domingo, 11 de maio de 2014

12 anos de escravidão - Religiões

"12 anos de escravidão" e Religiões

Assistir a um filme como "12 anos de escravidão"; ótimo filme diga-se; só me torna mais convencido de quanto as religiões e seus respectivos livros "sagrados" podem ser perniciosos à human
idade. A despeito de ser uma obra de ficção (mesmo que baseada em uma história real) hollywoodiana, sujeita a todos seus defeitos/vícios (e qualidades, também), retrata muito bem como se pode fazer um mal extremo a seu semelhante e ainda assim se convencer que está correto, que se é uma pessoa do bem, justa, amorosa..., já que o livro "sagrado" (sempre entre aspas, pois de sagrado, divino, "de Deus", não tem nem uma vírgula), não só concorda com a escravidão (e negros não são os únicos povos que sofreram/sofrem esse mal), como até possui regras para espancamento dos mesmos:

"Se um homem ferir seu escravo ou sua escrava com um bastão, de modo que ele morra sob sua mão, será punido.
Se o escravo, porém, sobreviver um dia ou dois, não será punido, porque ele é propriedade do seu senhor."
Êxodo 21:20-21 - VT


E inclusive o Novo Testamento (que fanáticos religiosos gostam de enfatizar que é o que vale agora) também aprova a escravidão:

"Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus.
Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente."
1 Pedro 2:18-19 - NT


Há "trocentos" outros trechos aprovando a escravidão na bíblia, basta QUERER encontra-los.

Ah! Estão fora de contexto, são metáforas, parábolas, deve se observar a cultura, valores da época, têm que saber interpretar... blá, blá, blá,... mimimi... Somente quando lhes convêm, né!?

Sem contar que interpretar pra esse povo é sinônimo de adulterar, distorcer, até que uma mentira se torne uma verdade, até que algo inaceitável em qualquer tempo, cultura, lugar, passe a ser aceitável.
Em que contexto, tempo, cultura, lugar, assassinar crianças, inclusive de peito, ou seja, ainda praticamente bebês, mamando, é correto, aceitável, divinamente inspirado?!?
Além de outras atrocidades contidas, ordenadas, agradáveis ao Deus bíblico, que supostamente é um Deus justo, amoroso e misericordioso.

Pena que muito provavelmente não verei o tempo em que todas as pessoas perceberão que não existem livros sagrados, que a bíblia e demais livros "sagrados" são única e exclusivamente obras de homens, e que não são a palavra de Deus, ou por ele inspiradas, de modo a conter sua Verdade absoluta.
A menos que Ele seja um carrasco tirano, sádico, homofóbico, assassino (inclusive de crianças), prepotente, machista, misógino, belicoso, mau-humorado, intolerante, vaidoso, bipolar, falível; em suma, com todas as falhas e vícios/virtudes humanas.


"1 Samuel 15
"1 Disse Samuel a Saul: Enviou-me o Senhor a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora as palavras do Senhor.

2 Assim diz o Senhor dos exércitos: Castigarei a Amaleque por aquilo que fez a Israel quando se lhe opôs no caminho, ao subir ele do Egito.

3 Vai, pois, agora e fere a Amaleque, e o destrói totalmente com tudo o que tiver; não o poupes, porém matarás homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos." 

[imaginem a cena: uma inocente criança de peito em seu leito (quem sabe até seu filho(a)), e de repente chega um "homem de Deus", e sob às ordem desse Deus ("amoroso e justo") enfia lhe a espada pelo corpinho ?! Justo, né? Afinal ele está cumprindo ordens de Deus. Pega-las e adota-las, visto que os pais serão assassinados, mesmo; nem passa pela mente desse Deus "amoroso, né!?]. "

A Bíblia não passa de um livro escritos por homens, que o atribuíram a Deus (divinamente inspirado).
A bíblia, foi escrita (e reescrita) por homens e editadas ao longo dos anos a seu bel-prazer, interesses/desonestidade, loucuras/demências e ciências/ignorâncias. Contem inúmeras contradições, relatos de atrocidades e preconceitos "ordenados" pelo próprio Deus. Busque pela internet e descobrirá várias, ou leia com atenção e sem fanatismo, e compare trechos/afirmações da própria bíblia.

