quarta-feira, 11 de março de 2015

Não se iluda

Não se iludam, estamos sós.

Não se iludam, esperando que algum Ser superior irá intervir em sua vida, que irá corrigir as injustiças, que irá recompensa-lo, que sua hora ainda está por vir, que basta ter fé, e aguardar que o melhor está por vir, pela intervenção desse Ser (ou Seres). Senão nessa vida, em outra (puramente hipotética, e fruto apenas do desejo e medo que temos de não sermos eternos).

Não se iluda achando que há algum Ser (do bem, ou do mal), gerindo nossas vidas, nosso mundo. Não perca tempo precioso (que não retorna, e pode não haver "segundas" chances)  e/ou tome decisões, ou deixe de tomar, em função dessa "verdade" ilusória. Infelizmente não há, estamos por nossa conta, ou no mínimo não há certeza disso.

Em geral ricos têm varias chances, podem tentar várias vezes até acertar.
Pobres não costumam ter segundas oportunidades. Se falhou, se não abraçou a oportunidade quando ela se apresentou?! Já era, nunca mais. Vide nossas cadeias, cheias de "milionários", mães solteiras adolescentes "ricas", mendigos "abastados", favelados "doutores", etc.,  né!?

Oriente sua vida pela dúvida. Seja correto, ético, honesto, solidário com  o próximo, dentro das suas possibilidades. Ajude o próximo, mas não se esqueça de você mesmo. Cuide de si mesmo, também. Ajude, mas também se ajude, buscando o melhor para todos, em função de melhor qualidade de vida à todos, incluindo você.
Seja o mais correto que puder, busque ser justo, ético; que se houver tal Ser, não há motivo algum para teme-lo (se o mesmo for mesmo justo e amoroso); e senão, você terá vivido uma vida correta, do bem, de quem buscou a felicidade, sua e do próximo.

As vezes deixamos de tomar certas atitudes, decisões, escolhas, por medo, por covardia, por falta de discernimento, ou por incertezas mesmos. Mas também por acharmos que há Alguém no comando, que Ele irá, no fim, trazer o melhor resultado. Por acharmos que não precisamos fazer nada, é só deixar nas mãos Dele. Sinto muito, isso não é uma verdade incontestável. Se você não agir, não buscar você mesmo a melhor resposta,corre o risco de ser injustiçado, de ser lesado, sem nenhum Interventor que corrija isso, que lhe recompense, que repare as injustiças, que lhe dê os seus direito. Você Vai se dar mal e fim.

Cabe a nós as rédeas de nosso destino, e ainda assim com limitações advindas de "n" variáveis, tais como; origens humildes ou ricas, acesso à educação, saúde, inteligência pessoal, temperamento, suporte de familiares, amigos, sorte, acaso, o inesperado (tanto bom, quanto ruim), e um longo etc,.

Infelizmente há pessoas que passarão uma vida inteira de privações, sem nenhuma compensação por isso. Serão sempre pobres, desafortunadas, por mais que não mereçam tal destino, por mais que trabalhem. Infelizmente. E nem sempre só o trabalho árduo é suficiente para ascender em qualidade de vida. Não basta só trabalhar, é preciso trabalhar "certo". Você precisa buscar por uma fonte renda que lhe proporcione ascensão; e de sabedoria, bom senso no agir. Se qualifique, estude, adquira novos conhecimentos, talentos úteis, rentáveis, empreenda, busque alternativas.
Mas não é fácil. Só isso não é garantia de sucesso (embora aumente as chances).

Nem sempre temos opções, oportunidades, forças. Podemos tomar decisões erradas e piorarmos ao invés de melhorar. Não há receita de bolo. É um risco. Mas também não há destino traçado, imutável, para ninguém, traçado por nenhum Ser. Você pode tanto ter sucesso na vida (e não associo sucesso apenas a ter muito dinheiro, embora em nossa forma de organização social/econômica, ele seja quase imprescindível), como ser um fracasso.

Mas até onde podemos nos certificar, depende de você; você está por sua própria conta. Todos estamos. Tenha consciência disso e se guie a partir dessa premissa. Ilusão, desejo, não torna nada real.
Levanta-te e ande! :)



terça-feira, 3 de março de 2015

Frases

Coletânea de frases de minha autoria ou de outrem. 
As frases de terceiros estarão creditadas (ou citarei quando eu não souber ou for de autoria desconhecida.)
******* 

"Estamos continuamente esperando para sermos felizes no futuro.
E o futuro nunca chega"
- Sam Harris - 

=======

" O maior tesouro que se pode dar aos filhos: Estudo/Educação."


======= 

"Não à competição; sim à cooperação. 
Competição leva à vitória de um, cooperação leva à vitória de todos."


======= 

Faça o bem ao próximo, e estará fazendo o bem a você mesmo.
[ Do good to others, and will be doing the good to yourself.]


======= 

Algumas pessoas vão te amar pelo que você é,
e outras, vão te odiar pelo mesmo motivo...
Acostume-se! Impossível agradar a todos!


[Some people will love you for who you are,
and others will hate you for the same reason ...
Get used to it! Impossible to please everyone!]


(desconheço o autor)

======= 


" Disse uma folha de papel branco :
“Pura fui criada e pura permanecerei para sempre.
Antes ser queimada e convertida em brancas cinzas, do que suportar que a negrura me toque ou o sujo chegue junto de mim”.
O tinteiro ouviu o que a folha de papel dizia, e riu-se em seu escuro coração. Mas não ousou aproximar-se dela. E os lápis multicoloridos ouviram-na também, e nunca se aproximaram dela.
E a folha de papel, branca como a neve, permaneceu pura e casta.
Para sempre.
Pura…
Casta…
E vazia…. "
[ Gibran Khalil Gibran ]

======= 

"Confie naqueles que buscam a verdade, mas duvide daqueles que dizem que a encontraram".
(Desconheço o autor)


=======