segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Tecnologia, nos libertou ou aprisionou?

Há tempos atrás, pregava-se que, com o avanço da tecnologia e a criação de novos aparelhos, máquinas; nos tornariamos mais livres para fazermos o que quisessemos, pois ao executar certas tarefas mais extenuantes, demoradas e mais rapidamente por nós, teriamos tempo livre para o nosso prazer.

Bem, hoje em dia temos varias máquinas modernas e com tecnologias impensáveis há... 100 anos atrás. E progressivamente mais baratas, acessíveis a maioria da população. Temos telefones móveis (celulares), computadores, internet, GPS (Global Positioning System - Sistema de Posicionamento Global), automóveis mais velozes, etc. No entanto temos cada vez menos tempo. Todos estão sempre "correndo atrás".

Eu me pergunto onde foi parar todo aquele tempo a mais que teriamos!

O telefone móvel (celular) que nos traria mobilidade e a liberdade de não ficar atado a um telefone fixo e nos traria a comodidade de entrar em contato com outrem em qualquer lugar onde estivessemos, serve muito mais para que sejamos encontrados mesmo quando não gostariamos de se-lo. Tornou-se também um instrumento de vigilancia. Nos ligam a todo instante para saberem onde estamos, que hora voltamos, checam sua memória para saberem com quem nos comunicamos e o que conversamos. Enfim transformou-se também num instrumento de controle, de castração, de repressão. E ai de você, se desliga-lo, ou esquecer de leva-lo, ou não manter carga em sua bateria.

Os computadores realizam algumas tarefas muito mais rápida e eficientemente que uma pessoa. Legal isso, não é!? Já que ele é tão rápido e eficiente, teremos mais tempo para o lazer, não é!?
Ledo engano. Se antes era possível, por exemplo redigir 100 páginas de um documento por dia, isso não implica que ao terminarmos, com o auxílio do computador, essas mesma 100 páginas em duas horas, que poderemos ir mais cedo para casa, não! Implica que agora ao invés das 100 páginas/dias, nossa cota passou a ser 1.000 páginas dias. E manter-se dentro da cota não é muito aconselhável, caso queira ser visto com bons olhos pelos chefes e sonhar com uma promoção na empresa.

A internet é uma tecnologia maravilhosa, que "encurtou" as distancias, democratizou a informação e cultura, revolucionou a comunicação, possibilitou que as notícias/novidades/informação fiquem acessíveis a qualquer um, praticamente em qualquer ponto do globo, etc. Enfim internet, em minha opinião, é a quintessência da tecnologia atual. Eu creio que não consigo mais viver sem a acesso a internet. Acho que eu piraria.
Mas essa mesma internet pode ser, e é, instrumento de controle das pessoas. Nossa navegação pode ser rastreada e aquele site "inocente" que gostamos de acessar pode vir a ser de conhecimento de terceiros. Vivemos com medo de que nossas senhas sejam roubadas por marginais cibernéticos. Temos medo que vândalos infectem nossos computares com "malwares" de toda sorte e maleficência. Ficamos sujeitos a que empresas mil imiscuam-se em nossos computadores via "cookies" e outros artifícios e nos inundem com suas ofertas "imperdíveis".
Sites de relacionamentos, como Orkut, Facebook, MySpace, etc. se tornaram sites de vigilancia e controle. Cônjuges, parceiros, pais, inimigos, "amigos", nos patrulham por meio desses sites. Buscam saber com quem e o que conversamos, quem adicionamos, quem nos adiciona, quem visitamos e quem nos visita, que fotos/videos publicamos ou vemos, etc. Há registros até mesmo de assassinatos por conta das informações colhidas nesses sites. Programas de mensagens instantâneas, como "Windows Live Messenger", "Skype", "Google Talk", 'ICQ", "Yahoo Messenger", etc. padecem dos mesmos males.

Os veículos automotivos estão a cada dia mais velozes e cheios de tecnologia, podendo até se saber em que ponto exatos estão em determinado momento. No entanto a maior velocidade não nos leva mais rapidamente ao conforto de nossos lares. Serve mesmo é para que façamos mais viagens a trabalho. Por que visitar somente cinco clientes ao dia se podemos com nossos modernos e velozes veículos, visitar dez? Por que fazer um frete por semana se podemos agora fazer um por dia? Por que entregar uma pizza a cada meia hora, se dá para entregar uma a cada dez minutos? Arriscado? Arriscado é ficar sem dinheiro para pagar as contas no fim do mês.

Não sou nenhum ludita (
Indivíduo que se opõe à industrialização intensa ou a novas tecnologias.). Adoro novas tecnologias, não nego que elas realmente melhoraram nosso padrão de vida. A única tecnologia em que não consigo perceber benefícios para a humanidade é a bélica. Muito embora ache legítimo buscarmos nos defender contra quem nos ataque/agrida.

Os avanços tecnológicos não são culpados pelo seu mau uso. Deveria haver uma tecnologia para evoluir a indole humana.