sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Dinheiro

Em uma notícia sobre o Steve Jobs (CEO da Apple), que lí recentemente; no campo destinado aos comentários dos leitores, havia uma discussão entre dois leitores. Um meio que "idolatrando" Jobs, pelo seu sucesso, principalmente financeiro, mas também pela sua criatividade, talento gerencial, etc. E o outro leitor, argumentando que, por mais bilhões que ele tenha, vai morrer como qualquer ser humano, e não vai poder levar/desfrutar nenhum desses bens, no caixão (morto).

Ou seja, a velha discussão/argumento de que, dinheiro não traz felicidade.
Não vou entrar no mérito do que seja felicidade, esse conceito tão subjetivo.
Mas gostaria de expor uma reflexão racional, acerca desse argumento; "Dinheiro não traz felicidade".

Ok, dinheiro somente, não traz a felicidade, embora ajude um bocado. Mas esse argumento de que não se pode levar/desfrutar de seus bens/dinheiro num caixão(depois de morto) é tão idiota, em minha opinião. Pois essa é uma "verdade" óbvia, mesmo. As aspas é devido ao fato, de que na verdade, até onde sabemos (ou ao menos, até onde eu saiba), não se há comprovação incontestável da existencia ou não de uma vida pós-morte, e do que seria nececessário para viver bem lá :).

Mas o fato é que, ninguem junta dinheiro para levar/usar para o pós-morte (se é que existe um pós-morte); mas sim para usar enquanto se está vivo, para se ter uma vida confortável, prazeirosa, sem privações materiais, médicas, acesso a boas escolas, boa educação, etc. Doenças, tristezas, desilusões amorosas e familiares, todos nós estamos sujeitos; mas, é mais confortável passar por elas com dinheiro no bolso, do que sem. Principalmente no caso de doenças, que podem sim, ser evitadas/curadas/amenizadas caso se tenha como pagar por um tratamento. Ele (e ninguém) não vai viver eternamente (será que não!?), por ter dinheiro, mas que já poderia ter deixado de viver a muito tempo, pela falta dele, não há duvida.

Resumindo; é melhor passar por essa vida; e por suas agruras e prazeres, que atingem ricos ou pobres; com recursos financeiros, do que passar por tudo isso e ainda por cima sofrer, talvez um pouco mais, por dificuldades oriundas da falta de grana.

Eu prefiro ser um infeliz rico, do que um infeliz pobre (embora eu esteja mais na segunda opção :>) ).

Evidentemente, há que ter um mínimo de sabedoria, bom senso, para se usar o dinheiro. Você deve "mandar" no dinheiro, e não o contrário.
Dinheiro é para nos trazer conforto; a nós e a quem amamos, queremos bem.
Ele tanto pode ser uma dádiva, como uma maldição. E nem sempre depende de nós, o que ele virá a a ser.

Esse tema me lembrou um caso, que ocorreu comigo, há alguns anos.
Uma vez em uma discussão com um sujeito, sobre o valor da educação, do estudo, da leitura, da cultura enfim; ele me questionou:

— Estudar/ler para que!? Para morrer culto!?
Ao que respondi:

— Para viver culto.

"Ele (e ninguém) não vai viver eternamente (será que não!?), por ter dinheiro."

Ao escrever a frase em negrito acima, me veio a mente, que, muito das descobertas e avanços da ciência, da bio-tecnologia, nos levam a crer que pode-se um dia, talvez, ser alcançada a imortalidade, sim.
Células tronco, orgãos artificiais, clonagem, nano-tecnologia, etc, são tecnologias/ciências ainda na aurora de seus desbravamentos, e podem vir a nos trazer respostas para o qual, ainda nem sabiamos as perguntas.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Thomson TG508 - Liberando portas

Neste tutorial, explicarei como liberar as portas do modem/roteador ADSL2+ Thomson TG508, para conseguir ID alta no emule. Contratei GVT aqui para casa (cancelei a Oi/Velox), e eles instalaram esse modem/roteador, e quando abri o emule, estava com ID baixa (setinhas amarelas no icone indicativo de status da conexão, conforme imagem abaixo). Com ID baixa, a velocidade de download dos arquivos cai, além de vc ir para os últimos lugares na fila de espera para começar a baixar os arquivos.


ID baixa no emule

Antes tinha um Speedstream 5200, em que havia liberado/configurado suas portas para permitir ID alta no emule. Já tive, emprestado (infelizmente já tive que devolve-lo), também um Speedstream 4200 (ambos excelentes Modens/roteadores, que eu preferiria à esse Thomson TG508, que não conhecia).

Nota: a interface do meu modem/roteador Thomson TG508 está em inglês, por opção pessoal (eu prefiro assim), mas há a opção de po-la em português. Para ampliar as imagens, basta clicar nas mesma.

Digite em seu navegador de internet (eu uso o firefox) o seguinte endereço, para abrir a interface de configuração do Thomson TG508: 192.168.1.1

Com isso será aberta a pagina para entrada de usuário e senha (estas informações são fornecidas pelo seu provedor). Insira os dados de usuário e senha (User/Password) nos campos correspondentes e clique em "Login" .


Tela de login do Thomson TG508

A seguinte tela será aberta:


Tela de abertura da interface de configuração do Thomson TG508

Nas opções em Toolbox, clique em " Game & Application Sharing ", para abrir a seguinte tela:


Obs. : note que eu ja tenho o meu emule incluido/configurado. Suas telas podem ter imagens/aparência diferentes.

