terça-feira, 25 de março de 2008

Eu não sou adolescente e nem tento parecer um

Não consigo entender essa supervalorização do jovem, e mais especificamente dos adolescentes. Alguns adultos tem uma preocupação em parecer jovem, em estar "antenado" com o linguajar, o gosto musical, cinematográfico, etc dos "jovens". Têm um medo de parecerem velhos, desatualizados, obsoletos, fora de moda. Ficam desesperada e pateticamente tentando acompanha-los.

A impressão que me dá é que para essas pessoas, os adolescentes são quem governam o mundo, criam, geram riquezas, são quem realmente valem a pena seguir e tomar como exemplos, em suma, gurus que guiam o mundo rumo ao que há de mais moderno e relevante, tornando-o assim melhor para se viver e muito mais divertido.

É obvio que há vantagens e beneficios em se ser jovem (toda idade traz vantagens e desvantagens) e uma das vantagens é exatamente não ter que ter responsabilidade com praticamente porra nenhuma. Ou seja, não se tem que produzir para auferir rendimentos que garantam seu sustento ou de outrem, podem viver exclusivamente voltados para o proprio umbigo e para os "brothers" de sua galera. Contas??? Isso é preocupação para os "coroas".

Na realidade a maioria desses jovens são um bando de alienados, semi-alfabetizados, "reclamões", egocentricos, arrogantes, verdadeiros sorvedouros de dinheiro (dos seus responsáveis), não criam/produzem nada de útil para sociedade, não respeitam o próximo (acham que o bairro inteiro é obrigado a escutar/gostar da música que os mesmos gostam) e ainda se presumem os donos do mundo que merecem ter todos os desejos satisfeitos. A soberba personificada. Há ainda os adolescentes "gados". Aqueles sem personalidade própria, sugestionáveis por qualquer um com uma personalidade que seja ligeiramente mais forte que a sua. Porém em sua maioria só se influenciam por porcaria (drogas, "rachas", bebidas, largar os estudos, etc.)

Porém, quando o "bicho" pega (uma divida, uma multa, um "galho" qualquer com a policia, uma batida com o carro, uma morte causada pelo mesmo), aquele video-game de ultima geração, aquele tenis "irado", o onipresente celular e sua respectiva conta pra pagar, etc, etc, etc... quem resolve a "parada" é o "obsoleto (a)" "coroa" que aí, nessas horas, já não são tão obsoletos assim, né!?

Agora eu me pergunto por eu devo, aos 30, 40, 50, 60, 70, 80, 90 ... anos tentar emular um adolescente??? Tirando o obvio vigor fisico, em que mais eles são superiores a um adulto? Quem produz, cria, governa, legisla, executa, trabalha, pôe as engrenagens do mundo pra rodar são as cabeças (muitas já embranquecidas e nem por isso menos capazes e criativas) e corpos dos que já não são mais garotinhos com as contas pagas pelos papais.

Na realidade eles é quem devem nos seguir, e é o que na prática ocorre. Afinal quem é que pôe no mundo tudo o que eles idolatram? É um adolescente quem criou e produz o celular, o carro, o computador, o aparelho de som de "trocentos" watts de potencia, aquele tenis "irado", aquela guitarra, etc, etc, etc...

Obvio que radicalizei, sempre há excessões, mas foi para enfatizar o quanto idiota é querer parecer e se comportar como um adolescente eternamente. Isso pra mim é regredir, é exatamente o oposto de ser moderno. Ou ser moderno é negar, abrir mão de toda sapiência, malicia, experiência, habilidades, talentos, sabedoria, etc; que so a idade traz???!!!

Eu não sou adolescente e nem tento parecer um. Já passei por essa fase. Evolui.

A proliferação do "bullying" na TV

Bullying
Bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz de se defender. A palavra "Bully" significa "valentão", o autor das agressões. A vítima, ou alvo, é a que sofre os efeitos delas. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying

Já há algum tempo um tipo de programa vem proliferando em nossas emissoras. Programas cujo a tônica é causar algum tipo de embaraço, constrangimento, aborrecimento, sofrimento..., em suma, algo depreciativo, humilhante para alguem. De preferencia alguem famoso, mas atinge anónimos também, desde que seja "divertido". Em português não descobri um termo adequado para denominar esse tipo de atitude, mas em inglês há o termo "Bullying" que acho define bem esse tipo de prática abjeta.

Não sei precisar seu surgimento, mas creio que seu embrião foram as antigas "pegadinhas" surgidas no programa do Silvio Santos.
Mas, mais recentemente viraram praga na TV brasileira. O "Pânico na TV" é um de seus maiores expoentes.
O mais recente programa de "bullying" na TV é o CQC na Band

E há ainda quem elogie...

Realmente "enriquecedor" para TV brasileira.
bullying é mesmo muito "divertido", principalmente para quem o pratica... já não costuma ser tão divertido para quem é seu alvo... é aquele tipo de brincadeira que só um ri...

Mas dá audiencia (dinheiro) e isso é o que importa né!?

segunda-feira, 24 de março de 2008

Aparelhos moveis matarão PCs?

"uma pesquisa da IBM afirmando que, por conta da mobilidade (tendência irreversível), não só o telefone e os PCs tradicionais
estão com os dias contados como o velho e conhecido email pode ter seus dias de desespero daqui para a frente."
Trecho de coluna de Elis Monteiro em 24 de Março de 2008 para o forumpcs http://www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=233773

E lá vamos nós de novo. Se eu ganhasse 1 Real todas vzs que ouvi/li que o Desktop (ou PCs tradicionais) iria morrer/tá morto, eu tava na lista dos 10 mais da Forbes.

Acredito que certas atividades somente em desktops parrudos são possíveis com conforto, velocidade, produtividade etc, e para outras um aparelho móvel e portatil é mais adequado. Eu acho que um não exclui o outro. O ideal, em minha opinião é possuir/usar ambos. Eu gostaria muito de ter um notebook, um smarthphone etc, mas não abro mão de possuir também um desktop parrudo.

Mas que há um lobby fortissimo, principalmente das operadoras de telefonia, em nos convencer/forçar a usar smarthphones, isto eu não tenho dúvida. Acenam com a mobilidade e "praticidade" de fazer "tudo" em movimento e em qualquer lugar. É tão "cool" acessar a web, bater papo com os amigos (até com video), acessar o seu banco... tudo isso enquanto você está, por exemplo, lanchando em um shopping. Ah! o preço disso!!! Ah! esquenta com esse detalhezinho besta, não! Afinal quanto vale o "charme" de se estar em plena "balada" e efetuar uma compra pelo cartão de credito via web pelo celular!!!??? Não tem preço, né!!?

"Thorn Striff comentou no forumpcs:
E-mail está morto? Morrendo? Dúvido muito.
Comparar e-mail com instant messenger é o mesmo que comparar chinelo e automovel. Ambos tem funções semelhantes (locomoção), mas que são utilizados para fins totalmente diferentes."
Assino embaixo

segunda-feira, 17 de março de 2008

Medo da China

Bem eu nunca estive na China e todo o conhecimento que tenho advem do que a imprensa e a midia em geral divulga. Porém toda noticia que chega até a mim só aumenta minha ojeriza pelos seus governantes. Ou está havendo um complô internacional para difamar a China ou há algum fundo de verdade nessas notícias.

Tem gente que admira a China, louvam seu progresso e até torcem para que ela se torne a maior potencia da terra (potencia, tecnologica, financeira, belica etc...). Progresso esse as custas de mão de obra escrava, tortura, opressão de qualquer voz que não diga "sim senhor" a tudo que é imposto pela elite governante. Elite essa que, como sempre em ditaduras, não se impoem as mesma restrições a que sujeitam o povão.
Eu, pelo meu lado, tenho muito medo que um pais de ditadores assassinos, sem liberdade de imprensa, sem respeito aos direitos humanos, sem eleiçoes livres, sejam a maior potencia da terra. Por pior que sejam as potencias ocidentais eles tem algo, que pode ter seus defeitos, mas que ainda é a melhor forma de governo: Democracia.