Enfim, Bíblia não passa de uma coletânea de mitos, crendices, superstições, e que vem sendo adulterada gradativamente para se adaptar às descobertas que ela não pode depois de inúmeras evidencias refutar.
Vem sendo "interpretada", também, de modo a se adaptar aos valores que nós, humanidade, vamos adotando, a medida que evoluímos eticamente.
Um exemplo (que infelizmente não possuo a fonte aqui agora) é o significado da palavra efeminado (ou afeminado) nesse trecho de 1º Corintios, no Novo Testamento:

"Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus."
1 Coríntios 6:9-10 - NT


Pois bem, vi em um site, um religioso, que se diz estudioso da bíblia e estudioso dos idiomas originais da Bíblia, que essa palavra "efeminado", na verdade foi mal traduzida do original (hebraico, aramaico, latim... não me lembro. Pena que perdi a fonte dessa interpretação; se encontrá-la postarei-a), e não tem esse significado que hoje atribuímos à palavra. Mas, significaria alguém não confiável, traiçoeiro, falso...

Então, tá... Continuem tentando... Quem sabe um dia a Bíblia ainda se torne um livro decente e que possa servir de modelo ético.

Leiam no link abaixo a crítica de Pablo Villaça ao filme "12 anos de escravidão":

http://www.cinemaemcena.com.br/plus/modulos/filme/ver.php?cdfilme=11715

sábado, 3 de maio de 2014

Cosmos

Diários de Cosmos
#cosmos

Pretendo colocar aqui minhas considerações, observações..., sobre a nova versão de Cosmos (2014, apresentada por  Neil deGrasse Tyson), com algumas citações, comparações com a série original de Carl Sagan, de 1980.

Cosmos, de Carl Sagan (1980)

No IMDB:

http://www.imdb.com/title/tt0081846/?ref_=nv_sr_2

Cosmos, com Neil de Grasse Tyson (2014)

No IMDB:

http://www.imdb.com/title/tt2395695/

Constatação de que a terrra é esferica, há mais de 2000 anos - Carl Sagan - Eratostenes 

https://youtu.be/OXKEeI4m41Y 




------- 

Cosmos
Episódio 1

Acabei de ver o primeiro episódio da nova versão de ‪#‎cosmos‬.
Como não gostar de uma série como essa?!
É como não gostar da natureza, do mundo, do universo, da humanidade, do saber, do aprender, do ensinar, da vida...
A nova versão da obra de Carl Sagan, com as mais recentes técnicas/tecnologias cinematográficas, as mais recentes descobertas científicas, só adicionou mais beleza ao que já era belíssimo.
É esse tipo de obra, compromissado com o saber e não com o acreditar, com o aceitar passivamente, com o não questionar, não duvidar, que deveria ser propiciado a todos, principalmente às crianças. Obras que aguçam a curiosidade, que maravilham diante de sua magnitude. Obras que nos levam ao crescimento pessoal, ao enriquecimento intelectual, à uma maior compreensão de como tudo funciona e induzem à tentativas de tornar tudo mais confortável, saudável, melhor à todos.
Obras que nos levam a perceber o quão pouco sabemos, o quão pequenos somos diante do todo. E nem por isso nos induz à prostração, à inanição, à conformidade, a aceitar que é assim, nada podemos fazer, temos que aceitar, não vale a pena lutar, pra que mexer com o que está estabelecido há anos. O que vai se ganhar ao se contrapor ao status quo? Melhor acatar e baixar a cabeça. Cuidado, não mexa com forças poderosas que você desconhece! Cuidado, sua vida tá boa, pra que arriscar!?
Pelo contrário, são obras que mostram que vale a pena lutar pelo saber. Que devemos ser gratos àqueles que ousaram pensar livremente, que ousaram questionar, estudar, experimentar, testar se realmente a verdade absoluta imposta resistia à provas. Muitos morreram por isso (ainda hoje há riscos e perdas), mas a "verdade absoluta" da época também sucumbiu, e todo um universo que tentavam nos ocultar foi revelado e continua sendo revelado.
E isso só trouxe benefícios à todos. Evidente que o saber pode ser usado para o mal e temos ainda mentes pequenas que o usam para esse fim. Mas não tema a ciência, por conta desses seres menores. O fogo não tem culpa se o usam para queimar pessoas, ao invés de usa-lo para confortar e aplacar o frio do corpo de um irmão.
Mas estamos e vivemos melhor a cada geração, em uma jornada que, se nos opusermos contra aqueles que buscam (por inúmeras motivações) impedir o progresso científico e seu uso para o bem, só nos levará a um futuro cada vez mais brilhante.
Afinal, somos filhos e filhas das estrelas.