Clique agora em " Create a new game or application "
A seguinte tela se abrirá:


Obs.: o modem/roteador já traz varias aplicações e games pre-configurados, inclusive o próprio emule, mas eu quis configurar/incluir manualmente, para aprender como se faz.


Aplicativos e jogos já pre-configurados no Thomson TG508

Em Pick a task, clique em " Create a new game or application ", para abrir a próxima tela :



Escolha " Manual Entry of Ports Map ", mas antes escolha um nome para seu aplicativo ou game (nomeei como emule3). Clique em Next.
Insira as portas TCP e UDP correspondentes. O emule, costuma usar as portas: 4662 para TCP e 4672 para UTP (eu uso outro nº de portas em meu emule):


Prencha os campos em "Port Range" e "Translate To ..." conforme exibido na imagem acima e clique em "Add"



Prencha os campos em "Port Range" e "Translate To ..." conforme exibido na imagem acima e clique em "Add"

Observação: você deve inserir as mesmas portas TCP e UDP, que já estão inseridas/configuradas em seu emule:

Portas TCP e UDP configuradas no emule (acessadas clicando em "Options" e em "connection" no emule)

Em seguida clique em "Apply" , logo abaixo do campo com o nome que vc deu a aplicação.

Após o modem/roteador aplicar as alterações, volte a página " Game & Application Sharing "



e clique " Assign a game or application to a local network device ".
A seguinte tela irá abrir:



Escolha então o aplicativo que você adicionou; em nosso caso o emule3. Clique em "Add"
e deverá surgir a tela abaixo,



exibindo o emule3 adicionado e associado ao IP de sua placa de rede , no meu caso, 192.168.1.2 . A propósito, vc deve configurar um IP fixo para sua placa de rede, para que essa configuração toda, dê certo.

Abri novamente o emule, e consegui ID alta (ilustradas pelas setinhas verdes):


Obs.: as vezes demora um pouco até se estabelecer a conexão com ID alta (as setinhas ficarem verdes). Aqui em geral leva por volta de 1 minuto.


P.S. como já tinha configurado/adicionado o meu emule anteriormente à feitura desse tutorial, em algumas telas podem haver duplicidade e/ou falta de exibição da entrada emule correta para esse tutorial.

Bem, é isso. espero que seja útil a alguém.
_______________________________
Um tutorial que usei como referencia, embora use outro modelo de modem/roteador da Thomson, o TG787, pode ser encontrado no seguinte link:
http://portforward.com/english/routers/port_forwarding/Thomson-Alcatel/TG797/Counter_Strike.htm
________________________________________________

ATUALIZAÇÂO

Dica do leitor Gwarah:

Gwarah disse...
William, valeu a dica. No meu caso foi um pouco mais complicado pois eu tenho o modem thomson + roteador siemens gigaset se361. Eu vinha informando em ambos o ip da minha máquina. Aí tava a pegadinha. No modem eu deveria informar o ip (wan) do roteador (no meu caso 192.168.1.64). Aí sim funcionou.
13 de janeiro de 2010 00:15
_________________________________________________

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

BitLocker

BitLocker é um recurso presente no Windows 7 (apenas nas versões Ultimate e Enterprise), que possibilita criptografar partições de seus HD (discos rígidos ) e também dispositivos móveis (pendrives, cartões de mémoria, etc), assegurando assim, a privacidade dos seus dados, uma vez que somente serão acessíveis mediante a inserção de uma senha.

Esta ferramenta foi introduzida no Vista, mas só criptografava partições do seu HD. No Windows 7 foi incluida a possibilidade de criptografar dispositivos removíveis (chamada de BitLocker To Go), .

No Windows Vista era necessário ter uma BIOS compatível com Trusted Computing Group e um chip TPM (Trusted Platform Module), para usar o Bitlocker (embora seja possível usar o Bitlocker sem o chip TPM no Vista, mediante alterações no Editor de Diretiva de Grupo Local ).

Criptografando uma partição ou dispositivo móvel, ainda que o mesmo seja perdido/roubando, outrem não conseguirão ler/acessar seus dados. Mesmo que removam o HD e instalem em outro computador. Ou seja, sem a senha/chave, nada feito, seus dados estão seguros (ao menos é o que promete a Microsoft).

Porém essa partição, ainda poderá ser formatada ou excluida. O objetivo do BitLocker é evitar o acesso não autorizado aos dados. Assim sendo, caso você esqueça a senha ou até venda o HD para alguém, o mesmo poderá ser utilizado, após a partição ser formatada/excluida. Evidentemente os dados contidos na partição se perderão.

No link abaixo há mais informações sobre o BitLocker, diretamente da Microsoft:

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/dd560691.aspx

Há um boato/rumor, de que exista um "backdoor" no Bitlocker. "Backdoor" ( porta dos fundos, em inglês), é uma especie de "chave mestra", em geral criada pelo fabricante, que permitiria,"abrir"/acessar um dispositivo/dados criptografados, independente da senha/criptografia, criada pelo usuário. Os boatos/rumores afirmam que a Microsoft criou/colocou esse backdoor no Bitlocker, com o intuito de, em caso de suspeita de crime e sob mandado judicial, permitir as autoridades "arrombar/acessar os dados criptografados pelo Bitlocker. No entanto a Microsoft nega que haja um backdoor no Bitlocker. Inclusive, usando a alegação, de que um sistema de criptografia, que contenha um backdoor, perderia totalmente a credibilidade, e seria repudiado pelos usuários.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

This is it - Michael Jackson

This is it - Michael Jackson
" The king is (yet) the best " :)



Adianto que sou fã de Michael Jackson, desde minha adolescência, então esta "analise" não será feita com a razão e sim com a emoção.

