sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Dinheiro

Em uma notícia sobre o Steve Jobs (CEO da Apple), que lí recentemente; no campo destinado aos comentários dos leitores, havia uma discussão entre dois leitores. Um meio que "idolatrando" Jobs, pelo seu sucesso, principalmente financeiro, mas também pela sua criatividade, talento gerencial, etc. E o outro leitor, argumentando que, por mais bilhões que ele tenha, vai morrer como qualquer ser humano, e não vai poder levar/desfrutar nenhum desses bens, no caixão (morto).

Ou seja, a velha discussão/argumento de que, dinheiro não traz felicidade.
Não vou entrar no mérito do que seja felicidade, esse conceito tão subjetivo.
Mas gostaria de expor uma reflexão racional, acerca desse argumento; "Dinheiro não traz felicidade".

Ok, dinheiro somente, não traz a felicidade, embora ajude um bocado. Mas esse argumento de que não se pode levar/desfrutar de seus bens/dinheiro num caixão(depois de morto) é tão idiota, em minha opinião. Pois essa é uma "verdade" óbvia, mesmo. As aspas é devido ao fato, de que na verdade, até onde sabemos (ou ao menos, até onde eu saiba), não se há comprovação incontestável da existencia ou não de uma vida pós-morte, e do que seria nececessário para viver bem lá :).

Mas o fato é que, ninguem junta dinheiro para levar/usar para o pós-morte (se é que existe um pós-morte); mas sim para usar enquanto se está vivo, para se ter uma vida confortável, prazeirosa, sem privações materiais, médicas, acesso a boas escolas, boa educação, etc. Doenças, tristezas, desilusões amorosas e familiares, todos nós estamos sujeitos; mas, é mais confortável passar por elas com dinheiro no bolso, do que sem. Principalmente no caso de doenças, que podem sim, ser evitadas/curadas/amenizadas caso se tenha como pagar por um tratamento. Ele (e ninguém) não vai viver eternamente (será que não!?), por ter dinheiro, mas que já poderia ter deixado de viver a muito tempo, pela falta dele, não há duvida.

Resumindo; é melhor passar por essa vida; e por suas agruras e prazeres, que atingem ricos ou pobres; com recursos financeiros, do que passar por tudo isso e ainda por cima sofrer, talvez um pouco mais, por dificuldades oriundas da falta de grana.

Eu prefiro ser um infeliz rico, do que um infeliz pobre (embora eu esteja mais na segunda opção :>) ).

Evidentemente, há que ter um mínimo de sabedoria, bom senso, para se usar o dinheiro. Você deve "mandar" no dinheiro, e não o contrário.
Dinheiro é para nos trazer conforto; a nós e a quem amamos, queremos bem.
Ele tanto pode ser uma dádiva, como uma maldição. E nem sempre depende de nós, o que ele virá a a ser.

Esse tema me lembrou um caso, que ocorreu comigo, há alguns anos.
Uma vez em uma discussão com um sujeito, sobre o valor da educação, do estudo, da leitura, da cultura enfim; ele me questionou:

— Estudar/ler para que!? Para morrer culto!?
Ao que respondi:

— Para viver culto.

"Ele (e ninguém) não vai viver eternamente (será que não!?), por ter dinheiro."

Ao escrever a frase em negrito acima, me veio a mente, que, muito das descobertas e avanços da ciência, da bio-tecnologia, nos levam a crer que pode-se um dia, talvez, ser alcançada a imortalidade, sim.
Células tronco, orgãos artificiais, clonagem, nano-tecnologia, etc, são tecnologias/ciências ainda na aurora de seus desbravamentos, e podem vir a nos trazer respostas para o qual, ainda nem sabiamos as perguntas.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Thomson TG508 - Liberando portas

Neste tutorial, explicarei como liberar as portas do modem/roteador ADSL2+ Thomson TG508, para conseguir ID alta no emule. Contratei GVT aqui para casa (cancelei a Oi/Velox), e eles instalaram esse modem/roteador, e quando abri o emule, estava com ID baixa (setinhas amarelas no icone indicativo de status da conexão, conforme imagem abaixo). Com ID baixa, a velocidade de download dos arquivos cai, além de vc ir para os últimos lugares na fila de espera para começar a baixar os arquivos.


