domingo, 22 de junho de 2014

CFTV - DVR - Vigilância

Circuito fechado de TV (CFTV) baseado em DVR [Digital Video Recorder (Gravador digital de vídeo)]

P.S. HÀ ATUALIZAÇÃO (em 05/12/2015), sobre conexão remota via rede local wi-fi (role o texto para lê-la, quase ao fim do mesmo):

Àqueles que se interessam por instalar em suas residências ou empresa um equipamento de vigilância, postarei aqui um breve artigo (meio tutorial) sobre o tema com base no sistema que instalei em casa, mas sem esgotar abranger a totalidade do tema, mesmo porque não o domino integralmente.

Hoje em dia (postagem escrita em junho de 2014) os preços dos equipamentos estão bem acessíveis. Com cerca de R$1.000,00 se instala um sistema com 4 canais (cada canal corresponde a uma câmera de vídeo), com duas câmeras coloridas com infravermelho (IR, para uso à noite ou em ambientes sem luz), para uso tanto interno quanto externo, e os cabos, conectores, fontes de alimentação, baluns (para converter a impedância, caso se use cabos de rede de par trançado UTP que possuem impedância de 100 Ohms, ao invés de cabos coaxiais de 75 Ohms de impedância. Eu usei cabos de par trançados utp categoria 5e) necessários. Não estou contando com o preço da mão de obra de instalação, pois eu mesmo (que sou técnico em eletrônica/informática) fiz a instalação. Há também o custo do HD, caso se queira gravar os videos (se não quiser gravar não precisa de HD, mas recomendo veementemente um HD de cerca de 1 Terabyte. Pode ser menor ou maior, mas confira o tamanho máximo e mínimo que seu DVR suporta. O meu aceita HD de no máximo 2 Terabytes.).
Os equipamentos, também, são atualmente de tamanhos reduzidos, ocupam pouco espaço. Há câmeras menores que uma caixa de fósforos das pequenas e os aparelhos de DVR são do tamanho de um DVD ou Blu-Ray player.

Na verdade pode sair até mais barato, pesquisando preços e/ou optando-se por equipamentos mais baratos. Estou me baseando em equipamentos da Intelbras, considerado por técnicos, instaladores como os melhores equipamentos de CFTV no mercado nacional. Ao final do artigo postarei links para compra/preços dos DVRs e câmeras da intelbras.

O meu aparelho de DVR é:

- Intelbras VD 8E 240 C, de 8 canais de vídeo, 4 entradas de áudio, 1 saída de áudio, 8 entradas de alarme e 3 saídas de relé, e mais alguns recursos.

E minhas câmeras (duas) são:

- Intelbras VM S3020 IR, lentes de 2,8 mm, resolução de 600 linhas, 20 metros de alcance IR (Infravermelho), uso interno e externo, índice de proteção IP 66;

. Intelbras VM S3020 IR, lentes de 3,6 mm, resolução de 600 linhas, 20 metros de alcance IR (Infravermelho), uso interno e externo, índice de proteção IP 66;

- com um HD Seagate de 1 Terabyte.

[preferiria o DVR modelo VD 8E 240 (sem o C), mas o mesmo saiu de linha e não se encontra mais à venda (o próprio VD 8E 240 C, também foi descontinuado. Custei a encontrá-lo). O VD 8E 240 possuía alem de 8 canais de vídeo, 8 canais de entrada de áudio e duas de saídas de áudio (esse meu tem 4 de entrada áudio e uma de saída de áudio), e saída HDMI (com uma das saídas de áudio) com resolução de vídeo de 1920x1080, além das saídas de videos VGA e BNC. A propósito, BNC é a conexão com pior qualidade de vídeo (vídeo composto). (A resolução de saída máxima do meu é 1280 x 1024 pixeis e apenas saídas VGA e BNC, e não tem HDMI). Já a qualidade/resolução dos videos gravados são as mesmas pra ambos];

Há aparelhos, tanto da Intelbras, quanto de outros fabricantes, melhores, com mais qualidade, mais resolução, recursos, etc., do que esses, como inferiores, também.

