terça-feira, 1 de julho de 2008

A Internet como fonte inicial de exposição para artistas e suas obras

Este texto não é de minha autoria. Apenas o publico/reproduzo aqui em meu blog por acha-lo inteligente e/ou relevante, de modo a divulga-lo para o máximo de pessoas possível, com o intuito de que outros também possam dele extrair algum benefício e sem fins lucrativos. Caso os proprietários dos direitos do mesmo não concordem com essa publicação/reprodução, basta manifestar-se nos comentários que os excluirei.

Materia publicada no Jornal Estado de Minas em 19/06/2008


O curta "Ópera do Mallandro", dirigido por André Moraes,
foi assistido por 79 mil internautas

ESTADO DE MINAS

QUINTA-FEIRA, 19 de JUNHO de 2008
CULTURA
MYSPACE

Surge novo espaço para exibir filmes, vídeos e programas. Cineastas e até Paulo Coelho aproveitam a oportunidade

NO ESCURINHO DA REDE
Mariana Peixoto

Até o início da tarde de ontem, Ópera do mallandro, de André Moraes, havia sido assistido por 79.183 pessoas. Para um curta-metragem nacional alcançar tal público, ele teria que rodar por anos os festivais de cinema do país, a tradicional vitrine desse gênero de filme. Ópera só conseguiu esta audiência (em menos de 40 dias no ar) porque foi lançado no MySpace TV, a plataforma do site de relacionamentos dedicada a vídeo (sejam programas de TV; filmes, séries ou clipes). Ainda que o grosso do material disponível no MySpace (www.myspace.com) corresponda ao das bandas cadastradas (13 milhões em todo o mundo), iniciativas como a de Moraes começam a aparecer no Brasil.

Criado em 2005, o MySpace TV tem a mesma funcionalidade do YouTube, o mais popular portal de vídeos do mundo. Como a capacidade de armazenamento cresceu de 100 para 250 megas, hoje é possível, dependendo da compressão do arquivo, colocar até um material com uma hora de duração. Foram feitas parcerias com canais tradicionais de TV que apresentam seu material no portal, caso da BBC, da National Geografic e do FX. “Aqui desenvolvemos parceria com o programa Alto-Falante (da Rede Minas, que apresenta no portal performances gravadas no estúdio Ultra, em BH) e com o Showlivre (site dedicado à música pop)”, comenta Luiz César Pimentel, diretor de conteúdo do MySpace Brasil.

Qualquer um pode ter seu próprio canal. O endereço será o do MySpace mais o nome do “dono” da TV. Por exemplo: o curta de André Moraes, estrelado por Lázaro Ramos e Wagner Moura, que homenageia Sérgio Mallandro, está disponível no endereço myspacetv.com/andremoraes. Na próxima terça-feira, Moraes lança outro curta no MySpace. O retorno de Miguel é a continuação de O destino de Miguel, filme que virou febre na internet ao trazer nomes como Wagner Moura, Jair Oliveira e Caetano Veloso dublando (e só falando bobagem) o longa Shakespeare apaixonado.

Com a proximidade da estréia de Os desafinados (filme de Walter Lima Jr. em que André Moraes faz o baterista da banda formada também por Rodrigo Santoro e Jair Oliveira), o portal vai fazer uma promoção para criar um grupo inspirado no filme.

PAULO COELHO
Outras iniciativas estão em andamento, como A bruxa de Portobello. O livro de Paulo Coelho vai virar filme produzido pelos internautas. É o próprio “mago” quem convida músicos e realizadores a participarem (os interessados devem mandar seus trabalhos até 25 de julho, já que em 24 de agosto, aniversário do escritor, serão anunciados os vencedores). A idéia é que cada um mande sua interpretação para uma das narrativas do livro. Depois, Coelho vai selecionar os 15 melhores e combiná-los em um longa para TV. O mesmo vale para músicos que quiserem compor a trilha sonora.

FAÇA SEU TRAILER
Outro projeto que usa o portal para divulgar um filme é o do longa Nome próprio, do cineasta Murilo Salles. Trechos do longa (adaptação dos livros Máquina de pinball e Vida de galo, da Clarah Averbuck, de longe uma das blogueiras mais populares no universo pop nacional) estão sendo disponibilizados no portal. Os usuários ainda podem participar de promoção em que cada um pode montar (por meio de cenas do filme) um trailer. O vencedor entrará nos extras do DVD. “Com isso, estamos promovendo na internet
um filme que foi baseado nela”, conclui Pimentel.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.