ID baixa no emule

Antes tinha um Speedstream 5200, em que havia liberado/configurado suas portas para permitir ID alta no emule. Já tive, emprestado (infelizmente já tive que devolve-lo), também um Speedstream 4200 (ambos excelentes Modens/roteadores, que eu preferiria à esse Thomson TG508, que não conhecia).

Nota: a interface do meu modem/roteador Thomson TG508 está em inglês, por opção pessoal (eu prefiro assim), mas há a opção de po-la em português. Para ampliar as imagens, basta clicar nas mesma.

Digite em seu navegador de internet (eu uso o firefox) o seguinte endereço, para abrir a interface de configuração do Thomson TG508: 192.168.1.1

Com isso será aberta a pagina para entrada de usuário e senha (estas informações são fornecidas pelo seu provedor). Insira os dados de usuário e senha (User/Password) nos campos correspondentes e clique em "Login" .


Tela de login do Thomson TG508

A seguinte tela será aberta:


Tela de abertura da interface de configuração do Thomson TG508

Nas opções em Toolbox, clique em " Game & Application Sharing ", para abrir a seguinte tela:


Obs. : note que eu ja tenho o meu emule incluido/configurado. Suas telas podem ter imagens/aparência diferentes.

Clique agora em " Create a new game or application "
A seguinte tela se abrirá:


Obs.: o modem/roteador já traz varias aplicações e games pre-configurados, inclusive o próprio emule, mas eu quis configurar/incluir manualmente, para aprender como se faz.


Aplicativos e jogos já pre-configurados no Thomson TG508

Em Pick a task, clique em " Create a new game or application ", para abrir a próxima tela :



Escolha " Manual Entry of Ports Map ", mas antes escolha um nome para seu aplicativo ou game (nomeei como emule3). Clique em Next.
Insira as portas TCP e UDP correspondentes. O emule, costuma usar as portas: 4662 para TCP e 4672 para UTP (eu uso outro nº de portas em meu emule):


Prencha os campos em "Port Range" e "Translate To ..." conforme exibido na imagem acima e clique em "Add"



Prencha os campos em "Port Range" e "Translate To ..." conforme exibido na imagem acima e clique em "Add"

Observação: você deve inserir as mesmas portas TCP e UDP, que já estão inseridas/configuradas em seu emule:

Portas TCP e UDP configuradas no emule (acessadas clicando em "Options" e em "connection" no emule)

Em seguida clique em "Apply" , logo abaixo do campo com o nome que vc deu a aplicação.

Após o modem/roteador aplicar as alterações, volte a página " Game & Application Sharing "



e clique " Assign a game or application to a local network device ".
A seguinte tela irá abrir:



Escolha então o aplicativo que você adicionou; em nosso caso o emule3. Clique em "Add"
e deverá surgir a tela abaixo,



exibindo o emule3 adicionado e associado ao IP de sua placa de rede , no meu caso, 192.168.1.2 . A propósito, vc deve configurar um IP fixo para sua placa de rede, para que essa configuração toda, dê certo.

Abri novamente o emule, e consegui ID alta (ilustradas pelas setinhas verdes):


Obs.: as vezes demora um pouco até se estabelecer a conexão com ID alta (as setinhas ficarem verdes). Aqui em geral leva por volta de 1 minuto.


P.S. como já tinha configurado/adicionado o meu emule anteriormente à feitura desse tutorial, em algumas telas podem haver duplicidade e/ou falta de exibição da entrada emule correta para esse tutorial.

Bem, é isso. espero que seja útil a alguém.
_______________________________
Um tutorial que usei como referencia, embora use outro modelo de modem/roteador da Thomson, o TG787, pode ser encontrado no seguinte link:
http://portforward.com/english/routers/port_forwarding/Thomson-Alcatel/TG797/Counter_Strike.htm
________________________________________________

ATUALIZAÇÂO

Dica do leitor Gwarah:

Gwarah disse...
William, valeu a dica. No meu caso foi um pouco mais complicado pois eu tenho o modem thomson + roteador siemens gigaset se361. Eu vinha informando em ambos o ip da minha máquina. Aí tava a pegadinha. No modem eu deveria informar o ip (wan) do roteador (no meu caso 192.168.1.64). Aí sim funcionou.
13 de janeiro de 2010 00:15
_________________________________________________