Ah! não sou funcionário e nem ganho nada da Intelbras; apenas optei/gostei do seu produto (com algumas ressalvas, que postarei adiante, principalmente referente ao acesso remoto via internet).

Porém, não creio que a instalação exija muito conhecimento técnico, que impossibilite uma pessoa sem formação técnica de faze-la por si própria. Acredito que basta apenas um pouco de boa vontade em pesquisar/estudar pela internet e disposição para por mãos a obras. Encontra-se no youtube vários videos-tutoriais ensinando todo o processo de instalação. Postarei alguns vídeos aqui  mais ao final desse artigo.
A parte mais mais chata, trabalhosa, desgastante, ao menos para mim, é passar o cabeamento, furar parede para fixar as câmeras e/ou cabos. Obvio que um profissional da área é o mais indicado para a instalação.

Um cuidado especial deve ser dado a escolha das câmeras em relação à suas lentes, no quesito distância focal, que, em geral, são encontradas no mercado com valores de 2,8 mm, 3,6 mm, 6 mm (há outros valores, maiores e menores, mas esse são os mais comuns, que encontrei, mas não rodei muitas lojas, no entanto). Há outros parâmetros a ser observados nas câmeras, mas não vou me ater a eles nesse artigo, porém citarei alguns:

- Linhas de resolução horizontal: Quanto maior, melhor a qualidade de imagem. Minhas câmeras possuem 600 linhas);

- Sensor de imagem: Os mais comuns são de 1/3 e 1/4. Opte, se possível, por sensores de 1/3 pois são melhores, geram imagens de melhor qualidade por terem uma área maior para captação da luz;

- Sensores CCD e CMOS: Se refere ao tipo de tecnologia utilizada nos sensores que captam a luz, ou seja, que geram a imagem. Opte por sensores CCD, pois são superiores em qualidade de imagem que os CMOS. Há no entanto uma disputa entre as duas tecnologias, e já li alguns artigos dizendo que atualmente já há sensores CMOS superiores em qualidade que os CCD, porém, em geral no nosso mercado, as câmeras com CCD, apresentam um custo-beneficio melhor (mas nesse universo da tecnologia, tudo é temporário).

- BLC (BackLight Compensation - Compensação de Luz de Fundo);

- Grau (ou Índice) de Proteção. As minhas possuem índice de proteção IP 66. Esse índice se refere a capacidade da câmera de suportar a exposição as intempéries do ambiente externo, chuva, vento, poeira, etc., sem necessidade caixas de proteção. Claro que quanto mais proteção melhor, inclusive para evitar roubo da câmera (que ironicamente tem como principal função, segurança contra roubo :) ;

- etc.

Vamos ao significado de alguns termos/siglas:

CFTV: Circuito Fechado de Televisão;

DVR: Digital Video Recorder (Gravador digital de vídeo);

Stand Alone: Autônomo. [no contexto, significa um aparelho que funciona sozinho, sem necessidade de estar ligado a, por exemplo, um computador. É o DVR, que faz todo o processo de monitoria, visualização, gravação, de forma autônoma, sem precisar de nenhum outro equipamento auxiliar ou complementar. Obviamente é necessário conectar a ele as câmeras para captar a imagem, um monitor de vídeo (que pode ser uma TV que possua o conector de entrada correspondente (em geral VGA, BNC e nos mais recentes HDMI),  para visualizar as imagens geradas pelas câmeras, e, caso se queira também captar o som, um módulo de áudio para CFTV.]

Canal: cada uma das entradas/saídas de vídeo (e em alguns aparelhos, de áudio, também).