https://www.youtube.com/watch?v=yhUzYLMU6jM




https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=617895054946318&id=407209319340361&stream_ref=10

https://www.facebook.com/william.will.186/posts/617895714946252?stream_ref=10

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=617896121612878&id=187835917907730&stream_ref=10

Carl Sagan's Cosmos Trailer:

http://www.youtube.com/watch?v=bSxHZPoQ4JQ


 

https://www.facebook.com/william.will.186/posts/640455669356923?stream_ref=10

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=696864067041550&id=407209319340361&stream_ref=10

-------

Cosmos
Episódio 2

Mais um fantástico episódio de #Cosmos
Dessa vez focado na evolução das espécies.

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=673957775998846&id=407209319340361&stream_ref=10

https://www.facebook.com/william.will.186/posts/620447768024380?stream_ref=10

-------

Cosmos

Episódio 3 da nova versão de ‪#‎Cosmos‬ versa sobre cometas e suas origens/propriedades; a amizade entre Isaac Newton e Edmond Halley, que convenceu Newton a publicar aquele que talvez seja o mais importante livro da história da ciência, "Philosophiae Naturalis Principia Mathematica" e da desavença de Newton com Robert Hooke que levou Newton à reclusão e quase que seu livro com todo o seu legado cientifico não viria a ser publicado.

https://www.facebook.com/william.will.186/posts/623877427681414?stream_ref=10

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=677388028989154&id=407209319340361&stream_ref=10

-------

Cosmos

Episódio 4 de #cosmos versa sobre buracos negros, velocidade da luz...

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=681896901871600&id=407209319340361&stream_ref=10

https://www.facebook.com/william.will.186/posts/627769493958874?stream_ref=10

-------

Cosmos

Revendo ‪#‎cosmos‬ , a versão original escrita no final dos anos 70 e exibida em 1980. Revi o 1º episódio (pretendo assistir novamente toda a série de 13 episódios, e também a nova versão de 2014).
Continua sendo um programa maravilhoso.
Obviamente, visualmente e tecnicamente, não é tão bela como a série atual que se vale de todos os avanços tecnológicos da arte e ciência atuais.
Provavelmente a nova versão precisará de alguma atualização daqui a 20 anos, também. Mas isso não deve ser motivo para que não se assista. Ambas buscam expressar o conhecimento científico até seus presentes momentos. Mas o conhecimento científico está em constante evolução, revisão e uma de suas grandes qualidades é aceitar correções, é não se envergonhar de assumir que errou, está errada e apresentar uma nova proposta de resposta a uma questão, a um fenômeno, buscando estar cada vez mais próxima da verdade.