Acabei de ver "This is it", o documentário que mostra os bastidores do ensaio para a série de shows, de mesmo nome, que seria feita em Londres, mas que infelizmente devido a morte de MJ, não se realizaram.
Não vou perder tempo discutindo (ad nausean), a polemica vida pessoal do astro.

O documentário em si oferece aos fãs uma boa oportunidade de presenciar MJ criando, ensaiando, interagindo com sua equipe, e até "batendo" boca com alguns.

Provavelmente tudo devidamente filtrado, para não torna-lo uma figura antipática.

Há também um claro cuidado para não exibir seu rosto de forma clara, plenamente visível, em "close". Acredito até que isso tenha sido ordem do próprio Jackson. Em geral seu rosto está sempre sob sombras ou em um plano distante. Triste e irônico pensar que ele que, quando adolescente, e inicio da vida adulta, se envergonhava do próprio rosto/aparência, e que a tantas cirurgias se submeteu, com intuíto de ser belo (por mais subjetivo que esse conceito seja), tenha no fim das contas ficado com uma aparência considerada pela maioria, bizarra, que por fim, em minha opinião, o envergonhava. Pessoalmente acho que ele era um negro bonito e acabou se tornando um branco bizarro, esquisito. Mas divago.

Mas é bom poder ve-lo em ação, pela última vez.
Ele está nitidamente se poupando, deixando para dar o máximo nos Shows. O que é uma pena, para nós fãs, que gostariamos de ve-lo "destruindo" o palco, como só ele era capaz. O que não quer dizer que sua performance seja decepcionante. Nada disso. Há ainda bons momentos de dança e música por parte de Michael.

Gostaria de destacar algumas passagens, que particularmente, considero pontos altos do filme.

. Shake_your_body_(down_to_the_ground)
Com os bailarinos arrasando, com coreografias magníficas. Dá vontade de sair dançando enlouquecidamente de imediato. Cara, e os bailarinos!? Que espetáculo. Magníficos, todos eles.

. O dueto de guitarras

. Earth Song
Belíssimo hino em defesa da Terra. Apresentado com belíssimas imagens

. Billie Jean
O que falar da coreografia de Billie Jean??? Que é fantastica? Empolgante? Impossível não acompanhar com alguma parte do corpo, o compasso/batida da canção? Que o "Moonwalk" é (ainda) embasbacante de se ver? Só estaria "chovendo no molhado". Digo apenas que a coreografia/performance de Michael Jackson para essa cançaõ é sua obra prima, e que ele foi aperfeiçoando, acrescentando elementos que só a tornaram mais fantástica, quase sobre-humana. Para mim é algo que não se pode passar por esssa vida sem ter assistido.

Gostaria, também de destacar os bailarinos. Todos estupendos. É um prazer ve-los em ação.

Por fim dizer que é uma pena que não possamos ver o Show final. Pelo que foi mostrado, tem se impressão que seria espetacular. E Michael Jackson aos 50 anos ainda dava um "coro" em muitos "artistinhas" da atualidade, com metade da idade dele.
Aguardo ansiosamente o DVD/Blu-Ray com muito mais do que foi mostrado aqui.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Windows 7

Hoje (22 de outubro de 2009), a Microsoft lança seu novo sistema operacional, o Windows 7. O Windows 7 vem com a missão de redimir a Microsoft do relativo fracasso do Windows Vista, seu sistema operacional anterior.

Postarei aqui algumas impressões pessoais a respeito de ambos. Adianto que não sou nenhum expert na área, daqueles que conhecem todos os detalhes técnicos, tanto de softwares quanto de hardware de informática, em minúcias, embora trabalhe em manutenção de computadores e tenha o conhecimento necessário para tanto.

Provavelmente, algumas configurações que não consigo por no 7, podem ser possíveis no novo sistema, e eu é quem não descobri como ainda. Embora já tenha dado uma boa 'fuçada" no mesmo e pesquisado pela internet afora. O que não deixa de indicar que, caso seja possível, o sistema está menos intuitivo do que a versão anterior.

Eu particularmente, gosto do Windows Vista, alías prefiro ele ao Windows 7, que também tenho instalado em um dos meus dois computadores. Creio que um dos motivos para a rejeição que Vista obteve, foi exigir um hardware mais poderoso do que o comum na epoca de seu lançamento. O 7 por outro lado, chega num mercado totalmente a apto a recebe-lo do ponto de vista do hardware mais comum no mercado.

A parte melhorias técnicas que o 7 traga, há alterações em sua interface que me desagradam (alías no Vista também há alterações em relação ao SO anterior que não me agradaram).
Alías, detesto a maioria das opções padrões do Windows (principalmente aquela de esconder as extensões dos arquivos conhecidos).