- Microfone / Módulo de áudio:  O Microfone (também chamado de módulo de áudio, por algumas fontes) , ao menos o que comprei, é uma caixinha do tamanho aproximado de uma caixa de fósforos (mas há maiores e menores), que deve ser instalado (pode ser parafusado) no local de onde se queira monitorar e gravar o áudio, em geral próximo à câmera localizada na área de onde se queira, também, monitorar e/ou gravar o áudio. O meu microfone tem área de captura do áudio de 150 metros quadrados. Há inclusive a possibilidade de conversar com alguém via microfone (e alto-falantes). Há, também câmeras que possuem microfone embutidos.
Abaixo imagens do microfone que instalei e do seu manual:



























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ATUALIZAÇÃO (QUINTA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO DE 2020):

Testes de captura de audio com o microfone para CFTV MIC 3080 Intelbras:
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O DVR

Os aparelhos da Intelbras (e demais DVRs, porém os recursos variam de modelo para modelo e entre fabricantes) possuem inúmeros recursos, dentre os quais destaco alguns (retirados do manual do DVR):

- Algorítmo de compressão H.264 ideal para DVRs Standalone.

- Gravação por detecção de movimento. 330 (22 x 15) zonas de detecção com 6 níveis de sensibilidade configurável por canal (pode-se escolher, dentro de uma matriz com 330 quadrados, quais pontos/áreas da imagem serão gravadas, evitando-se, por exemplo, uma área em que passe carro a todo momento, evitando assim esgotamento do espaço do HD com gravações inúteis).

Veja na na imagem 01 abaixo, a matriz para seleção da área em que haverá gravação de imagem, caso se detecte movimento. A área em rosa é a que sera gravada caso haja movimento nas mesmas. Ah! Dá pra ver a imagem sob a matriz, para se selecionar, eu que optei por fotografar, para ilustrar esse recurso, um canal em que não havia câmera conectada (e consequentemente, não havia imagem a ser gravada/visualizada).

Imagem 01


Detecção/acionamento de alarmes e/ou ativamento de algum equipamento (inclusive outra câmera), e/ou alerta/envio de mensagem de email, captura de foto, etc. em casos de:.

- Detecção de Perda de vídeo: por exemplo, caso alguém desligue, corte os cabos da câmera.

- Detecção de Mascaramento de câmera: por exemplo, caso alguém cubra a câmera com alguma coisa.

- Exibição e gravação de imagens em tempo real.

- Função Pentaplex: reprodução de imagens ao vivo e gravadas, gravação, backup e acesso remoto.

- Controle de Pan/Tilt/Zoom (PTZ) com 38 protocolos suportados. As câmeras speed dome Intelbras modelos VSD 1000 26X, VSD 1000 36X e VSD 1000 36X IP conectadas a este DVR e utilizando o protocolo INTELBRAS-1 suportam a função de posicionamento inteligente 3D na tela.

Uma explicação, minha, do que significa PTZ (Pan/Tilt/Zoom):
Há câmeras que possuem a possibilidade de movimentação (há um motor interno).

. Pan (panorâmica), permite que a câmera gire no eixo horizontal, possibilitando uma visão de todo o campo horizontal da área monitorada;

. Tilt, permite que a câmera incline/movimente-se para cima e para baixo no eixo vertical, possibilitando uma visão de todo o campo verical da área monitorada;

. Zoom, permite que se aproxime ou se afaste a imagem, dentro da capacidade de aproximação/afastamento da câmera.
Câmeras PTZ, são muito legais, práticas, mas costumam ser bem caras, e costumam atrair ladrões, que a roubam.

- Métodos de backup de fácil utilização através de dispositivos USB e download por rede.

- Acionamento de alarmes com notificação através de mensagem em tela, mensagem via email, disparo de reles e acionamento PTZ.

- Servidor web incorporado para acesso remoto ao DVR.

- Software cliente para controle, operação e visualização das imagens simultaneamente de toda a linha de DVRs INTELBRAS. O software é disponibilizado gratuitamente (verifique no site da INTELBRAS o arquivo para download ou no CD que acompanha o produto).