Descobertas recentes tornaram a série original levemente desatualizada. Estou vendo uma versão revisada em 2000 que traz pequenos adendo se retratando (por exemplo, a descoberta que a vida na terra pode se formar mesmo sem a presença do sol). Algumas correções/revisões são apresentadas, no final, ao termino do episódio, outras durante o episódio. junto ao trecho a ser corrigido. Mas alguns somente na versão em inglês, com legendas em inglês entre parenteses comentando/corrigindo (ruim pra quem não domina o inglês. Eu mesmo só percebi essas correções em conjunto à legenda em inglês, pois estava assistindo com som em português e legenda em inglês).
Mas está sendo muito interessante comparar as duas versões. A despeito das diferenças técnicas, ambas possuem conteúdo riquíssimo, mesmo porque versam sobre praticamente o mesmo tema: o universo, a vida, a física, a jornada humana em busca do conhecimento, da verdade.
Mas há também pequenas diferenças de conteúdo, que fazem valer a pena assistir as duas.
Exemplo: enquanto no primeiro episódio da série atual, dedica-se um bom trecho à Giordano Bruno e à perseguição promovida pela inquisição Católica à todos que a questionavam e não acatavam suas "verdades" absolutas; na série original dedica-se grande tempo à biblioteca de Alexandria e aos sábios gregos (citando inclusive uma mulher, a filosofa Hipátia de Alexandria, que foi barbaramente assassinada pelos cristãos da época.
Enfim, eduque/ensine a seus filhos a serem pessoas, primeiramente éticas, que busquem fazer o bem ao seu próximo e a si mesmo, e a questionar, a buscar o conhecimento, a verdade.Enfim, assista Cosmos (as duas versões), e principalmente oferte e estimule seus filhos pré-adolescente, adolescentes (embora qualquer um que não tenha assistido, devesse fazê-lo) a assistirem esse tesouro, riquíssimo de informação, conhecimento, e sim, dúvidas. Dê a eles, talvez o mais riquíssimo presente que se pode dar à uma criança/pessoa: a curiosidade, o desejo de aprender, de pesquisar, de descobrir a verdade, o real pôrque?
Por favor, nunca reprima sua curiosidade nata, o cientista natural que toda criança é. Óbvio, proteja-a dos perigos do mundo, mas a ensine, sempre que possível, o porque das coisas, o porque pode ou não, e estimule-a a descobrir, a pesquisar por si mesma (sempre, claro, dentro de uma faixa de segurança, principalmente à idade delas). Claro que nem sempre temos respostas (alias, muito frequentemente não temos, né  ), mas quando isso ocorrer seja sincero e diga que não sabe, mas que tentará, se puder, descobrir para repassar a ele(a), e que ele(a) também pode e deve tentar descobrir, pesquisar por si mesmo.
https://www.facebook.com/william.will.186/posts/628114567257700?stream_ref=10

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=682278685166755&id=407209319340361&stream_ref=10

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=742821869075796&id=187835917907730&stream_ref=10

-------

Cosmos

Episódio 5 de ‪#‎Cosmos‬ (Ah! Cosmos! Coisa linda!), versa principalmente sobre a luz; sua natureza, propriedades, beleza...
Mais um episódio maravilhoso, onde mais uma vez aprendi muito.

Esta nova versão de Cosmos, tem sido, também, muito mais justa com os gênios de outros povos e suas contribuições ao acervo de conhecimento científico da humanidade, não privilegiando somente a contribuição dos povos de origem européia , mas também reconhecendo o legado dos demais povos: chineses, árabes, egípcios, africanos.... Não que a série original também não o fizesse, mas, que me lembre, o fazia de forma mais comedida. Não devemos esquecer, também, que a mesma foi produzida em plena guerra fria, o que deve ter pesado um pouco em suas escolhas.

Você não assisti #cosmos? Você não gosta de cosmos? Putz...!

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=685589138169043&id=407209319340361&stream_ref=10

-------

A série Cosmos tanto a original de 1980, quanto a nova versão de 2014, deveriam, em minha opinião, serem conteúdo obrigatório nas escolas do 1º grau, a partir da 5ª série. Com exibição de todos os episódios seguido de debate entre os alunos e professores sobre o conteúdo de cada episódio.
Creio que deveria ser exibida para os alunos enquanto ainda entrando na adolescência (e um pouco depois, também), para pega-los ainda com a mente relativamente fresca, não tão contaminada com dogmas, "verdades" absolutas inquestionáveis, mitos, crendices, superstições...
Dar-lhes a oportunidade de contato com uma amostra do acervo de conhecimento acumulado pela ciência sobre o universo, a natureza, a vida. Uma chance de contato com assertivas baseadas em experiências, estudos, evidencias coletadas ao longo do tempo pela humanidade e gênios que passaram por esse mundo.
Quem sabe assim não estaremos instigando-os a se tornarem também homens e mulheres da ciência, que talvez nos tragam, também, grandes e benéficas contribuições/descobertas para o bem de todos.
‪#‎cosmos‬

https://www.facebook.com/william.will.186/posts/633618713373952?stream_ref=10

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=688626301198660&id=407209319340361&stream_ref=10

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=749078055116844&id=187835917907730&stream_ref=10

-------

Primeira fotografia da Terra e da Lua como mundos juntos no espaço.

Foto tirada pela Voyager. Trecho de dialogo e imagem extraída do episodio 6 de Cosmo original de Carl Sagan (Cosmos - E06 - Histórias de Viajantes (Traveller's Tales).

"Dia 13: Fizemos a primeira fotografia da Terra e da Lua
como mundos juntos no espaço. Formam um bonito par."

"Day 13: We have taken the first
photograph of the Earth and moon...as worlds together in space.
A pretty pair."

Voyager 1 takes 1st photos of Earth and moon, September 18, 1977



https://www.facebook.com/photo.php?fbid=633611730041317&set=a.216859961716498.52721.100001774876884&type=1&stream_ref=10

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=688619244532699&id=407209319340361&stream_ref=10

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=749071568450826&id=187835917907730&stream_ref=10

-------

"COSMOS" - Música Tema da serie de TV "Cosmos" (original), apresentada por Carl Sagan.
Music by Vangelis.

https://www.youtube.com/watch?v=w5m_emrK5zE


-

-------

Cosmos

Episódio 6 de #Cosmos, versa sobre o microcosmo, universos microscópicos existente em uma gota d'água, uma gota de sangue.
Aborda também os intrigantes neutrinos...
#cosmos

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=688611884533435&id=407209319340361&stream_ref=10

https://www.facebook.com/william.will.186/posts/633602903375533?stream_ref=10

-------

Vangelis - Cosmos, de Carl Sagan - [Full Album]

https://www.youtube.com/watch?v=XB19PHS02ow



 

https://www.facebook.com/william.will.186/posts/633603350042155?stream_ref=10

-------

Em 1990, Carl Sagan pediu a NASA para girar a Voyager 1, assim ele poderia ver como a Terra pareceria da maior distancia já observada, cerca de 4 bilhões de milhas.

Esta é a fotografia.
E esta é a Terra.

https://www.facebook.com/GSHMP/photos/a.168498623175573.46743.153786011313501/851749174850511/?type=1&theater


-------

Cosmos

Episódio 7 de #Cosmos versa sobre os estudos para descobrir a real idade da Terra (4,5 bilhões de anos) e a importância do chumbo nessa descoberta e de como o cientista que fez essa descoberta, Clair Patterson, acabou também descobrindo que o mundo estava sendo contaminado por chumbo; que causa varias doenças, loucuras que levaram várias pessoas inclusive ao suicídio e mortes; pela industria da gasolina.
Ilustra, também como a ciência e cientistas podem servir tanto para causar o bem quanto o mal.
#cosmos

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=692969724097651&id=407209319340361&stream_ref=10

https://www.facebook.com/william.will.186/posts/637350986334058?stream_ref=10

-------

Cosmos

Episódio 8 de #Cosmos versa sobre as estrelas. Suas origens, composição, destinos finais e a contribuição de Cecelia Payne e outras mulheres para a construção da astrofísica moderna.
Dedica-se, também, à nossa estrela, o Sol.
#cosmos