Eu sempre prezei um sistema mais rápido, do que mais bonito. Então sempre que acabo de instalar o Windows, vou direto em suas configurações e mudo tudo para uma melhor performance. Retiro todas as firulas gráficas (transparencias, animações, AERO, etc), serviços desnecessários, volto para o menu clássico, etc.

Menu Clássico. Eu sempre opto por ele, após a instalação. Porém no Windows 7 isso já não é mais possível (pelo menos, não sem o uso de programas de terceiros, algo que eu detesto fazer; usar programas de terceiros para alterar a interface ou alguma opção padrão do Windows).
A busca do 7 eu também acho menos eficiente (mais lenta) e sem opções que o Vista apresentava (e um dos grandes motivos para que eu adotasse o Vista em lugar do XP, foi exatamente seu sistema de busca/index).

Eis uma pequena lista de algumas coisas que me desagradam no 7 e que se pudesse/soubesse, eu mudaria:

1) O menu. Detestei o menu dele, e a impossibilidade (?) de alterar para o menu classico (aquele desde o 95/98), sem intermedio de programas de terceiros.

2) A nova Barra de Tarefas, que mescla programas ativos com ícones ("eliminando" a opção "Inicialização Rápida"). Tornando, em minha opinião,tudo mais confuso. Caso do Windows Live Messenger, que agora quando minimizado "fica" na Barra de Tarefas e não mais no "sistray " (próximo ao relogio), tulmutuando a Barra de Tarefas, principalmente quando se tem uma janela de conversa aberta. Numa época em que se torna popular a utilização de abas, justamente para descongestionar a Barra de Tarefas, acho essa opção do Windows 7, um retrocesso.

3) A busca do Win 7. Acho-a mais lenta e menos eficaz que a do Vista.

4) Ainda sobre a busca. No Vista, entre os resultados da busca, dá para por o cursor sobre um item encontrado e clicar com o direito, e pedir para abrir o local do ítem, e com isso abre-se outra janela onde se encontra o ítem. No Win 7 abre-se a janela fechando a atual; ou seja, fecha a janela de resultados e abre a janela que contem o ítem. Detestei isso. Uma das coisas que mais gosto, e que me fez adotar o Vista, é sua busca rapida e opção de abrir uma outra janela com o ítem, sem fechar a janela de resultados.

5) O "botão" exibir area de trabalho (Show Desktop), lá no canto direito do lado do relogio. putz, acostumei com ele do lado esquerdo (poderia haver a opção de arrasta-lo e fixa-lo em outro ponto).

6) A barra de status, que não mostra o tamanho do(s) arquivo(s) selecionados, no Windows Explorer.

7) Agora um "erro" do Windows 7, que acho gravíssimo, e que quase me levou a perder uma pasta contendo varios arquivos importantissimos, para mim. É meio dificil descreve-lo, mas tentarei. É o seguinte:
quando se está com o Windows Explorer aberto ele permite que tanto a pasta que fica na janela da esquerda, quanto os arquivos que ficam na janela da direita, fiquem destacados, "highlighted" em inglês (em geral em azul), nos dando a impressão de que é o arquivo que está selecionado, quando na verdade pode ser a pasta, com todo seu conteúdo.
Na verdade, ficou confuso, saber qual objeto está realmente selecionado.
Com isso quase dei um "Shift + Delete" (o que excluiria sem passar pela lixeira) em uma pasta com varios arquivos, quando queria excluir somente um arquivo. Por sorte tenho o hábito de ler toda caixa de mensagem que surge (ao menos "por alto") e vi que era pasta que estava prestes a ir para o "beleleu". Talvez as imagens abaixo deixe mais claro o que quero dizer.

Primeiramente imagens do Windows Explorer, do Vista (clique nas imagens para amplia-las):


Somente a pasta esta selecionada, nessa imagem. Caso se clique em "delete", será ela que excluiremos.


Nessa imagem, já é o arquivo que está selecionado (após clicarmos nele), e será ele, somente, que será excluido. E note que fica bem claro que a seleção para ações/comandos, está somente sobre o arquivo, e que somente ele será excluido (ou copiado, movido, etc), ou seja, sofrerá a ação que comandarmos. Note também, que a pasta fica com uma "seleção" esvanecida (em cinza claro), para nos informar que ela está "selecionada", apenas para exposição de seu conteúdo. No Vista até onde eu saiba, somente a pasta ou o(s) arquivo(s), ficam em destaque (azul mais forte, em geral) por vez, e consequentemente passível de sofrer as ações dos comandos que dermos. Com isso não somos induzidos ao erro de confundir que objeto exatamente sofrerá a ação, para um determinado comando que dermos.

Agora imagens do Windows Explorer, do Windows 7:
(Obs.: "borrei" algumas pastas de preto, por privacidade):


Você consegue me dizer, qual objeto está realmente selecionado? Pois é, eu tambem, não.


E nessa imagem, qual o tamanho exato da soma de todos os arquivos selecionados?? Pois é, a barra de Status agora não fornece mais essa informação ("legal" né!? "Belo avanço"!).