- Software para monitoramento via celular. Verifique regularmente no site Intelbras os modelos de celulares suportados e respectivos softwares para instalação.

- Resolução de vídeo em pixels (dos videos que serão gravados pelo DVR. Há DVR que gravam em maior ou melhor qualidade de imagem. O VD 8E 240 C possui uma qualidade média ):

. D1 (4CIF) – NTSC/PAL = 704 x 480/704 x 576
. 2 CIF - NTSC/PAL =  704 x 240/704 x 288
. CIF – NTSC/PAL = 352 x 240/352 x 288
. QCIF – NTSC/PAL = 176 x 120/176 x 144

- Qualidade: 6 níveis configuráveis individualmente por canal, resultando na alteração do tamanho do arquivo de vídeo.

- Máscara de privacidade: 4 zonas configuráveis por canal. Permite que determinada área não seja exibida na tela do monitor e nem gravada (por exemplo uma área em que haja uma janela que dê vista para um quarto).

- Câmera oculta: Câmera oculta para determinados usuários.

- Além de vários outros recursos.

Câmeras - Lentes

Vamos agora falar das lentes das câmeras, que foi/é o item que tive/tenho mais dificuldade de determinar/escolher. Vou me ater apenas à distância focal das lentes. Há câmeras com distância focal variável, varifocal, indo de um valor mínimo até um valor máximo, nas quais se pode regular a distância focal desejada, porém vou me ater àquelas com distância focal fixa.

Deve-se escolher a câmera com as lentes com distância focal adequada à área que se deseja monitorar e o grau de aproximação do objeto/assunto que se quer visualizar/gravar. A distancia focal (e o tamanho do sensor também, 1/4, 1/3, etc.) determina qual área será visualizada/gravada. Ou seja, vai ser visualizado todo um pátio ou apenas uma porta de entrada/saída, ou uma sala, ou um cômodo em que haja um bebê, por exemplo.
Se se quer ver um objeto distante, aproximá-lo, deve se optar por lentes com distancia focal maiores que aproximadamente 5 mm (ou que sejam equivalente a um campo/ângulo de visão de 50° (graus), que é o campo de visão do olho humano), por exemplo, 8 mm, 12 mm, quem irão aproximar (dar um zoom) na imagem. Já se objetivo é ver uma área mais ampla, deve se optar por lentes com distancia focal menores que 5 mm, por exemplo 3,6 mm, 2,8 mm, que abrangerão uma área maior, mas afastarão, diminuirão os objetos no quadro, podendo dificultar, por exemplo, que se identifique uma pessoa.

Como referência (isso varia um pouco entre as câmeras), vejam a relação entre Distância Focal e Ângulo de Visão das lentes de umas câmeras da Intelbras:

- Lente com distância focal de 2,8 mm = Ângulo de visão 78º
- Lente com distância focal de 3,6 mm = Ângulo de visão 65º
- Lente com distância focal de 6 mm = Ângulo de visão 42º

Como disse, é onde encontrei mais dificuldade para fazer escolha correta para o meu objetivo.

Para ajudar a compreender vejam abaixo imagens coletadas em sites pela internet, comparando/ilustrando os campos de visão e aproximação de cada lente (clique nas imagens para ampliá-las):


Imagem 02 

Imagem 03 

Imagem 04 

Imagem 05 

Imagem 06

Acesso Remoto [Atualização no fim desse tópico]

Esse é um quesito em que não obtive 100% de sucesso.
Embora consiga acessar/visualizar as câmeras pela rede local (LAN), não obtive sucesso em fazê-lo via internet, tanto pelo computador de mesa (Desktop/Notebook), quanto por dispositivos móveis, smartphones ou tablets.
Embora a configuração esteja correta, tanto no DVR quanto nos aparelhos (desktops e dispositivos móveis), sempre ao tentar me conectar, visualizar as imagens das câmeras por esses equipamentos via internet, seja usando Windows ou Linux, não obtenho sucesso e recebo a seguinte mensagem:
"Falha no login"

Isto me deixou bem frustrado, pois um dos principais motivos de adquirir e instalar um DVR em casa, foi justamente o acesso remoto, de qualquer lugar com acesso à internet, de modo a monitorar minha à distância.

