quarta-feira, 28 de outubro de 2009

This is it - Michael Jackson

This is it - Michael Jackson
" The king is (yet) the best " :)



Adianto que sou fã de Michael Jackson, desde minha adolescência, então esta "analise" não será feita com a razão e sim com a emoção.

Acabei de ver "This is it", o documentário que mostra os bastidores do ensaio para a série de shows, de mesmo nome, que seria feita em Londres, mas que infelizmente devido a morte de MJ, não se realizaram.
Não vou perder tempo discutindo (ad nausean), a polemica vida pessoal do astro.

O documentário em si oferece aos fãs uma boa oportunidade de presenciar MJ criando, ensaiando, interagindo com sua equipe, e até "batendo" boca com alguns.

Provavelmente tudo devidamente filtrado, para não torna-lo uma figura antipática.

Há também um claro cuidado para não exibir seu rosto de forma clara, plenamente visível, em "close". Acredito até que isso tenha sido ordem do próprio Jackson. Em geral seu rosto está sempre sob sombras ou em um plano distante. Triste e irônico pensar que ele que, quando adolescente, e inicio da vida adulta, se envergonhava do próprio rosto/aparência, e que a tantas cirurgias se submeteu, com intuíto de ser belo (por mais subjetivo que esse conceito seja), tenha no fim das contas ficado com uma aparência considerada pela maioria, bizarra, que por fim, em minha opinião, o envergonhava. Pessoalmente acho que ele era um negro bonito e acabou se tornando um branco bizarro, esquisito. Mas divago.

Mas é bom poder ve-lo em ação, pela última vez.
Ele está nitidamente se poupando, deixando para dar o máximo nos Shows. O que é uma pena, para nós fãs, que gostariamos de ve-lo "destruindo" o palco, como só ele era capaz. O que não quer dizer que sua performance seja decepcionante. Nada disso. Há ainda bons momentos de dança e música por parte de Michael.

Gostaria de destacar algumas passagens, que particularmente, considero pontos altos do filme.

. Shake_your_body_(down_to_the_ground)
Com os bailarinos arrasando, com coreografias magníficas. Dá vontade de sair dançando enlouquecidamente de imediato. Cara, e os bailarinos!? Que espetáculo. Magníficos, todos eles.

. O dueto de guitarras

. Earth Song
Belíssimo hino em defesa da Terra. Apresentado com belíssimas imagens

. Billie Jean
O que falar da coreografia de Billie Jean??? Que é fantastica? Empolgante? Impossível não acompanhar com alguma parte do corpo, o compasso/batida da canção? Que o "Moonwalk" é (ainda) embasbacante de se ver? Só estaria "chovendo no molhado". Digo apenas que a coreografia/performance de Michael Jackson para essa cançaõ é sua obra prima, e que ele foi aperfeiçoando, acrescentando elementos que só a tornaram mais fantástica, quase sobre-humana. Para mim é algo que não se pode passar por esssa vida sem ter assistido.

Gostaria, também de destacar os bailarinos. Todos estupendos. É um prazer ve-los em ação.

Por fim dizer que é uma pena que não possamos ver o Show final. Pelo que foi mostrado, tem se impressão que seria espetacular. E Michael Jackson aos 50 anos ainda dava um "coro" em muitos "artistinhas" da atualidade, com metade da idade dele.
Aguardo ansiosamente o DVD/Blu-Ray com muito mais do que foi mostrado aqui.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Windows 7

Hoje (22 de outubro de 2009), a Microsoft lança seu novo sistema operacional, o Windows 7. O Windows 7 vem com a missão de redimir a Microsoft do relativo fracasso do Windows Vista, seu sistema operacional anterior.

Postarei aqui algumas impressões pessoais a respeito de ambos. Adianto que não sou nenhum expert na área, daqueles que conhecem todos os detalhes técnicos, tanto de softwares quanto de hardware de informática, em minúcias, embora trabalhe em manutenção de computadores e tenha o conhecimento necessário para tanto.

Provavelmente, algumas configurações que não consigo por no 7, podem ser possíveis no novo sistema, e eu é quem não descobri como ainda. Embora já tenha dado uma boa 'fuçada" no mesmo e pesquisado pela internet afora. O que não deixa de indicar que, caso seja possível, o sistema está menos intuitivo do que a versão anterior.

Eu particularmente, gosto do Windows Vista, alías prefiro ele ao Windows 7, que também tenho instalado em um dos meus dois computadores. Creio que um dos motivos para a rejeição que Vista obteve, foi exigir um hardware mais poderoso do que o comum na epoca de seu lançamento. O 7 por outro lado, chega num mercado totalmente a apto a recebe-lo do ponto de vista do hardware mais comum no mercado.

A parte melhorias técnicas que o 7 traga, há alterações em sua interface que me desagradam (alías no Vista também há alterações em relação ao SO anterior que não me agradaram).
Alías, detesto a maioria das opções padrões do Windows (principalmente aquela de esconder as extensões dos arquivos conhecidos).

Eu sempre prezei um sistema mais rápido, do que mais bonito. Então sempre que acabo de instalar o Windows, vou direto em suas configurações e mudo tudo para uma melhor performance. Retiro todas as firulas gráficas (transparencias, animações, AERO, etc), serviços desnecessários, volto para o menu clássico, etc.