Por fim, quero salientar que não sou um "anti-microsoft" ou "anti-Windows", ou algum "Xiita" Linux, etc.
Linux, que também admiro e uso em um dos meus PCs, e torço para que avance e se torne cada dia melhor, pois concorrência sempre traz benefícios, tanto para o avanço tecnológico em si, quanto para nós, que consumimos tecnologia.
Pelo contrário, gosto do Windows, mas só não sou fanático a ponto de não perceber que ele tem, também, suas falhas. E as aponto justamente para que venham a ser corrigidas.

sábado, 22 de agosto de 2009

Monitor Samsung LCD 22 pol. SyncMaster 2232BW Plus Widescreen

Reproduzo, nesta postagem os diálogos/comentários que troquei com o pessoal do forumpcs ( www.forumpcs.com.br ), quando estava para comprar meu monitor LCD de 22 polegadas.
Espero que seja útil a quem esteja pra adquirir um também.

Link das página do artigo e das paginas de comentários:
http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=257526
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=257526&postdays=0&postorder=asc&start=40

"
===================================
xlucas disse:

Bem, finalmente, acabei comprando o monitor " Samsung LCD 22pol SyncMaster 2232BW Plus Widescreen ".

Até o momento estou gostando, felizmente não detectei nenhum "bad pixel".

Uma sensação que já virou clichê/previsível em todos usuários que saem de um monitor menor 4:3 [o meu anterior é um LG T910B 19" CRT (tubo) ] é sensação de imensidão que monitores widescreen 22 polegadas (1680x1050) trazem. A área útil é enorme Smile. E olha que 19" (1280x1024) já não é tão pequeno.

A única coisa nele que não me agradou, até o momento (preciso usa-lo mais , ainda), é o angulo de visão, que realmente é menor que um de CRT (tubo). Mas isso eu já sabia e é uma caracteristica negativa, mas normal, de monitores LCD (principalmente TN). Não que seja pavoroso, tá dentro do esperado para LCD TN. Mas é que quando adquirimos algo novo, no ínicio ficamos testando e avaliando tudo, feito bobos, meninos com brinquedo novo Smile . Até deitar no chão eu deitei para conferir os angulos de visão Smile.

Agora, uma dúvida que tenho em relação as proporções 16:10 e 16:9. Qual oferece maior area útil?
Ou seja, para se trabalhar, ver filmes, jogar..., qual proporção seria melhor??

Fiquei tentado a comprar o o monitor LCD Samsung P2370 com proporção 16:9 e resolução 1920x1080. Além do preço superior, o que realmente pesou para que eu não o comprasse, foram seus angulos de visão serem inferiores ao do 2232BW (170° horizontal / 160° vertical no P2370, e 170° horizontal / 170° vertical no 2232BW) e o brilho 250 cd/m2 para o P2370 contra 300 cd/m2 para o 2232BW.
Não tenho certeza se fiz a melhor escolha, mas chega uma hora que temos que tomar uma decisão e paciência se havia opções melhores. Afinal não temos o dom da onisciência Smile.
Ter pouca informação é ruim, mas informação demais, também, é um inferno as vzs.
E forums, embora sejam valiosissimos, também podem nos deixar mais desorientados ainda, as vzs Smile. Pois você encontra varias pessoas elogiando um produto, e varias outras "metendo o pau" Smile .
A gente acaba não sabendo que decisão tomar Smile.
===================================

loverboy2009 disse:

O site Les Numeriques é especializado em testes de vários periféricos!

Samsung SyncMaster 2232BW

http://66.196.80.202/babelfish/translate_url_content?lp=fr_pt&url=http%3A%2F%2Fwww.lesnumeriques.com%2Farticle-592-2440-36.html&.intl=us


Samsung SyncMaster 2232BW CDA

http://66.196.80.202/babelfish/translate_url_content?lp=fr_pt&url=http%3A%2F%2Fwww.lesnumeriques.com%2Farticle-592-2617-36.html&.intl=us

O Navegador K-Meleon me permite traduzir do Francês pro Português com extrema facilidade. Por isso postei o link deste site francês, com a tradução!
===================================

xlucas disse:

Obrigado, loverboy2009. Cheguei a passar pelo http://www.digitalversus.com/ , em minha "batalha" para comprar um monitor. No momento estou (quase) satisfeito com o Samsung 2232BW plus. O quase é por conta dos angulos de visão dos LCDs TN (mas aí só se partisse para os paineis IPS, mas seus preços são proibitivos pra mim. Quem sabe em uma futura compra!?).
De todo modo, não me arrependo, eu não pretendo voltar mais para os tubos CRT e seu enorme peso, tamanho, consumo, forma/desenho/estetica. Embora tenham uma boa fidelidade de cores e excelentes angulos de visão, são agora passado, pertencem a historia tecnológica, ao menos pra mim.

Ah! esses tradutores automaticos, são complicados, hein!? A "tradução" torna o texto quase ou mais incomprensível, do que se deixarmos no idioma original. Very Happy Very Happy Very Happy

Valeu...

P.S. Ainda não testei com jogos, assim que o fizer, posto minhas impressões aqui.
Assisti uns filmes (apenas trechos), incluindo "Watchmen, Directors Cut 2009 BRRip H264 5.1" e " X-Men, Origins,Wolverine.DVDRip.XviD ", e gostei, não percebi nenhum "ghost" ou traço/rastro em cenas mais rapidas.
===================================

Experimentei alguns jogos nele, e não percebi nenhum fantasma (ghost) ou traço/rastro durante o jogo, mesmo em cenas mais velozes, ou com efeitos visuais, luzes, explosões. Em suma, um bom monitor, a única ressalva, mesmo, até o momento, é quanto aos angulos de visão.
Os jogos foram "Unreal Tournament", "Portal", e "Halo" (pretendo instalar e jogar F.E.A.R, também, ).

Em "Portal" tive a impressão que o jogo ficou meio lento, mas isso, provavelmente, é por ter usado a resolução nativa do monitor, 1680x1050, e aí já cabe a placa de video dar conta do recado. Mas como disse foi uma impressão, não tenho certeza, pois faz tempo que o havia jogado antes dessa vez, e já não me lembro com certeza, como ele rodava . Minha placa de video é uma ATI Radeon HD4830.

"Halo" teve que ser configurado em 1440x900, pois é a maior resolução aceita pelo jogo, e rodou bem.

Quanto a "Unreal Tournament", o mesmo rodou leve e rápido, em 1680x1050, mesmo porque é um game mais antigo (de 2004, se não me engano, e que exige menos recursos do computador).


Ainda postarei algumas fotos que tirei do monitor, já instalado, aqui em casa.
--------------------------------------------------------------------------------

ATUALIZAÇÂO (25/08/2009)

Pesquisando um pouco pela net e fazendo minhas proprias medições, descobri, que a proporção 16:10 oferece uma área útil maior do que a proporção 16:9.

Alías, eu particularmente, detestei a proporção 16:9, pois se perde área na altura, levando a ter que rolar a página verticalmente, em casos em que no 16:10 já não precisa.
Em 16:9 a tela vira uma "tripa". Ok, que alguns filmes tenham essa proporção e, em tese, se assistiria um filme em tela cheia, toda preenchida, sem faixas pretas; mas no 16:10 pelo que percebi, se veria o filme com o mesmo tamanho que em 16:9, só que surgiriam as faixas pretas; mas no 16:9 elas não aparecem, simplesmente porque foi "cortado" fisicamente um pedaço da tela.
Bem, pode ser que eu tenha apreendido errado as informações que pesquisei, mas, sinceramente prefiro o 16:10, prefiro ter mais tela, do que menos.

Ah! e essas proporções de alguns filmes são praticamente uma "linha". Logo, logo surge um filme proporção 1000:1 Smile . Pra se ver toda a tela vai ser necessario virar o pescoço totalmente pra esquerda e depois totalmente pra direita... aff
----------------------------------------------------------------------

ATUALIZAÇÃO, EM 26/SETEMBRO/2009

Um detalhe a respeito desse monitor ( Monitor Samsung LCD 22 pol. SyncMaster 2232BW), e varios outros, que me incomodou.

São esses botões, em geral de liga/desliga, com enormes e brilhantes leds, que parecem querer chamar toda a atenção para si; e acabam chamando. Nesse Samsung há um enorme botão circular azul, que estou achando bem incômodo. Ele acaba desviando a atenção para si. Tanto tem me incomodado que estou pondo uma capinha preta de CD sobre o mesmo. E quando entra em modo de descanso, torna-se um pisca-pisca irritante (para mim que tenho o PC no quarto, só desligando o monitor para poder ver TV, dormir...). Vou bolar um artifício qualquer para tapa-lo.
Esse pessoal que projetam produtos deveriam saber que ninguém, ao menos não eu ou alguém que eu conheça, está interessado em tornar sua casa em um carro alegórico carnavalesco, da Marques de Sapucaí.
O que deve se destacar, em monitores/TV é a tela em si, e não uma miríade de leds, luzes, pisca-pisca, etc. Que bolem um indicador de ligado/desligado que seja discreto, praticamente imperceptível. Acho que nas laterais seria uma boa idéia.
Outra coisa que também é chata, é o destaque que se dá ao logotipo/nome dos fabricantes. Se pudessem escreveriam/poriam os mesmos bem no centro da tela.

Ah! mais uma coisa. Tela / display de monitores/TVs, devem ser foscos e não espelhos que reflitam todo o ambiente ao seu redor. Isso se aplica também as molduras / gabinetes. Odeio essas telas "glossy", molduras "Black Piano", etc. Se eu quiser me pentear, pego um espelho.
:x

----------------------------------------------------------------------

Eis algumas fotos que tirei do monitor (não estão muito boas, pois "ao vivo" a qualidade é bem melhor, mais vívida, do que está nas fotos, mas acho que dá pra ter uma ideia).
Clique sobre as fotos para amplia-las


Visão frontal da tela do monitor (esqueci de desligar o flash da camera fotográfica).


Visão frontal da tela do monitor (sem o flash).


Visão lateral da tela do monitor (bem de lado mesmo).


Visão lateral da tela do monitor (num angulo menor do que na foto anterior).


Visão de cima da tela do monitor.


Visão de baixo da tela do monitor.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Pistas exclusivas para ônibus

Não consigo entender, por que as pistas exclusivas para ônibus, são exatamente as pistas centrais (não tenho certeza se todas, são as pistas centrais, mas basta uma para o risco de atropelamento ser alto).

Aqui em Belo Horizonte as pistas exclusivas para ônibus, levam os passageiros/usuários dos ônibus a arriscarem a vida, ao força-los a cruzar as vias destinadas aos demais veículos (em geral, trafegando em altas velocidades), para chegar até a calçada.

