terça-feira, 10 de junho de 2008

Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull

"Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" (Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull, de 2008) é a mais nova aventura daquele que é o maior ícone no que se refere a aventura no cinema da atualidade.



"Caçadores da Arca Perdida" (Raiders of the Lost Ark, de 1981), é o tipico caso de "antes e depois" para filmes de ação e aventura.
Virou referencia e gerou uma série de imitações, citações, homenagens, etc. Foi seguido por "Indiana Jones e o Templo da Perdição" (Indiana Jones and the Temple of Doom, de 1984) e "Indiana Jones e a Última Cruzada" (Indiana Jones and the Last Crusade, de 1989).

Esta quarta aventura, que surge 19 anos após o terceiro filme da serie e 27 anos após o primeiro, tem como tema a existencia de extra-terrestres e isso tem causado certa rejeição em parte do público. Sinceramente não entendo o motivo dessa rejeição. Todos os filmes da série incluem elementos e temas "sobrenaturais/fantásticos", é uma das "marca registrada" da serie, e nem por isso houve rejeição por parte do público. Aliás, muito pelo contrário, esses temas fantásticos causaram fascinio no público que assistiu as películas.
Em todos os filmes há elementos que não são cientificamente comprovados, que devem ser tomados como fantasia, com o único intuito de nos encantar e fascinar, além é claro de exibir os talentos da IML (Industrial Light and Magic), empresa de George Lucas, especializada em efeitos visuais para filmes.

Vejamos.
Em "Caçadores da Arca Perdida" temos a busca pela arca em que supostamente Moíses guardou as tábuas com os dez mandamentos, e sua abertura na sequencia final é um espetáculo de luzes, raios e corpos se decompondo em consequência do "poder de Deus" que é liberado com sua abertura. A menos que você seja um judeu ou cristão essa sequência é tão verossímel quanto pinoquio virar um menino de verdade. No entanto encantou e fascinou milhões mundo afora, cristãos, judeus, ateus, etc.



"Indiana Jones e o Templo da Perdição" já nos traz a busca por uma pedra com poderes de trazer prosperidade e felicidade a uma aldeia indiana (e eu que sempre pensei que para se alcançar prosperidade e felicidade fosse necessario um misto de trabalho duro e um pouco de sorte.) E apresenta uma sequencia em que um sacerdote de uma seita retira o coração de um homem que continua vivo após a retirada desse orgão vital, ambos, homem e coração.
Também, não provocou rejeição por parte do público e sim, mas uma vez, encantamento em milhões.



Por fim em "Indiana Jones e a Última Cruzada" somos apresentados a um cruzado com seculos de idade que ainda respira, além do cálice em que Jesus tomou seu último gole de vinho e que tem poderes curativos.



E agora, com Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, temos Extra-terrestres "cristalizados", que "voltam a vida" com uma ajudinha da Industrial Ligth and Magic.



Não sei porque extra-terrestres seriam menos verossímeis que todas essas "fantasias" apresentadas nos filmes anteriores. Alías grande parte da comunidade cientifica atual acha muito provável a existencia dos mesmos. Sinceramente não vejo o tema extra-terestres como motivo para se desdenhar do filme ou de seus produtores/roteirista/argumentistas.

0 4º Indiana, continua tão coerente quanto os anteriores em termos de tematica.
Bem, essa é minha opinião.

Abaixo "stills" com as primeiras aparições de Indiana Jones em cena nos filmes da série


"Caçadores da Arca Perdida"


"Indiana Jones e o Templo da Perdição"


"Indiana Jones e a Última Cruzada"


"Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal"

.
.
.

Nenhum comentário: