sábado, 13 de novembro de 2010

Isaac Asimov - Profissão

"Profissão" (Profession), conto de Isaac Asimov, incluso no livro "Nine Tomorrows" (Nove Amanhãs), uma coletânea de contos, lançado em 1959, é o meu conto favorito de Isaac Asimov, até o momento (ainda não li todos, e como o cara era genial, pode ser que algum outro tome o trono de favorito :) ).

O conto separado e o livro que o contem podem ser baixados juntos, no link abaixo:

[Atualização: o link abaixo não está mais online]

http://hotfile.com/dl/109620311/4334f15/isaac_asimov_9amanhas_v1e2_profissao.rar.html

Fiz questão de criar um post sobre esse conto, pois o considero tão genial, que gostaria de divulga-lo para o maior número possível de pessoas, para que também tenham acesso e o leiam, obviamente.
Além de ser uma fantástica obra de ficção científica, é uma maravilhosa obra filosófica (como em geral o é, toda boa obra de ficção científica), que nos incita a ver além das aparências, a ousar, a sair do comodismo... enfim, um conto soberbo.

Recomendadissímo não só a todos que gostem de ficção cientifíca, de Isaac Asimov, como a qualquer um que queira apreciar uma demonstração da genialidade que a mente humana pode alcançar (ao menos algumas mentes).

A propósito, nem sei se posso disponibilizar essa obra para download, mas é que acho que uma obra-prima dessa, deve ser divulgada e disponibilizada, para o maior número de pessoas possível. Crime seria mante-la restrita, escondida, inacessível, elitizada. Sua leitura só irá trazer benefícios a quem o ler. Por mim seria leitura obrigatoria mundial e distribuido gratuitamente em todas escolas, esquinas, praças, cinemas...

Acho que deu pra notar o quanto gostei do conto, né!? :). E olha que já o li há um ano e meio atrás aproximadamente, e não consegui tira-lo mais da minha cabeça (e nem quero :) ).
Acabei, não resistindo a pô-lo em meu blog, embora tenha medo de me prejudicar com isso... mas... enfim...

O conto separado e o livro que o contem podem ser baixados juntos, no link abaixo:

[Atualização: o link abaixo não está mais online]

http://hotfile.com/dl/109620311/4334f15/isaac_asimov_9amanhas_v1e2_profissao.rar.html

Há também um outro conto excelente nessa coletânea: "Uma Sensação de Poder" (Felling of Power), em que o mundo foi tomado por computadores e as pessoas não sabem mais fazer nem mesmo operações básicas de aritmética (elas não precisam, os computadores fazem tudo pra elas).