Não sou engenheiro de trafego, mas me parece evidente, que ao desembarcar de um ônibus, a pessoa irá para alguma edificação/destino, que não se encontra, obviamente, em plena pista central. Ou seja, a pessoa se ve forçada a cruzar uma das pistas destinada aos demais veículos, pondo-se em risco de um atropelamento.

O que impede, que as pista destinada exclusivamente para os ônibus, sejam as pistas laterais, contígua as calçadas!!??? O que parece menos arriscado e mais racional; desembarcar de um ônibus diretamente em uma das calçadas, ou em plena pista central (o que é praticamente no meio de "nada", visto que acredito não ser a pista central o destino final de ninguém)!?

Basta respeitar a sinalização de transito e atravessar nas faixas de pedestre, dirão alguns. Sim concordo que o respeito as regras de transito, por pedestres e principalmente motoristas, diminuiria drasticamente os acidentes, mas ainda assim, forçaria uma travessia de pista por parte dos pedestres.


quinta-feira, 25 de junho de 2009

Michael Jackson

25 de junho de 2009, dia da morte de um genio da música e da dança.
Michael Jackson, faleceu, vitima de um ataque cardiáco, aos 50 anos de idade.

O cantor, compositor e dançarino Michael Jackson, morreu às 18h26 (horário de Brasília) desta quinta-feira (25), após sofrer uma parada cardíaca em sua casa, em Los Angeles.

Michael Joseph Jackson nasceu em 29 de agosto de 1958 em Gary, Indiana, USA.

Foi acima de tudo, dono de um inegavel talento musical, um fantástico "performer", um maravilhoso dançarino. Independente de sua polemica vida pessoal, recheada de escandalos, inclusive com suspeitas/acusações de abuso sexual de menores, era um artista genial, que influenciou gerações posteriores de artistas, e gerou inúmeros imitadores.

Lamento a morte de Michael Jackson.
O acho um artista excepcional, um genio como "performer", como cantor/compositor, um fantástico dançarino (pra mim a dança no show business se divide em antes e depois de Michael Jackson).

Um artista fantastico, que me trouxe muitas alegrias. Aguardava com ansiedade um novo video-clip seu. Gosto dele como cantor (uma voz belissima, principalmente em baladas ), mas idolatrava mesmo era o Michael dançarino e suas coreografias geniais (quase sobre-humanas)... enfim, eu fui e sou fã de Michael Jackson.
Que ele tinha falhas e por tudo que vimos na mídia, parecia ter como homem, um comportamento no mínimo suspeito, não há dúvidas. Mas eu separo a arte/obra das pessoas de sua vida pessoal.
O fato de alguém ser ou não, uma pessoa desprezível, não torna sua obra menos, ou mais, genial. Ele podia ser alguém com o qual não fosse recomendável conviver, mas ve-lo em ação era/é uma experiencia imperdível (ao menos para mim).

Sempre fui seu fã, desde os Jackson 5, e, creio, sempre serei. E não porque morreu, e agora é "chique" ser seu fã (já fui motivo de chacota, por me declarar fã dele há uns anos atrás), mas sim porque o cara era fantastico mesmo.
Perfeito, sempre com obras geniais??? Não. Mas no balanço geral de sua obra, na avaliação daquilo que era ruim, bom, otimo, e genial; o saldo de coisas ótimas e geniais prevalece (ao menos pra mim).

Ah!! E para um artista, "decadente", em "declinio"... , vender TODOS os ingressos de 50 shows, mesmo antes de ao menos um deles já ter sido realizado (para que se comprovasse sua qualidade, ou falta de), até que não tá ruim, não, né!!???




P.S.
Abaixo dois links, com declaração atribuida, mas sem comprovação da veracidade, a Jordan Chandler, o primeiro garoto "abusado", que diz que tudo foi uma farsa orquestrada pelo seu pai, que queria deixar de ser pobre:

http://trashselector.com/evan-chandler-i-lied-for-my-father-im-sorry-michael/

http://cinemagia.wordpress.com/2009/06/27/jordan-farsa/

Eu não faço a mínima ideia, se Michael Jackson era culpado ou não das acusações contra ele, e provavelmente Jordan Chandler não tenha dado tal declaração, e que a mesma seja de autoria de algum fã mais apaixonado ou de algum idiota e/ou mau-caráter, etc, mas que há pessoas que por dinheiro, são capazes de tudo, disso eu não tenho dúvida nenhuma.
.
.
.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

XBOX - Como instalar jogos no HD via rede

Neste texto publicarei um pequeno tutorial de como instalar/transferir jogos para Xbox (o primeiro Xbox), para o HD do mesmo, sem precisar usar o DVD (disco e/ou drive de leitura).

Eu prefiro transferir os jogos para o HD do Xbox e jogar a partir do HD, ao invés de usar o driver de leitura de DVD para isso, pois além de poupar o drive ("aumentando" sua vida útil) e os discos também; evita erros de leitura, por disco arranhado, e consequentemente travamentos dos jogos, irritação, etc.
E há casos em que a quantidade de dados do game a se gravar, é maior que a capacidade de armazenamento de um DVD 5 (4,7 GB), como no caso do game " Conker, Live and Reloaded".
Tornando, talvez, essa opção de transferir/instalar o game diretamente do seu computador para o Xbox, via rede, uma melhor alternativa.

Para isso são necessários:
1. Um console Xbox modificado por chip ou por software ( o Xbox original, que eu saiba, não permite instalar/transferir os jogos para o Hd, somente os "saves" ), com um HD de grande capacidade. O meu é modificado por chip, com HD de 80 GB.