Ainda, não encerrei minhas tentativas de acesso via internet, pois posso estar cometendo algum erro, que ainda não percebi, embora não acredite que seja erro meu, não por me julgar infalível, mas por, pesquisando pela internet rapidamente, ter encontrado várias pessoas com exatamente o mesmo problema. E também, ainda não busquei o suporte da Intelbras, e devo fazê-lo caso não consiga exito por conta própria. E farei, também, uma pesquisa pela internet afora, para ver se encontro a solução.

Caso não consiga solucionar esse problema, estou pensando seriamente em trocar de aparelho e/ou de modelo, fabricante. O equipamento é recente, menos de um mês de uso.

Essa é até o momento a ressalva mais grave em relação ao DVR da Intelbras. Caso solucione o problema postarei aqui.

ATUALIZAÇÃO (em 28/06/2014):

Consegui acessar via internet pelo aplicativo da Intelbras em um telefone celular com Android 4.0.3. O aplicativo Intelbras iSIC5.
Mas as vezes ainda surge a mensagem "Falha no login", e não consigo acesso às câmeras, mas na maioria das vezes consigo acesso.

Porém há um "problema" que me parece que é normal do aparelho, mas que acho absurdo. Não consigo acessar as câmeras se estiver usando minha rede LAN, em que o DVR também esteja conectado, para isso. Somente consigo acesso às câmeras se estiver em outra rede, que não a mesma do DVR. Por exemplo, só consigo acesso às câmeras através da rede 3G do meu telefone. Ou seja, se estiver em casa dentro da área de cobertura da minha rede WiFi, mas em um comodo sem computador de mesa, para acessar via LAN no internet Explorer (que aliás é o único que consegue acesso às câmeras via LAN, outro erro, ao meu ver. Parece que há um plugin para o navegador Google Chrome, que permite acesso por ele, mas não testei ainda.), e quiser visualizar as câmeras, terei que gastar os dados do meu pacote de dados da operadora de telefone celular, que além de mais lenta que uma rede LAN (com ou sem fio), não e nada barata, né?! Enfim, frustante.

Ainda não tive a oportunidade de tentar acesso pela internet via navegador (browser), somente pude faze-lo via aplicativo para Android. Tentei de meu próprio computador, mas como ele está na mesma rede LAN do do DVR, não tive sucesso. Não sei afirmar se foi por esse motivo, mas como não tive acesso, ainda a um PC de mesa em outra rede LAN, não pude testar esse modo de acesso. Mas vou faze-lo e posto aqui os resultados.

Firewall:
Não tenho certeza se é necessário liberar o DVR/portas também no firewall (no meu caso somente o do Windows 8), mas por via das dúvidas, liberei. Há tutoriais pela internet ensinando como liberar um aplicativo/portas no firewall.

Algumas observações importantes para se configurar corretamente seus equipamentos para acesso às câmeras via internet.
Deve-se configurar corretamente o DVR, e também abrir as portas correspondente no seu roteador. Por exemplo, se seu domínio (configurado no DVR) utiliza as portas 81 e 3780 (valores inventados agora, só para exemplificar, nem sei se são possíveis), você deve abri-las no seu roteador. Cada roteador tem um forma de liberar portas, embora similares, não são idênticas. Você vai ter que pesquisar como faze-lo no seu roteador, Segue link de como faze-lo no roteador Thomson TG508:
http://womni.blogspot.com.br/2009/12/thomson-tg508-liberando-portas.html

Eu liberei as duas portas tanto no protocolo TCP quanto no UDP.

