quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A favor do facultativo

A favor do voto facultativo.

Voto, em minha opinião deveria ser facultativo (opcional). Facultativo (explico, pois algumas pessoas confundem) significa que somente quem quiser, votaria. Ninguém seria proibido de votar, estando na idade legal, ou seja, todos que hoje são obrigados, ainda continuariam podendo votar do mesmo jeito, só teria a opção de não fazê-lo, caso assim o queira.

Assim, creio, evitaria que pessoas que não querem ou não sabem, por não acompanhar, ter conhecimentos mais embasados sobre política e os políticos, ou por qualquer motivo particular, votassem em qualquer um, votassem influenciados pela mídia, fossem ludibriados por partidos e/ou políticos desonestos, etc.
Não significa que não elegeríamos mais nenhum político desonesto, que o país viraria um paraíso de justiça social da noite para o dia, mas, creio que as chances de elegermos melhores representantes públicos/governantes e consequentemente construirmos gradativamente um país melhor, aumentariam muito.

Países com voto compulsório (obrigatório):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Voto_compuls%C3%B3rio

Voto obrigatório, forçado.
Voto obrigatório, não forçado.
Voto obrigatório, forçado (somente homens).
Voto obrigatório, não forçado (somente homens).
Histórico: o país teve o voto obrigatório no passado.

Fonte da imagem e legendas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Voto_compuls%C3%B3rio

domingo, 7 de outubro de 2012

Windows 8, pior Sistema Operacional que já usei na minha vida.


Windows 8, o pior Sistema Operacional (S.O.)que já usei na minha vida.

E olha que eu ja usei vários sistemas.
Somente da Microsoft, já usei o DOS, Windows 3, Windows 95, 98, ME, 2000, XP, Vista (que não achei essa bomba que o povo diz; eu gostei dele), Windows 7 ( e mais alguns que só testei por uns dias, como Windows NT, Server 2003...).
Mas com o Windows 8, pela primeira vez retrocedi para o sistema anterior em meu computador (um notebook MSI CR400); voltei para o Windows 7 Professional.

Eu não sou nenhum chiita de Sistemas Operacionais, desses fanáticos patéticos, insuportáveis, com alguma provável pisocopatia. Eu gosto do Windows, prefiro ele à qualquer distribuição do Linux (contra o qual também, não tenho nada). Tenho usado o Android (que é um Linux) em meu celular e em meu Tablet e estou gostando. Nunca tive oportunidade de usar nenhum S.O. da Apple, portanto nada posso dizer dele, embora tenha muitos fãs. Eu não sou "fanboy" de nada nessa vida (seja S.O., Consoles, futebol, religião, partidos políticos, etc...;). Uso/afilio/desfruto daquilo que mais me atende/agrada, e deixo em paz quem tem outras predileções/convicções.

A questão é que o Windows 8, simplesmente não funciona a contento em meu notebook. Ele trava, congela a tela após alguns minutos/poucas horas (menos de duas horas de uso no máximo) de uso, principalmente se eu tiver com algum navegador aberto, no youtube é mais frequente; e aí só desligando a força, pressionando por alguns segundos o botão liga/desliga do notebook. E alguns programas simplesmente não se instalam nele, mesmo que já possuam suporte ao mesmo (Visual Studio 2012, por exemplo, não se instalou de jeito nenhum e congelava a tela durante a instalação e aí... só desligando).

S.O. não são perfeitos e dão erros vez ou outra; o problema é a frequencia com que isso ocorre.

Detestei algumas novidades do Windows 8:
- Falta do menu Iniciar;
- Menus "Ribbon";
- Interface Metro;
- E mais algumas coisinhas.
Mas até insistiria em usá-lo (fiquei aproximadamente 2 semanas com ele), caso não congelasse a tela; pois essas mudanças de interface/recursos são comuns em todos os S.O. e com tempo acabamos nos familiarizando e até gostando (e normalmente sempre há reclamações, estranhamentos, a cada nova versão de S.O.). Mas estava inviável usá-lo para qualquer coisa; estudar, trabalhar, divertir, etc.
Resolvi desinstalá-lo e voltar o Windows 7, quando me percebi, fazendo as coisas corrrendo, tenso, com medo, que/antes que a tela congelasse de novo. Aí deu aquele estalo: pera aí, por que que eu to usando essa M.... no meu computador?!

Espero que a Microsoft faça ainda muitas correções/mudanças no Windows 8 (senão creio que será um fiasco de aceitação e até de vendas), e resolva esses problemas (talvez seja só no meu note, embora ele tenha hardware suficiente para o Windows 8), até lá, muito obrigado, não.

Enfim, de volta ao Windows 7.
Windows 7, por favor me aceite de volta sem mágoas, eu admito, me deixei seduzir por "uma mais jovem", viçosa, bonita, me esquecendo que juventude, beleza, não são nada se não souber o que fazer e como fazer... :)...