domingo, 7 de fevereiro de 2010

Ferreira Gullar

" Eu não quero ter razão, eu quero é ser feliz. "
(Ferreira Gullar)

Assistindo hoje, ao Programa Conexão Roberto D'ávila, que entrevistava o poeta Ferreira Gullar, ouvi a frase acima, que achei profunda. Gullar explicou a D'ávila, que a formulou após perceber, que como consequencia das discussões, discordâncias, com sua companheira, quando esta o visitava, ela acabava pegando sua bolsa e indo embora. Consequentemente ele ficava com razão e ... sozinho. Daí ele pensou:

" Eu não quero ter razão, eu quero é ser feliz. "

Genial.

Posto aqui mais algumas frases de Ferreira Gullar. Talvez não estejam exatamente como ele as proferiu, pois estou " puxando-as de cabeça", mas creio que a essencia das mesmas, estejam preservadas.

" O Homem criou Deus, para que Deus o criasse. "
(Ferreira Gullar)

"O socialismo foi criado para corrigir as injustiças sociais do capitalismo selvagem"
(Ferreira Gullar)( Essa frase foi dita para explicar que; apesar dos aparentes fracasso do socialismo e vitória do capitalismo; talvez, o socialismo como regime de governo, não vingue, mas a luta por justiça social, nunca deve morrer, pois o socialismo foi criado para corrigir as crueldades do capitalismo, que era realmente selvagem em seus primórdios. Se não houver regras que busque polir o capitalismo, ele se torna cruel, levando a desumanidades, tais como ocorria no século 19, em que crianças de 8 anos trabalhavam 16/18 horas, até morrerem de tuberculose. Não havia aposentadoria, plano de saúde, quando se envelhecia, ou se adoecia, morria se na sarjeta...)

"A vida não tem sentido"
(Ferreira Gullar)

"Deus foi criado para nos proteger do acaso."
(Ferreira Gullar)

Essa "criação" de Deus pelo homem, segundo ele explica, advém da necessidade de conforto, e do medo do homem, de estar desamparado, sujeito ao acaso, ao desconhecido, sem uma diretriz que o guie, sem saber o que ocorrerá a ele após a morte. Medo de sua finitude eterna. Com isso cria um Deus que determinará o seu destino (que obvio, em sua cabeça, não é o simples fim, desaparecimento, o nada).

"A vida é chata pra casseta, o homem inventou a arte, pra tornar a vida menos maçante, menos insuportável."(Ferreira Gullar)

Também disse que, embora seja ateu, não é contra a religião, a idéia de Deus, pois isso é inerente a raça humana, desde os seus primórdios. A religião traz conforto ao ser humano, lhe deixa menos angustiado diante da certeza da morte e a incerteza de sua continuidade. E com esse intuíto, o de trazer conforto, otimismo, fraternidade às pessoas, a religião é boa. Se a pessoa se sente confortada tendo uma religião uma crença em um Ser superior, do bem; ok. O que deve ser combatido é uso da religião para enriquecer pilantras, incitar o ódio, guerras, etc.

Ferreira Gullar

ATUALIZAÇÃO em 04/12/2016:
Morre Ferreira Gullar em 04/12/2016, de pneumonia no Rio de Janeiro.











http://www.uai.com.br/app/noticia/artes-e-livros/2016/12/04/noticias-artes-e-livros,198322/morre-ferreira-gullar.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/12/1838326-poeta-ferreira-gullar-morre-aos-86-anos-no-rio.shtml

2 comentários:

Unknown disse...

Também assisti a essa reportagem!
Estou procurando ela na internet, mas não a acho!
Já comuniquei a Tv Brasil para me dar informações sobre como adquirir...

baixadaserrana disse...

Ferreira Gullar, êsse jovem senhor,nos devolve o orgulho de sermos velhos e bem vividos...