Você pode checar se suas portas estão abertas para o seu domínio na página abaixo:

http://www.yougetsignal.com/tools/open-ports/

O vídeo da Intelbras explica como se configurar o acesso remoto (tá embutido no post, também, mas abaixo):

Como configurar acesso remoto DVRs Intelbras

https://www.youtube.com/watch?v=GyfIEgKfIuo

Outra observação:
Ao se inserir os dados para acesso remoto em seus telefones/dispositivos móveis, tomem cuidado de observar se não foi inserido nenhum espaço em branco no texto/caracteres que se está inserindo. É que esses dispositivos móveis costumam querer te auxiliar e prever o que será inserido e costuma acrescentar dados, as vezes sem percebermos, principalmente após o ponto.
por exemplo, o endereço:

seudominio.ddns-intelbras.com.br

pode ficar assim:

seudominio. ddns-intelbras. com. br

Ficando assim não vai conectar mesmo. Então fique atento.

Qualquer outra novidade, posto aqui.

FIM DA ATUALIZAÇÃO (em 28/06/2014):

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ATUALIZAÇÃO (em 05/12/2015):

Finalmente consegui visualizar as imagens das câmeras pelo celular usando minha rede local sem fio wi-fi (e não via conexão 3G, consumindo meu pacote de dados).
Usando o aplicativo para Android "Intelbras iSIC6", acabei por acaso descobrindo onde estava errando.
Obs.: Meu smarthphone usa o Android 5.0 (Lollipop).

Estava tentando acesso as câmeras pela minha rede sem fio usando o domínio da Intelbras, algo do tipo:

seudominio.ddns-intelbras.com.br

Porem pra rede local wi-fi local deve-se usar na opção "Gerenciar Dispositivos", no campo IP de configuração do aplicativo, o endereço IP  local configurado em seu DVR. Exemplo:

192.168.2.100
 e também a Porta configurada em seu DVR (a mesma usada com o domínio Intelbras).

Assim conseguirá monitorar/visualizar as imagens de suas câmeras, em seu dispositivo móvel via rede local sem fio wi-fi.

Algo chato, é que deve se alterar/voltar o IP no aplicativo do dispositivo móvel para o domínio da Intelbras (seudominio.ddns-intelbras.com.br) sempre que estiver fora do alcance da sua rede rede  wi-fi para poder visualizar as imagens das suas câmeras, usando assim a internet/pacote de dados da sua operadora de telefonia.

P.S. Um conhecido meu disse que consegue visualizar as imagens das câmeras em seu smartphone tanto via rede sem fio local, quanto via 3G da operadora de telefonia, sem precisar ficar trocando de IP para domínio nas configurações do aplicativo. Ele usa o endereço IP de internet que é gerado pelo seu provedor sempre que você acessa a internet pelo modem da operadora de telefonia (e que, em geral, embora dinâmico, não muda, enquanto você não desligar ou desconectar o modem).

Porém, testei em meu aparelho e não obtive sucesso.
Pode ser alguma configuração extra que não fiz, pois não tive acesso à todas as configurações do smarthphone desse amigo (ele apenas me disse que usava o IP da internet, e vi rapidamente na tela de configurações do aplicativo que estava um número de IP, que parecia ser o da internet), e muito menos as do seu DVR, que também pode ter mais algum item de configuração que precisa ser efetuado. Mas não encontramos, ainda, tempo pra checar mais detalhadamente item por item das configurações em ambos os aparelhos.

Enfim, no momento, prossigo cambiando entre o IP local, quando estou em casa e o domínio quando estou fora do alcance da minha rede sem fio.

