segunda-feira, 18 de outubro de 2010

USB

Ode às portas USB.

As portas USB, acrônimo para, Universal Serial Bus ( Barramento Serial Universal ), que já foram apelidadas de " Useless Serial Bus" (Barramento Serial Inútil ), no início de sua implementação no mundo da infórmatica, hoje se "vinga" desse apelido, ao terem se tornado praticamente indispensável em qualquer equipamento de informática atual.

Eu, particularmente, sou um admirador das portas USB. Principalmente por causa de sua versatilidade. Praticamente todos dispositivos ou placa de expansão, possuem uma versão conectável via porta USB. Desde periféricos, como impressoras, teclado, mouse; passando por HDs, drives óticos; além de máquinas fotográficas, pendrives, telefones celulares... a lista é enorme.

Recentemente, tive mais um motivo para ser grato à existência das portas USB. Orientei um cliente na compra de um notebook. Depois de acertado qual modelo seria o mais adequado, levando-se em conta o custo-benefício, o cliente fez seu pedido de compra à loja, e restava agora somente aquardar a chegada do mesmo.
Tudo ok, tudo tranquilo, resolvo mais uma vez, atoa, dar mais uma checada nas configurações do notebook. Aí noto que o mesmo não possui modem para conexão discada (aquela de no máximo 56Kbps via linha telefônica ).

Ok, ninguém hoje em dia quer mais conexão por linha discada, e um modem desse tipo, não deveria fazer falta nenhuma, visto que o notebook em questão, possui rede sem fio (wireless), rede com fio, e até bluetooth. E o cliente possui conexão de banda larga em sua residencia e no trabalho.
Mas pensei. E se o usuário viajar para algum lugar em que a única forma de acesso seja por linha discada, via modem de 56kbps? Como conectar o seu notebook a internet?
Em um computador de mesa (desktop), bastaria comprar, por em media R$30,00 (ou até menos que isso) atualmente, uma placa de fax/modem PCI e encaixa-la no respectivo slot.
Mas, e para um notebook? Notebooks em geral, praticamente não permitem expansões/upgrades em suas configurações de fábricas. Excetuando-se o HD e as memórias, não há como acrescentar/modificar hardware em um notebook. E nos raros modelos em que se pode acrescentar/modificar hardware, além desses dois já citados, como por exemplo uma placa de video melhor, o custo não é nada baixo (normalmente hardware destinados a notebooks, já são mais caros que os destinados a desktops).

Usar um modem com interface PCMCIA ( interface relativamente comum em notebooks, usada justamente para acrescentar dispositivos em equipamentos que não os possuam ) também, não seria possível, visto que o notebook não possuia tal interface.
Sendo assim, só me restava as conexões USB. Mas pensei, será que há fax/modem para linha discada com interface USB. Pesquisando pela internet, descobri que sim, haviam fax/modems, e por um preço razoável ( R$60,00 ) com conector USB.
Adquiri o modelo da C3 Tech, das imagens abaixo. Há modelos de outros fabricantes, também. (clique nas imagens para amplia-las).


Fax Modem 56k USB da C3 Tech


Fax Modem 56k USB da C3 Tech

O mesmo possui drivers/suporte para Windows 98SE, Me, 2000, XP 32/64, Vista 32/64 e Windows 7 32/64. Testei em meu Windows 7 Ultimate 64 bits, e funcionou perfeitamente. Não cheguei a testa-lo em nenhuma distribuição Linux.

Avisei ao cliente dessa "deficiencia" do notebook e da opção por esse fax modem USB, e o mesmo agradeceu, mas disse que não precisaria do mesmo, no momento, mas que era bom saber que havia essa opção.

Eu por minha vez resolvi adquirir um, pois embora tenha conexão de banda larga em casa e no trabalho, e não pretenda nunca mais usar conexão discada, nunca sabemos quando poderemos precisar da mesma. Portanto ele fica quardadinho, para uma eventual necessidade.

Mais uma vez, fui "salvo" pelas portas USB :).
O que mais admiro nelas é a versatilidade, pois até há portas mais rápidas que elas, mas são específicas para determinados dispositivos. A HDMI é específica aos dispositivos de vídeo/audio; a e-sata para dispositivos de armazenamentos (HDs), etc. Embora haja algumas interfaces antigas e recentes, como PCMCIA, ExpressCard, que também suportem varios tipos de dispositivos, as mesmas são praticamente exclusiva de notebooks ( e computadores portáteis em geral), ao contrário da USB que é comum tanto a portáteis quanto a equipamentos fixos e/ou de maior porte, como um desktop. Ou seja, os dispositivos com interface/conectores USB podem ser usados livremente em qualquer computador que possua conectores USB, e sem precisar abrir o gabinete.

Ocasionalmente as USB serão substituidas, por outra tecnologia melhor, mais rápida, mais versátil, mais barata, etc, como em geral ocorre no universo da tecnologia. Mas no momento ainda é a melhor, mais versátil e barata opção, para acrescentar dispositivos aos nossos computadores portáteis, quando os mesmos não vem instalados de fábrica.