domingo, 13 de julho de 2014

Deus em último lugar

Deus em último lugar.
Os seres humanos em primeiro.

Por que se preocupar, e se esforçar para por Deus em primeiro lugar? Por que um ser com Todo o Poder possível e impossível, precisaria que eu ou qualquer outro o pusesse em primeiro lugar, nas minhas preocupações, pensamentos, afazeres, vida?
Ele é Deus. Não precisa de mim ou de ninguém pra nada, E não há nenhuma necessidade que ele possa ter, que ele mesmo não possa se suprir. Mesmo porque, não creio que Deus passe por alguma necessidade.
E por que ele me puniria, ou no máximo se omitiria diante de uma dificuldade que eu venha a passar, por não pô-lo em primeiro lugar? Ou não nos recompensaria nessa e/ou em outra vida? Vaidade? Egocentrismo? Carência? Ira por ingratidão? Deus passa por esses sentimentos, emoções?

Ele me (nos) puniria apenas por não pô-lo em primeiro lugar? Mesmo que eu seja uma pessoa honesta, trabalhadora, solidaria e fraterna com meu próximo, que aja em função de ajudar os menos favorecidos? Só por não adorá-lo sobre todas as coisas?

E o que vem a ser por Deus em primeiro lugar? Fazer sua vontade? E qual essa vontade? O que quer Deus que façamos? Onde estão essas instruções? Em seu livro sagrado? Qual deles? Qual das inúmeras versões, traduções, interpretações, modificações desses livros sagrados, que chegaram até nós? E há certeza absoluta da autoria desse(s) livro(s) "sagrados"?

Bem, enquanto Ele não apresenta essa resposta, e em razão Dele ser onipotente, onisciente, onipresente, eterno e por isso não precisar de nós para nada, creio que devemos por em primeiro lugar o ser humano, nós. Nós passamos fome, dor, sofrimentos. Nós temos necessidades, e não somos onipotente, onisciente, onipresente, e até onde se sabe, não somos eternos.

Até onde se sabe essa vida é única. E nela que podemos e devemos buscar ser felizes. Ponha você e seu próximo em primeiro lugar. Vamos concentrar forças para tornar nossas vidas melhores. Vamos por o ser humano e esse planeta, sua natureza, em primeiro lugar. Para o beneficio mútuo. Deus não vai ficar com "raivinha" de ficar em último lugar em sua vida. Se for um Deus onipotente, onisciente, onipresente, eterno e realmente justo e amoroso, não se preocupe, ele não vai te punir por isso.

Mesmo por que em um trecho desses livros sagrados (ao menos em uma das versões que chegou até nós) diz que se você quer agradar a Deus, agrade o seu próximo:

"Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.

Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?

E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes."
Mateus 25:35-4 - NT



Nenhum comentário: