segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

DLNA

DLNA (Digital Living Network Alliance), é um padrão criado por varias empresas para tornar possível ( e fácil) a comunicação de equipamentos eletronicos (TV, telefones, Blu-ray players, etc) entre si e também com redes de computadores.

Tornando possível, por exemplo, que se possa assistir a um filme que esteja armazenado em uma pasta/HD de um computador (desde que obviamente, esteja devidamente compartilhado na rede) em uma TV, que disponha de suporte a DLNA.

Os equipamentos que suportam DLNA possuem esse logo/sigla:

No site oficial você consegue saber todos os aparelhos certificados no mundo:
http://www.dlna.org/products

Veja no vídeo abaixo, exibição de um filme, em Full-HD (1920x1080p), em uma TV, via DLNA:


http://www.youtube.com/watch?v=rBFEsZPP1QI

No video acima, além do suporte a DLNA, outro importante recurso, ao menos pra mim, que uma TV moderna deve ter, é suporte a legendas .srt (as mais comumente encontradas pela internet), tanto pela rede, quanto por dispositivos conectados nas portas USB (há modelos de TV que não lêem as legendas via rede, somente as exibe de dispositivos conectados nas USB.).
A TV nesse video exige um adaptador USB para uso do DLNA via wireless, mas há modelos em que o suporte wireless é integrado a TV, dispensando dispositivos extras. Eu, particularmente, prefiro redes cabeadas, pela estabilidade, velocidade, menor "delay"(atraso na resposta), etc, e podendo usarei um cabo para conectar minha TV a rede. Mas, não nego que fios são bem pouco práticos, trabalhosos para instalar e esteticamente feios :).

Eu pretendo adquirir uma TV LCD, e é indispensável que a mesma tenha suporte ao padrão DLNA (ou algo equivalente, que permita acesso a rede), e a legendas .srt, preferencialmente, com recurso de formatação de exibição da mesma [tamanho; cor; bordas em cor diferente do "miolo" (melhora a visualização); posicionamento na tela; possibilidade de exibir duas legendas ao mesmo tempo, uma em cada posição da tela, sem sobreposição (ajuda a aprender idiomas diferentes, exibindo por exemplo uma em português e outra em inglês).

Além do DLNA e legendas .srt, outros recursos que devem estar presentes em uma TV moderna, são (entre outros): resolução Full-HD (1920x1080p); conversor para TV digital embutido; conectores HDMI, USB, painel IPS ou S-PVA (Ou equivalente, para maior angulo de visão da tela. Enfim, confira o angulo de visão, em que você e demais usuários precisam ficar pra ter uma boa imagem da tela da TV.); etc.

Media Players. Pra que?

Acredito que as TVs com tais recursos, tornem praticamente dispensáveis os Media Players, tipo o WDTV da western Digital, que são equipamentos para reprodução de midia (filmes, fotos, música), inclusive via rede. Mesmo porque, como alguns Media Players, algumas dessas TVs, também, possibilitam até acesso a internet.

-------

Mais um video, utilizando o recurso DLNA, para reproduzir um filme em .mkv, armazenado em um notebook, numa TV:


http://www.youtube.com/watch?v=aa62-fmYy2E
-------

Segue texto encontrado no site da LG, descrevendo o DLNA:
link: http://bloglge.com.br/2010/06/01/o-que-e-dlna/

Já pensou se existisse um padrão que tornasse seu televisor compatível com fotos e vídeos enviados do celular, sem precisar de fios e configurações? E que além disso o pen drive inserido no Blu-ray fizesse o caminho contrário, mandando músicas para o telefone móvel? Curiosamente, essa tecnologia existe e vai além do que eu citei aqui: ela se chama DLNA (Digital Living Network Alliance), um padrão desenvolvido por um grupo de empresas para tornar essa conectividade em rede entre eletrônicos possível.

Tudo que você precisa é ter dispositivos certificados pela DLNA, além de uma rede doméstica com ou sem fios – o DLNA usa a rede para trocar informações. E o que dá para fazer com isso? A lista é bem interessante:

* Encontrar e reproduzir filmes: vídeos armazenados em um servidor NAS que pode atuar como central de mídia vão direto para a TV da sala
* Enviar e exibir fotos: uma câmera com DLNA habilitado envia fotos para o televisor, que mostra as imagens.
* Encontrar, exibir e enviar música: assim como os filmes, vale para música também. Um dispositivo portátil, como um celular, pode achar as músicas no PC e enviar para o home theater da sala.
* Enviar fotos para arquivo: do mesmo modo que as músicas, as fotos de uma câmera vão direto para o servidor NAS para backup.
* Imprimir fotos: por Wi-Fi, suas fotos novas vão direto da câmera para a impressora, sem intermediários.

A LG é membro da aliança DLNA e vários dos seus produtos são certificados para essa plataforma.

Nenhum comentário: