sábado, 17 de maio de 2008

Sucesso, é viver feliz com cada vez menos

Acho legal, parabenizo pelo sucesso, quando alguém vence metas e ganha mais dinheiro, bens materiais... mas eu fico assustado como tudo gira em torno do dinheiro, mais dinheiro, ultra-dinheiro, o DEUS-DINHEIRO. Como se venceu metas (ou seja, ganhou-se mais dinheiro), então palmas para todos.
Ok, eu sei em que mundo nós vivemos; todos temos que pagar contas, sobreviver; todos gostamos e merecemos conforto e infelizmente nesse mundo capitalista em que vivemos somente dinheiro nós proporciona isso, mas me assusta e deprime essa associação entre sucesso/felicidade atrelado a cada vez mais dinheiro. Essa competição infindável, essa infinita "bateção" de metas...

Não me recordo exatamente as palavras, mas Sócrates (o filósofo grego) pregava a ideia de que devemos ter como meta, viver com cada vez menos bem materiais, buscar o desapego total da matéria. Sucesso então seria viver com cada vez menos e não cada vez mais bens materiais. Os bens materiais nos escravizam, vivemos em função de acumula-los, o ideal, segundo Sócrates, seria conseguir viver bem e feliz com cada vez menos. Com quanto menos conseguirmos viver bem, mais se revelaria o nosso sucesso, a nossa superioridade. Ele pregava até se desfazer das próprias vestimentas, andar nu, com somente o seu corpo e sua mente como patrimônio...

Bem, filósofos e suas filosofias!!! Muito bonito na teoria, mas na prática...
Muito embora eu viva também acumulando bens materiais e tenha uma boa dose de apego a eles, viver de acordo com essa cartilha "Socratiana" é a meta, que acho, devemos buscar.

Nenhum comentário: