domingo, 11 de setembro de 2011

Minha Bíblia

Não entendo porque ser discípulo de alguém (Jesus, Maomé, Buda, etc.,) ou de alguma instituição religiosa. Se submeter a suas regras e dogmas.
Busque fazer o bem a si mesmo e aos próximos. É o bastante.

Eu não sou cristão, não sou judeu, não sou muçulmano, não sou budista, não sou hinduista, não sou umbandista, etc. Sou humanista/naturalista.

Eu sou agnóstico.
Não contesto a existência ou não, de um Deus, e nem, caso exista, como ele é ou deixa de ser. Simplesmente não sei. O que contesto são os livros "sagrados"; que teriam como autores o próprio Deus.
Segundo esse livros, Deus é puro amor, e tem por nós um amor incondicional; é justo; é onisciente; é onipotente, é onipresente.

Bem, como pode ser bom, justo, amoroso, um Deus ou religião que só lhe dá duas opções: aceitar e viver de acordo com suas verdades/normas ou sofrer pela eternidade. Poxa! Realmente puro amor.
Ah! e se eu preciso seguir regras, para receber o seu amor e as recompensas advindas dele, isso é uma condição, não!? O amor é incondicional, ou não!?

E condenar ao sofrimento ETERNO por nossas falhas (falhas essas que nos foram dadas por Ele, visto que tudo foi criado por Ele) em um período médio de vida de 100 anos (sendo bem otimista), não me parece muito equilibrado e justo, por parte de um ser perfeito e de amor incondicional por nós .

E o que dizer desse trecho:

Isaías 45:7
"Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas."

Ou seja, um Deus de Amor Incondicional por suas criaturas, que cria o mal. Por que? Pra que?

Me pergunto, também, qual a utilidade do suposto "Livre Arbítrio" nos dado por Deus. Ou melhor qual a utilidade dele para Deus? Nos testar? Conferir, qual caminho/atitude tomaremos, usando esse livre arbítrio, e senão passarmos no teste, nos punir? Pra que Deus precisa de nos testar? Ele já não sabe o resultado, visto que é onisciente?

E um ser onisciente se arrepende?!:

Gênesis 6:6-7
"Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.


E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
Gênesis 6:6-7
E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
Gênesis 6:7
E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
Gênesis 6:7

E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito."

A propósito, a bíblia devia se decidir se Deus se arrepende ou não.

Números 23:19
"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?"


Se for para eu adotar algum escrito como minha "Bíblia"; esse seria a "Declaração Universal dos Direitos Humanos" ( na wikipedia). Perfeita?! Decerto não. Mas aceita correções.

E ao contrário da Bíblia:

Não apoia a a escravidão;


Colossenses 3:22
"Escravos, obedecei em tudo aos vossos senhores terrenos, não só sob o seu olhar, como se os servísseis para agradar aos homens, mas com simplicidade de coração, por temor de Deus".

I Pedro 2:18

"Servos, sedes submissos, com todo o temor aos senhores, não só aos bons e humanitários, mas também aos que são duros".


Levítico 25:44-45
"Escravos e escravas para vos servires, podereis adquiri-los entre os povos circunvizinhos. Poderes também comprá-los dentre os filhos dos estrangeiros, que habitarem entre vós e dentre suas famílias, nascidos e crescidos na vossa terra, e serão vossa propriedade".


E muito menos o assassínio, até de crianças de peito;

1 Samuel 15
"1 Disse Samuel a Saul: Enviou-me o Senhor a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora as palavras do Senhor.

2 Assim diz o Senhor dos exércitos: Castigarei a Amaleque por aquilo que fez a Israel quando se lhe opôs no caminho, ao subir ele do Egito.

3 Vai, pois, agora e fere a Amaleque, e o destrói totalmente com tudo o que tiver; não o poupes, porém matarás homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos."


Não é homofobica;

1 Coríntios 6
"10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus."


Não é misógina;

"1 Coríntios 14 : 34-35
As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja."


Algo que acho de um mau-caratismo são esses "interpretadores de bíblia". Quando algo nitidamente absurdo, desumano, cruel, criminoso, que de forma alguma poderia partir de um ser justo, amoroso, é encontrado na bíblia ( e isso vale pra qualquer outro livro "santo"), logo vêm com o papo de que devemos saber interpretar, contextualizar, o texto, que é uma alegoria, uma metáfora, não deve ser interpretado ao pé da letra, etc. Mas as partes nobres, belas, humanas (pois elas existem), essas sim são literais.

Concordo em tudo com esse comentario deixado nessa pagina:

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060820082649AA08oJV

pelo usuario "Tuareg":

" Cada um interpreta da forma que mais lhe convém, certo? Essa subjetividade já bastaria para desqualificar a Bíblia como livro de regras e procedimentos, porque ela se presta a várias interpretações.

Então as pessoas vão adaptando-a com o passar dos séculos. Tiram uma parte, revisam uma interpretação. Certamente logo farão uma edição nova cortando todos esses absurdos que ela contém. Aí sim ela poderia até vir a ser um livro decente, coerente. Mas essa cegueira de quem coloca a Bíblia no mais alto patamar de livro de conduta chega a ser perigoso, é uma ameaça à razão."


Ao invés de defenderem cegamente um livro que não leram (pois a maioria dos religiosos, não leram na integra o livro que defendem, se submetem, e ao qual querem nos submeter) se submetendo as interpretações e interesses de seus "lideres" leiam voces mesmo a sua "Bíblia" (qualquer que seja a religião) e encontrarão muito mais absurdos ordenados por Deus.

Deixo aqui link para a Bíblia, para que os interessados leiam a Bíblia, mas sugiro que leiam a biblia toda, e não somente trechos (convenientes) indicados por outros religiosos.

http://www.bibliaonline.com.br/acf

Não se iludam. Vocês (nós), só têm uma religião/crença, porque foram desde o berço doutrinados, programados e aterrorizados para a ela se submeter. A aceitá-la cegamente, e sem questionamentos, sob a pena de sofrimento eterno caso não o façam.

Libertem-se.