terça-feira, 5 de janeiro de 2010

internet - o quinto poder

"... Que merda... dois lixeiros desejando felicidades... do
alto da suas vassouras... dois lixeiros...
o mais baixo da escala de trabalho..."
( Boris Casoy, comentando, sem saber que o audio estava "vazando", os votos de feliz 2010, de dois garis, no Jornal da Band de 31, de dezembro, de 2009)

A internet tem se mostrado a cada dia, um poderoso poder regulatório em nossa interconectada sociedade moderna.
Praticamente, instantaneamente, qualquer deslize, gafe, rompantes de ódio, preconceitos, etc, que tenha sido registrado por algum meio (televisivo, audiofônico, imagético, etc); principalmente se tiver sido transmitido publicamente (sempre tem alguém que grava, não importa o que seja:) ); é disseminado internet afora e se torna acessível a qualquer um com acesso a grande rede mundial de computadores (o que hoje em dia é praticamente qualquer pessoa) em todo o mundo.

Com isso muitas máscaras tem caido, muitas reputações ilibadas tem ruido. O recente caso envolvendo o jornalista Boris Casoy, é só mais um entre inúmeros outros, mas serve para ilustrar o poder que a internet conferiu ao cidadão comum, aquele não envolvido com as tradicionais empresas de comunicação (imprensa escrita, televisiva, incluido também o cinema, os livros, etc).
Qualquer um pode se tornar um divulgador de notícias, publicando aquilo que as mídias tradicionais gostariam de esconder. Antes da internet, um evento qualquer que não fosse interessante às empresas de comunicação publicar, ficaria restrito as pouquissímas pessoas que o tivessem testemunhado, e iria para os porões dos depositos de armazenagem de tais empresas, até que um dia se tornasse interessante publica-lo.
Porém com o advento da internet e o auxilio de máquinas tecnológicas ao alcance de todos (cameras fotográficas digitais, gravadores de video/audio, inclusive embutidos em aparelhos telefônicos móveis, cada dia menores, mais baratos e com mais recursos); já não é mais exclusividade das grandes empresas de comunicação, tornar tal material acessível.

E o youtube, tem se tornado a principal e favorita ferramenta de divulgação desse material "proibido". Ocorreu algo e você não pôde ver quando foi exibido na TV (e até no rádio), busque no youtube, e provavelmente o encontrará lá. Esse caso do Boris casoy, por exemplo, eu tive acesso via youtube.

Não havia assistido o jornal da Band do dia 31/12/2009, mas enquanto assistia a edição de 01/01/2010, vi o Boris Casoy, se desculpando e se dizendo "profundamente" arrependido (será que se não tivesse se tornado acessível e popular no youtube, ele se desculparia!? Se arrependeria profundamente!??), e foi "batata". Fui direto no youtube para ver se encontrava o evento, que o havia forçado a se desculpar; e "bingo!", lá estava, seguido de inúmeros comentários indignados. Inclusive também postei em varios sites (blogs, forums...) minhas opiniões sobre o incidente, e os republico abaixo:

" Isto sim é uma vergonha.
Um cara que deve ter tido uma vida afortunada, com acesso a boas escolas, hospitais, alimentação, etc, menosprezar pessoas que estão lutando honestamente para sobreviver, e que muito provavelmente viveram uma infancia de privações, mas mesmo assim enviam uma mensagem de felicidades, amor, solidariedade, a todos, inclusive para o preconceituoso, arrogante Casoy.
No mais baixo da escala de trabalho, pra mim, estão aqueles que desviam dinheiro publico, roubando assim de crianças, idosos, da população menos afortunada, enfim. Também aqueles que assumem por caminhos tortos cargos públicos (alías para ser gari há concurso publico). Não vou ser hipócrita; confesso que não gostaria de ser Gari (como não gostaria de exercer inúmeras outras profissões), mas gostaria muito menos de ser ladrão, que é o que são a maioria dos "honrados homens públicos" de nosso país.
Não sabemos o passado e os recursos com que contaram os indivíduos, para chegarem aonde estão. Em alguns casos é muito mais vitorioso, um cara que é um "lixeiro", pois pode ter vindo de um passado em que antes de aprender a falar já estava nas ruas ajudando a por dinheiro em casa; do que um burguesinho que só conseguiu "vencer" na vida por que teve um papai, para limpar a sujeira que ele fez/faz ao longo da vida; inclusive alguns que provocam até a morte de outros e mesmo assim são liberados da cadeia pela força da grana de seus papais, e ainda tem a faculdade de direito paga, para virem a defender um dia, a justiça do país. Putz!

Bendita internet (que os poderosos querem a todo custo controlar), que ajuda a derrubar muitas máscaras. "

"
Sem contar, que além de tudo, o "superior" Casoy, "macaco velho" na TV comete uma burrice dessa. Putz, esses "vazamentos" de som/imagem, não são nenhuma novidade, e os caras fazem esse tipo de comentário dentro do estudio...
Cara, se eu trabalhasse na TV ou radio (ou outra mídia ao vivo), nunca faria nenhum comentário ou tomaria atitude que não quisesse ver pública, enquanto estivesse no meu ambiente de trabalho. "

" P.S. E a companheira de bancada dele (ñ sei o nome) também acha bastante graça no "divertido" comentário do ser supremo, Boris Casoy. "

" Os garis deveriam parar de recolher o lixo, que esse sujeito gera. Deixa ele mesmo do alto de seu cargo superior, cuidar dos próprios dejetos. "

E o Boris Casoy, é um daqueles, que com certa frequencia, pede medidas enérgicas contra a escalada de violência, no país. Porém, quando recebe uma mensagem desejando paz, prosperidade, amor, solidariedade, saúde..., replica com um comentário repleto de desprezo, desdém, preconceito, menosprezo, falta de amor mesmo..., tudo sentimentos que só pode retornar mais ódio, violência, dor, tristeza. Lamentável.

Há uma crença comum, que a idade, a velhice, nos torna mais sábios... mas em alguns casos, só nos torna mais velhos mesmos... tanto em sua forma concreta, cronológica, quanto no sentido figurativo/abstrato, de ultrapassado, antigo, atrelado a valores anacrônicos, rançosos, desagregadores, disseminadores de ódios, anti-sociais, desumanos, responsáveis pelas míserias do mundo...

Mas a internet, está aí, gradativamente movendo o ponteiro do poder em direção do povo
E por mais que se esperneiem, ameacem prender e arrebentar, processar, etc... uma vez publicado na internet, já era, é eterno. Retira-se de um site, surge em outro; deleta-se um vídeo, o usuario ( ou um outro) republica, distribui-se via p2p, etc, etc, etc...
Este é o poder da internet... a onipresença (e por que não; sua onisciência)