2. A imagem do jogo em formato .iso ( as imagens dos jogos do Xbox, são na verdade arquivos xiso, porem a extensão, também é .iso, e podem inclusive serem queimadas/gravadas com qualquer programa de gravação de discos DVD/CD. Eu, particularmente uso o Ashampoo Burning Studio 2009 )

3. Qwix101 or xISOv115 or MagicISO ou um outro programa (eu uso Qwix101) que possa extrair e fazer um arquivo XISO. Busque em sites de pesquisa por Qwix101 .

Uma boa opção para assuntos/arquivos relacionados ao Xbox, são os sites:
http://www.xbox-scene.com/

http://xbox360.console-tribe.com/

de onde, inclusive, baixei o Qwix101, através do link abaixo:
http://downloads.xbox360-tribe.org/index.php?act=view&id=683

4. E obviamente, seu Xbox deve estar com a rede configurada. Senão estiver e você não souber como faze-lo, pesquise em sites de busca, que encontrará como configurar.

Como o HD que veio com meu Xbox "morreu" usei o "Auto-Installer.Deluxe.v4.50.FINAL.Xbox-Hq", para instalar a Dashboard / configura-lo, com um novo HD (IDE de 80 GB). Instalei a dashboard "UnleashX V0.38 ".

Dashboard, para aqueles que não sabem, é o painel de controle do Xbox. Pode se dizer que é uma espécie de sistema operacional do console, o programa que permite ao usuário interagir com seu console e controla-lo, executando/rodando os jogos e demais aplicativos, porventura instalados.

(clique nas imagens para amplia-las)

Abra o Qwix 1.01
Clique em "Add" , para adicionar uma conexão com o seu Xbox



Na janela que se abre, digite nos campos:
- em "Description" um nome para a conexão (eu nomeiei de: xbox);
- em "Xbox IP" digite o endereço IP de seu Xbox;
- em "Port" digite a porta da conexão de rede de seu Xbox;

clique em "Test Connection"



Se estiver tudo ok, surgirá essa janela:



Clique em OK, depois em OK de novo, e está pronta a configuração de conexão do Qwix 1.01 com o seu Xbox

Clique em "Load ISO" ...



... e navegue até a pasta que contem o arquivo .iso do jogo que deseja instalar;



Em "Main Folder" escolha em que partição e pasta de seu Xbox, deseja instalar seu jogo,



Clique agora em " FTP Upload All" , e a janela de transferência surgirá,



terminada a transferência dos arquivos para o Xbox, surgirá essa janela:



Clique em OK, e pronto, o jogo já está em seu Xbox. Reinicialize seu Xbox, e voce já pode partir para a jogatina :)...

Veja algumas telas do jogo instalado/rodando em minha TV:





Bem é isso. Espero que seja útil ... :>) ...
--------------------------------------
ATUALIZAÇÂO em 16/05/2010:

Dica:
Ótimo site brasileiro dedicado ao Xbox, com vários jogos para se baixar, além de tutoriais diversos, utilitários, etc.
Vale a pena uma visita por aqueles que possuem um Xbox.
Eis o link:
http://xboxgamesrp.blogspot.com/




terça-feira, 19 de maio de 2009

terça-feira, 12 de maio de 2009

Como salvar os drivers do seu computador

Esta dica é para computadores com o Windows 98/SE/ME/2000/XP/2003/Vista/7/ de 32 ou 64 bits.

Quando precisamos formatar algum computador, uma providência que deve ser tomada é fazer o back-up dos drivers do computador, para reinstala-los, após reinstalação do sistema operacional.

Segundo a wikipedia a expressão back-up, significa:
Em informática: cópia de segurança. É a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados.

Eu uso para esse fim o software gratuito "Driver Magician Lite" que pode ser baixado no endereço oficial do programa: http://www.drivermagician.com/Lite.htm
Com uma busca em sites de pesquisa, pela internet você encontrará outros sites onde o "Driver Magician Lite" pode ser baixado.

Há uma versão paga, "Driver Magician", que traz mais recursos, porém a versão Lite atende perfeitamente o objetivo de salvar seus drivers para uma posterior reinstalação dos mesmos.

Após instalar o "Driver Magician Lite" execute-o, e após um tempo irá surgir uma tela/janela exibindo todos os drivers de dispositvo de seu computador. Aqueles marcados em vermelho são os drivers não contidos nativamente no Windows, ou seja, são aqueles que após a formatação e reinstalação do Windows, deverão ser reinstalados pelo usuário. Pode-se salvar somente esses drivers destacados em vermelho, selecionando-os, porém eu prefiro salvar todos os drivers, optando por selecionar todos, clicando em "Select All".


Tela exibindo os drivers encontrados.

Em seguida clique em "start Backup", escolha uma pasta onde salva-los e aquarde o termino do processo.
Salve esses driver em um CD/DVD, pendrive, outra partição, HD, etc. Somente não vá deixa-los no HD e/ou partição que será formatada, né!?


Tela para escolha da pasta onde serão salvos os drivers.



Tela final, indicando sucesso no processo de extração/salvamento dos drivers.

Após a reinstalação do Windows basta navegar até a pasta, que contem os drivers salvos, correspondente ao driver de dispositivo que se deseja instalar.