FIM DA ATUALIZAÇÃO (em 05/12/2015):

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Segue links para compra/preços dos DVRs e câmeras da intelbras:

DVR Intelbras VD3004 - 4 canais com rede e áudio - H.264

R$399,00

http://www.dhcp.com.br/dvr-intelbras-vd3004-4ch-com-rede-e-audio-h-264.html

DVR Intelbras VD3008 - 8 canais com rede e áudio - H.264

R$663,00

http://www.dhcp.com.br/dvr-intelbras-vd3008-8ch-com-rede-e-audio-h-264.html

DVR Intelbras VD3016 - 16 canais com rede e áudio - H.264

R$939,00

http://www.dhcp.com.br/dvr-intelbras-vd3016-16ch-com-rede-e-audio-h-264.html

Câmera vídeo color 3,6 mm VMS3020 IIntelbras
Por: R$ 156,37 à vista

http://www.lojaeletrica.com.br/camera-video-color-36mm-vms3020-intelbras,product,2550600400161,dept,19002.aspx

Câmera Intelbras VMS3020 para Segurança Eletrônica com Infra-Vermelho
(sem estoque no momento dessa pesquisa)

http://www.dhcp.com.br/camera-intelbras-vms3020-para-seguranca-eletronica-com-infra-vermelho.html

Site da Intelbras:

http://www.intelbras.com.br/

Videos Tutoriais

Deixo aqui alguns vídeos tutoriais sobre CFTV:

DVR Intelbras (Instalação, Configuração e Acesso Remoto) 1 de 4 -

https://www.youtube.com/watch?v=3uBm6MhWqEM



DVR Intelbras (Instalação, Configuração e Acesso Remoto) 2 de 4 -

https://www.youtube.com/watch?v=_RYVULawNyI



DVR Intelbras (Instalação, Configuração e Acesso Remoto) 3 de 4 -

https://www.youtube.com/watch?v=ntZwulvc89A



DVR Intelbras (Instalação, Configuração e Acesso Remoto) 4 de 4 -

https://www.youtube.com/watch?v=5VxlG7M4-30




Um vídeo do canal no youtube da Intelbras:

Como configurar acesso remoto DVRs Intelbras

https://www.youtube.com/watch?v=GyfIEgKfIuo



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P.S. Desculpem algum eventual erro de ortografia, gramática. Escrevi meio rapidamente. Posteriormente farei uma revisão do texto e tentarei eliminar o máximo possível de erros (alguma coisa sempre fica :(... :).

3 comentários:

manoel cavalcante disse...

Boa noite (pelo horário que postei).
Sou Manoel, eu já havia assistido alguns desses vídeos que vc postou, e agora lí esse tutorial.
muito legais os seus posts, já me ajudaram muito.

Queria saber se vc poderia me ajudar com uma dica!
fiz a troca de conectores de numa Speed Dome intelbrás vsd 1000 , e fui ativar a função auto-scan, e acabei acessando o preset 95 (menu de configuração da camera), e não consigo saír desse menu. vc poderia me ensinar como sair dele.
pois, não aparece as opções: EXIT, SAVE, QUIT e nem muda de tela, ficou parado numa única tela com o nome MENU , e nela eu consigo acessar as configurações existente: canal, id, zoom, e outros, mas não consigo mais saír dessa tela.
se puder me ajudar eu agradeço muito.
OBS. só consigo acessar essas configurações pela mesa controladora.
o mouse só funciona nas configurações do dvr.
Grato, e parabéns pelos posts.

William disse...

Saudações, Manoel.
Desculpe a demora para responder.
Infelizmente não saberia te auxiliar. Como disse não sou um expert nesses equipamentos. Apenas instalei aqui em casa e quis repassar um pouco da minha experiência com os mesmos.
Creio que você encontrará respostas as suas duvidas junto ao pessoal da Intelbras. Tente se comunicar com o suporte deles.

Unknown disse...

Bom dia Willian, agradeço a preocupação e o interesse em tentar me ajudar, mas tive que procurar a assistência intelbrás mesmo, e já resolví!

mesmo assim agradeço a atenção, um abraço!