Algo, que creio, evidente à todos ultimamente é a força da Internet, suas redes sociais, tais como Facebook, Twitter, WhatsApp, etc, nos resultados das eleições, nos rumo dos países.
Acredito até que a Internet hoje em dia tem mais influencia, força nos resultados do que as velhas mídias tradicionais, como a Televisão, Impressa escrita, Radio.
A Internet hoje, ao meu ver, se configura, no real Quarto Poder, que influencia e pode moldar os outros três poderes; Legislativo, Executivo e Judiciário; que formam o Estado.
Diferentemente das mídias tradicionais, que são concentradas nas mãos de poucos, e refletem as convicções destes poucos, de forma unilateral, sem abertura à uma real contraposição, a um debate de ideias, a uma real oportunidade que outro se expresse e exponha seu ponto de vista; a Internet está diluída na mão de qualquer um, de, praticamente, qualquer canto do planeta. Além de permitir a consulta/acesso à várias fontes de informação, inclusive contrárias entre si.
Qualquer um pode, via Internet, se expressar, defender suas convicções, ponto de vistas, ideologias, sem filtros, e expô-las à milhões. Ela possibilita, uma real liberdade de expressão à todos. Para o bem ou para o mal. Há muita pérola na Internet, mas também muito lixo.
A observação do João Ninguem, pode vir a ter mais influencia na sua decisão do que o comentário do comentarista político/econômico do maior telejornal do país; e esse João Ninguem pode estar à milhares de quilômetros de você. Que outra mídia permite essa comunicação, inclusive em tempo real, entre cidadãos comuns, a um custo irrisório?
Não é a toa que a Internet é alvo de tentativas de censura, filtros, controle ditatoriais por inúmeros governos mundo afora.