quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Tarcísio Meira

Eu gosto do Tarcísio Meira. 

Assistam meu vídeo em homenagem à Tarcísio Meira, por ocasião do seu triste falecimento; Tarcísio Meira - Me chama de Glória - O Ator, O Astro:

   

 Acho que ele tem uma presença magnética. É dono de uma beleza máscula, forte, tem uma presença que exala autoridade, força, liderança. Mesmo hoje, quando ele surge na tela, paro para assisti-lo. Não sei dizer se ele é um ator melhor ou pior que qualquer outro. Alías não sou muito bom em discernir um grande ator de um considerado ruim (costumo sempre achar que o papel é que pede aquela "atuação" ).

O que sei é que Tarcísio tem o efeito, ao menos em mim, de atrair os olhares. Fiquei contente de ve-lo na atual novela das oitos, " A Favorita", e ainda por cima ao lado de sua eterna Glória Menezes, que também é outro "monstro sagrado" da TV brasileira. Tarcísio Meira, foi o maior galã brasileiro dos anos 70 e 80. Principal protagonista de nossas tele-novelas. Hoje, mesmo que não seja mais o principal protagonista das novelas que participa, ainda é um nome que engrandece qualquer obra dramatúrgica.

Em geral foi o "mocinho" dos teledramas de que participou, mas um dos seus trabalhos que mais me impressionou foi o seu "Dom Jerônimo Taveira" da minissérie " A Muralha". Um vilão. Ele está amedrontador nessa minissérie, uma fantástica atuação.

   
Tarcísio Meira como "Dom Jerônimo Taveira" e Letícia Sabatella em "A Muralha" 















Sem contar que foi um dos homens mais bonitos da TV e cinema brasileiro. E ainda hoje é um homem bonito. Seu sorriso belissímo, deve ter feito (e ainda deve fazer) muitas mulheres (e alguns homens, também :>) ) "amolecerem as pernas".


  













Tarcísio, eterno.  
Tarcísio Meira hoje (2008) na novela a "A Favorita", ainda um homem belíssimo

Não sou de acompanhar novelas. Hoje em dia deixo a TV ligada e as vezes dou uma "bicada" no que está passando. Mas não tenho nada contra. Não acho que seja sub-arte, sub-coisa nenhuma. Como toda forma de arte, tem as de qualidade e as medíocres, e toda novela, em geral, devido a longevidade tem ao longo de seus capítulos seus altos e baixos. Não acompanho pela longevidade, são vários meses e acabo não tendo tempo disponível para ver todos os capítulos, de segunda a sábado. Mas quando era adolescente acompanhei muita novela, ao lado de minha mãe ou mesmo sozinho. 

Telenovelas traz malefícios para o povo? Aliena? Dopa o povo para as mazelas de nossos governos e elite? Não sei. Acho que é tão boa ou ruim quanto os produtos estrangeiros que abarrotam nossas telas o ano todo. Mas prefiro ver nosso povo ser "alienado" pelos profissionais de nossa dramaturgia, e gerar emprego aqui no Brasil do que enriquecer somente Hollywood, Cinecittà ou qualquer outros polos de artes audio-visual mundo afora. E algo que aprecio em nossas novelas é o fato de ter criado e criar ídolos nacionais. Nada contra os astros estrangeiros, não sou xenófobo, mas acho que faz bem para o orgulho, brio de um povo ter seus próprios "herois".

   
Tarcísio Meira e Glória Menezes, "o casal" das tele-novelas brasileiras 


Assista o episódio de A Vida Como Ela é... (com Tarcísio Meira), nos links abaixo:


A VIDA COMO ELA É... | 1996 | Futura Sogra | Tarcísio Meira | José Wilker | TV Globo
https://youtu.be/szLgRBqHblI


 

A Vida Como Ela É... - Futura Sogra (1996)
https://youtu.be/PKzqqZw5Fr0


 

 Assista um vídeo sobre
Meu Primeiro Baile - Caso Especial de 1972:
https://globoplay.globo.com/v/5768097/



3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Uilmara disse...

Tarcísio é fascinante!

Anônimo disse...

Tarcísio Meira pra mim, foi e será o melhor ator de tv. do Brasil.