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=696849133709710&id=407209319340361&stream_ref=10

https://www.facebook.com/william.will.186/posts/640419456027211?stream_ref=10

-------

"Não sabemos como a vida surgiu na Terra, e isso não é uma vergonha.
Vergonha seria dizermos que temos todas as provas sem as termos."
- Neil deGrasse Tyson no 2° capítulo de #Cosmos -

"Bem vindos à Terra há 4 bilhões de anos.
Esse era nosso planeta antes da vida.
Ninguém sabe como a vida começou.
A maior parte de evidências dessa época foi destruída por impactos e erosão.
A ciência trabalha no limite entre conhecimento e ignorância.
Não temos medo de admitir o que não sabemos.
Não há vergonha nisso.
A única vergonha seria fingir que sabemos tudo.
Talvez alguém assistindo isso seja o primeiro a resolver o mistério de como a vida na Terra surgiu."
(Trecho extraído de #cosmos Episódio 2)

------

"Welcome to the Earth of four billion years ago.
This was our planet before life.
Nobody knows how life got started.
Most of the evidence from that time was destroyed by impact and erosion.
Science works on the frontier between knowledge and ignorance.
We're not afraid to admit what we don't know.
There's no shame in that.
The only shame is to pretend that we have all the answers.
Maybe someone watching this will be the first to solve the mystery of how life on Earth began."
(#Cosmos, 2014 - Episode 2)

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=698120510249239&id=407209319340361&stream_ref=10

https://www.facebook.com/william.will.186/posts/641456082590215?stream_ref=10

-------

Cosmos

Episódio 9

Esse episódio de #Cosmos versa sobre os "vários" planetas Terra que já existiram. Mostra as várias modificações pelo qual nossa planeta já passou (e continua passando): a conformação dos continentes, que já foram um só grande continente, Pangeia , seu clima, oceanos, formas de vidas que por aqui passaram... Mostrando que a Terra está longe de ser um planeta estável, estático, imutável, seguro, que nossos curtos períodos de vida nos induz a crer. A Terra é na verdade um corpo dinâmico, em constante mutação.
#cosmos

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=701231063271517&id=407209319340361

https://www.facebook.com/william.will.186/posts/643909815678175

-------

Cosmos
Episódio 10

Nesse episódio #Cosmos versa sobre Michael Faraday. Nos conta sobre suas origens miseráveis, que o impossibilitaram de frequentar uma escola e ter uma educação formal. Mas trabalhando em uma gráfica encadernando livros durante o dia e os lendo durante a noite conseguiu se auto-educar, tornando-se um dos
maiores cientistas experimentalista de sua época. Suas experiencias/descobertas no campo do eletro-magnetismo abriram as portas que nos possibilitam hoje termos: motores elétricos, telefone, radio, televisão, etc.

Mostra, também, a importância de James Clerk Maxwell, brilhante matemático; que vindo de família abastada, o que lhe possibilitou ter uma boa formação escolar, e com grande talento para  matemática; que supriu a deficiência de Faraday com a matemática/física teórica (fruto de sua falta de acesso a uma formação formal durante sua pobre juventude), criando as equações, formulas matemáticas/físicas que corroboravam as afirmações de Faraday diante da comunidade cientifica da época, que não lhe dava muito crédito, exatamente por não lhes apresentar provas matemáticas, físicas teóricas de suas assertivas.

Este episódio, também, ilustra como a ciência e suas descobertas, produtos, serviços, dela advindos, é uma obra coletiva, fruto do trabalho de varias pessoas, que usando a base construída por seus antecessores constrói pavimentos que servirão de base para seus sucessores na construção desse edifício em continuo crescimento.

Enfim, mais um episódio maravilhoso de Cosmos, a melhor série da atualidade, em minha humilde opinião.