sábado, 8 de março de 2008

Igreja

Sempre que a igreja/religião (Qualquer uma. Catolica, protestante, mulçulmana, judaica etc.) está envolvida, o resultado é atraso, estagnação, involução, sofrimento. Desconheço instituição mais perniciosa para o progresso do que a igreja/religião. Têm como único objetivo subjugar o ser humano, explora-lo, escraviza-lo e reprimi-lo, cobrando fé cega, obediencia absoluta sem questionamento, idolatria, em suma o contrário do que é necessario para evoluir, criar, melhorar.
Se permanecessemos nos submetendo a vontade dos dirigentes das várias religiões, estariamos até hoje queimando bruxos (na realidade cientistas, quimicos, fisicos, biologos etc.) e esperando melhor qualidade de vida após morrermos, no paraíso. Pois, segundo esses religiosos, conforto material é pecado, prazer físico é pecado. Exceto para eles, que secreta e hipocritamente desfrutavam/desfrutam de todo o conforto material existente, inclusive carnal. Não obstante demonizassem/demonizem o sexo quando praticados por suas ovelhas, esses lobos não se abstinham/abstém do mesmo.

Evidente que não devemos buscar o progresso material e o prazer as custas do sofrimento alheio. Porém não devemos submete-los aos dogmas de uma instituição que historicamente nós trouxe muito mais tristezas do que alegrias.

Nada tenho contra a busca da felicidade espiritual e da solidariedade e fraternidade entre os seres humanos. Meu problema com a igreja/religião é que a mesma em geral, ou os homens que a dirigem ou a ela se submetem, só semeiam culpa, dor, sofrimento, atraso... guerra.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Camelôs vendendo DVDs. Criminosos?

Em um pais como o nosso (e até estenderia para em um mundo como nosso) com tanta injustiça social, tanta exploração e perpetuação da miseria, com tanta concentração de renda, vc acha que um cara que vende DVDs piratas em uma banquinha de camelô nas ruas para garantir seu pão, deve ser qualificado como criminoso? Eu prefiro ele na rua vendendo DVD pirata do que apontando um revolver na minha cara em alguma esquina. Eu particularmente vejo essa pirataria de ruas, desses camelôs de banquinhas em esquinas, como Darwinismo social, adaptação ao meio, e até uma forma tosca e inconsciente de distribuir riqueza que, convenhamos está muito concentrada, não!? E sinceramente, eu duvido que esse tipo comercio traga prejuizo aos produtores, muito pelo contrario até. Acaba é divulgando a obra. Tropa de Elite que eu saiba não deixou o Padilha endividado. E até downloads, se o produto for bom, ajuda a alavancar os ganhos. Vide lost. Se for ruim vai dar prejuizo, sendo pirateado ou não.

terça-feira, 4 de março de 2008

O Show? do Oscar

Eu particularmente, não sei porque tantas pessoas reclamam que a cerimonia de entrega do Oscar (ou de qualquer premiação) é maçante, cansativa, não divertida, ou com altos e baixos. Esperam que a cerimonia seja um espetaculo, um show que agrade a milhares, como um show de rock ou até mesmo uma exibição de um filme. Não sei se estou sendo claro, o que quero dizer é que a cerimonia em si é simplesmente a premiaçao dos autores das obras, cinematograficas no caso do Oscar, e não o cinema/show em si. Ela é simplesmente o registro dos concorrentes e seus eventuais ganhadores recebendo esses premios, conferidos por seus membros. Não têm que ser excitante, um "thriller" que nos prenda na cadeira, que tenha um roteiro elaboradissimo, uma direção virtuosa (dignos de um oscar :), embora até possa ser divertido, também.

O problema é que as pessoas acham que por estar sendo televisionado, deve ser mais um entretenimento que lhes tire do tédio do dia-a-dia.
E evidente que as emissoras também as tomam como mais um show televisivo que deve gerar grana.

Eu vejo a cerimonia do Oscar, como isso mesmo, uma cerimonia em que os artista e artifices do cinema, vão receber sua premiação anual, um reconhecimento dado por seus pares, de seus talentos, e nos dão a chance de ve-los recebendo seus premios. E em geral cerimonias costumam ser maçantes mesmo, e quanto mais longa forem mais maçantes tendem a se tornar. Se também forem emocionantes, é um adendo bem-vindo, mas não uma obrigação, pois ser um Show espetacular não é seu propósito primeiro. O show, os artista e artifices do cinema, nos dão na sala escura dos teatros ou no conforto de nossa casas em DVDs ou, por que não, em nossos computadores (que alías foi onde assisti a maioria dos concorrentes dessa 80º cerimonia).