto sendo usufruido pelos seu consumidores, sem que os mesmos (os produtores) tenham a devida remuneração. Pelo menos não a remuneração na forma com a qual estavam acostumados e sobre a qual tinham controle. Antes da internet para se assistir um filme, ouvir uma música e até ler um livro ou revista, fazia se necessário comprar um ingresso, comprar um disco ou fita, comprar uma revista/livro ou ao menos alugar em uma locadora.

Atualmente consegue-se os conteúdo mais recente (filmes, programas de TV, musica, livros), praticamente minutos depois que os mesmos são lançados em seus mercados iniciais, bastando pra isso acesso a internet em banda larga.
Mas qual o problema de se usufruir desse conteudo tão rapidamente?
O problema, para os produtores é que os mesmos não são pagos pelos consumidores que baixam esse conteúdo para seus PCs. Antigamente, eles, produtores, decidiam e tinham controle sobre quando os consumidores de cada mercado teriam acesso a seus produtos e cobravam por eles.
Não que não houvesse pirataria e conteudo circulando ilegalmente, mas nunca na magnitude atual, e o quadro tende a só piorar com avanço da internet de banda larga nas residências.

Os produtores contra-atacam com "travas" DRM, ameaças, prisões, campanhas terroristas, etc.
Mas, os resultados são pífios, vide a pirataria que só aumenta a cada ano. Na realidade com essas campanhas, até conseguem punir algum usuário, assustar uns outros e até punir algum pirata (aquele que vende esse conteúdo ilegal), mas o grande prejudicado acaba sendo o comprador legal. Enquanto o conteúdo pirata pode ser livremente transferido e reproduzido em qualquer equipamento, como pcs, mp3/4 players, aparelhos de som, ser "backpeado" etc, o conteudo legal em geral tem sua reprodução restrita. Ou seja você paga para ter menos do que quem não paga. Legal né?!

Mas essa "livre" circulação de conteúdo é boa ou ruim? E para quem?
A primeira vista, ao consumidor, parece sim ser uma coisa boa. Afinal usufrui-se dos produtos sem ter que pagar pelo mesmo. Porém será que a longo prazo os artista e produtores conseguirão ou mesmo irão querer continuar a produzir sem ter retorno financeiro? Pois filmes, series, musicas, livros etc, têm um custo para serem produzidos.

Entretanto será que realmente os produtores estão tendo prejuizo com toda essa pirataria? Pois me parece que nunca se produziu e se lucrou tanto quanto agora. Obvio que há fracassos e artistas e produtos que "morrem" no mercado. Mas, não foi sempre assim!? Sempre houve fracassos e sucessos, muito antes do advento da internet. E alguns produtos têm seu sucesso alavancado justamente por causa da internet. Um caso exemplar é a série Lost, uma das campeãs de downloads na net e nem por isso deixa de ser uma série lucrativa. O que ocorre muitas vezes é que os fãs mesmo ja tendo assistido, fazem questão de consumir o produto legalmente. Comprando ou alugando o DVD, camisetas, cadernos, brinquedos etc...

Creio que os produtores de conteudo vão precisar se adaptar, com novas formas de arrecadar, incluindo propaganda no proprio conteúdo, venda de produtos relacionados (camiseta, brinquedos, etc), lançamento/exibição simultânea em todo mundo, etc.
Porque eles já não tem mais todo o poder na distribuição de seus produtos. E ninguem mais hoje em dia vai ficar esperando meses e até anos para poder ter acesso a produtos audio-visuais, isto sem falar de alguns produtos que nunca iriam chegar aqui mesmo.

E os produtores de softwares também passam por dilema parecido.

A internet e a liberdade e velocidade com que a informação/dados circulam é um caminho sem volta (ao menos assim espero, pois censurar, castrar a internet para mim é um retrocesso contra o qual devemos lutar). A internet é boa, e deve ser livre e sem censuras. Obvio que não estou defendendo o crime. Crime é crime tanto no mundo reall quanto no virtual. Se o cara desviou dinheiro, vendeu e não entregou, caluniou etc... deve ser punido nos termos da lei.

Porém, será que é crime " baixar" e assistir um filme? Ouvir uma música? ler um livro?