#cosmos

https://www.facebook.com/william.will.186/posts/646698992065924

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=704392199622070&id=407209319340361

-------
 
Cosmos
Episódio 11
Nesse episódio #cosmos versa sobre a vida. Especula sobre sua origem, seu fim. Espécies que surgiram, tiveram seu apogeu e por fim foram extintas. Por que a vida surge e se extingue? Existe vida fora da Terra? Se existe por que não conseguimos contato com eles? Pergunta se o homem permanecerá para sempre ou se extinguirá, também, como outras espécies?
Versa, também, sobre como a inteligência, nossa principal arma de sobrevivência e domínio do mundo ao longo dos tempos, pode, também, ser a causa do nosso fim.

Os Imortais
A Nave da imaginação viaja através do cosmos para descobrir a possibilidade de seres que vivem para sempre e explicar por que outras civilizações perecem. Em seguida, visite o Calendário Cósmico do Futuro e contempler o que está por vir com uma visão de esperança.
http://www.imdb.com/title/tt3475586/?ref_=ttep_ep11

#Cosmos

 https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=711703622224261&id=407209319340361

-------

Cosmos
Episódio 12

Nesse episódio #Cosmos versa sobre nosso planeta vizinho mais próximo, Vênus e seu clima, as mudanças climáticas na Terra e se ela é causada por seres humanos. Explica como o efeito estufa é necessário à vida na terra, mas que em excesso pode ser fatal e nos levar à mesma condição que hoje predomina em Vênus, e que é totalmente desfavorável à vida como conhecemos aqui na Terra.

#cosmos

DeGrasse discute o nosso mais próximo planeta vizinho, Vênus e seu clima, as mudanças climáticas na Terra e se ela é causada por seres humanos.
http://www.imdb.com/title/tt3120712/?ref_=ttep_ep12

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=732198796841410&id=407209319340361

-------

Cosmos

Episódio 13 - Unafraid of the Dark (Sem medo do escuro).

Em seu 13º, e último episódio, a nova versão de #Cosmos versa sobre a Matéria e a Energia escura, e de como elas compõem, segundo o programa, mais de 90% do universo conhecido, indicando na verdade que mal conhecemos nosso universo.

"A matéria escura é completamente não observável, exceto por seu efeito gravitacional, que deixam estrelas e galáxias visíveis mais rápidas. Sua natureza é outro mistério profundo."

Versa, também, sobre as espaçonaves Voyager, 1 e 2, lançadas em 1977 pela NASA, que permitiram inúmeras descobertas sobre nosso sistema solar e que agora navegam por além dele, constituindo-se nos primeiros, e únicos até o momento, artefatos construídos pelos homens a realizar tal feito: ir além de nosso sistema solar; estando além da helioesfera protetora do Sol, que nos protege da maioria dos raios cósmicos

#cosmos

http://womni.blogspot.com.br/2014/05/cosmos.html

Cosmos: Uma Odisséia do Espaço-Tempo: Temporada 1, Episódio 13. Unafraid of the Dark (Sem medo do escuro).
"Cosmos: A SpaceTime Odyssey" Unafraid of the Dark

http://www.imdb.com/title/tt3475588/?ref_=ttep_ep13

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=732922010102422&id=407209319340361

-------

Trecho de Cosmos: 5 regras da ciência.
Questione.

https://www.facebook.com/photo.php?v=740624125999673&set=vb.588856691176418&type=2&theater

Assistir série completa dublada:
 http://www.revistaateista.com/blog/cosmos-odisseia-no-espaco-dublado-2/


https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=729068927154397&id=407209319340361

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=787127931311856&id=187835917907730

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=729069313821025&id=407209319340361

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=787128074645175&id=187835917907730

=======

Diários de Cosmos
#cosmos

http://womni.blogspot.com.br/2014/05/cosmos.html

http://womni.wordpress.com/2014/05/03/cosmos/

https://www.facebook.com/william.will.186/posts/640422356026921?stream_ref=10

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=696852820376008&id=407209319340361&stream_ref=10

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=756645324360117&id=187835917907730&stream_ref=10

-------

No google+

https://plus.google.com/u/0/112932644985126679331/posts/VsVMNDjv4qL

-------