Menu Clássico. Eu sempre opto por ele, após a instalação. Porém no Windows 7 isso já não é mais possível (pelo menos, não sem o uso de programas de terceiros, algo que eu detesto fazer; usar programas de terceiros para alterar a interface ou alguma opção padrão do Windows).
A busca do 7 eu também acho menos eficiente (mais lenta) e sem opções que o Vista apresentava (e um dos grandes motivos para que eu adotasse o Vista em lugar do XP, foi exatamente seu sistema de busca/index).

Eis uma pequena lista de algumas coisas que me desagradam no 7 e que se pudesse/soubesse, eu mudaria:

1) O menu. Detestei o menu dele, e a impossibilidade (?) de alterar para o menu classico (aquele desde o 95/98), sem intermedio de programas de terceiros.

2) A nova Barra de Tarefas, que mescla programas ativos com ícones ("eliminando" a opção "Inicialização Rápida"). Tornando, em minha opinião,tudo mais confuso. Caso do Windows Live Messenger, que agora quando minimizado "fica" na Barra de Tarefas e não mais no "sistray " (próximo ao relogio), tulmutuando a Barra de Tarefas, principalmente quando se tem uma janela de conversa aberta. Numa época em que se torna popular a utilização de abas, justamente para descongestionar a Barra de Tarefas, acho essa opção do Windows 7, um retrocesso.

3) A busca do Win 7. Acho-a mais lenta e menos eficaz que a do Vista.

4) Ainda sobre a busca. No Vista, entre os resultados da busca, dá para por o cursor sobre um item encontrado e clicar com o direito, e pedir para abrir o local do ítem, e com isso abre-se outra janela onde se encontra o ítem. No Win 7 abre-se a janela fechando a atual; ou seja, fecha a janela de resultados e abre a janela que contem o ítem. Detestei isso. Uma das coisas que mais gosto, e que me fez adotar o Vista, é sua busca rapida e opção de abrir uma outra janela com o ítem, sem fechar a janela de resultados.

5) O "botão" exibir area de trabalho (Show Desktop), lá no canto direito do lado do relogio. putz, acostumei com ele do lado esquerdo (poderia haver a opção de arrasta-lo e fixa-lo em outro ponto).

6) A barra de status, que não mostra o tamanho do(s) arquivo(s) selecionados, no Windows Explorer.

7) Agora um "erro" do Windows 7, que acho gravíssimo, e que quase me levou a perder uma pasta contendo varios arquivos importantissimos, para mim. É meio dificil descreve-lo, mas tentarei. É o seguinte:
quando se está com o Windows Explorer aberto ele permite que tanto a pasta que fica na janela da esquerda, quanto os arquivos que ficam na janela da direita, fiquem destacados, "highlighted" em inglês (em geral em azul), nos dando a impressão de que é o arquivo que está selecionado, quando na verdade pode ser a pasta, com todo seu conteúdo.
Na verdade, ficou confuso, saber qual objeto está realmente selecionado.
Com isso quase dei um "Shift + Delete" (o que excluiria sem passar pela lixeira) em uma pasta com varios arquivos, quando queria excluir somente um arquivo. Por sorte tenho o hábito de ler toda caixa de mensagem que surge (ao menos "por alto") e vi que era pasta que estava prestes a ir para o "beleleu". Talvez as imagens abaixo deixe mais claro o que quero dizer.

Primeiramente imagens do Windows Explorer, do Vista (clique nas imagens para amplia-las):


Somente a pasta esta selecionada, nessa imagem. Caso se clique em "delete", será ela que excluiremos.


Nessa imagem, já é o arquivo que está selecionado (após clicarmos nele), e será ele, somente, que será excluido. E note que fica bem claro que a seleção para ações/comandos, está somente sobre o arquivo, e que somente ele será excluido (ou copiado, movido, etc), ou seja, sofrerá a ação que comandarmos. Note também, que a pasta fica com uma "seleção" esvanecida (em cinza claro), para nos informar que ela está "selecionada", apenas para exposição de seu conteúdo. No Vista até onde eu saiba, somente a pasta ou o(s) arquivo(s), ficam em destaque (azul mais forte, em geral) por vez, e consequentemente passível de sofrer as ações dos comandos que dermos. Com isso não somos induzidos ao erro de confundir que objeto exatamente sofrerá a ação, para um determinado comando que dermos.

Agora imagens do Windows Explorer, do Windows 7:
(Obs.: "borrei" algumas pastas de preto, por privacidade):


Você consegue me dizer, qual objeto está realmente selecionado? Pois é, eu tambem, não.


E nessa imagem, qual o tamanho exato da soma de todos os arquivos selecionados?? Pois é, a barra de Status agora não fornece mais essa informação ("legal" né!? "Belo avanço"!).

Por fim, quero salientar que não sou um "anti-microsoft" ou "anti-Windows", ou algum "Xiita" Linux, etc.
Linux, que também admiro e uso em um dos meus PCs, e torço para que avance e se torne cada dia melhor, pois concorrência sempre traz benefícios, tanto para o avanço tecnológico em si, quanto para nós, que consumimos tecnologia.
Pelo contrário, gosto do Windows, mas só não sou fanático a ponto de não perceber que ele tem, também, suas falhas. E as aponto justamente para que venham a ser corrigidas.