Para aqueles, como eu, que as vezes copia/recorta algo, para colar em algum outro lugar/programa e esquece e copia/recorta outra coisa e acaba perdendo a anterior antes de utilizá-la.
Estou usando o "Clipboard Manager" e até o momento estou gostando. Simples, não precisa instalar, apenas descompacte e execute o executável .exe. O Clipboard Manager é um freeware.
O que é a Área de Transferência?
Trecho extraido do site do Benito Piropo, explicando o que é a Área de Transferência:
A Área de Transferência
(“Clipboard”) é o local onde Windows armazena os itens “copiados”
(Ctrl+C) ou “recortados” (Ctr+X) de alguns documentos para
serem “colados” em outros (Ctr+V)
Já o dicionário Vicon, do tradutor Lingoes, define área de transferência, como:
clipboard :
n. (Informática) quadro
de edição, quadro de cortes, local na memória onde é armazenada temporariamente
uma parte de um documento que foi cortada para ser editada; prancheta (com
prendedor).
Mas a área de transferência não armazena apenas trechos de textos de documentos. Esses trechos/partes, são nominados no Windows como "Clip" . Clip nesse contexto da informática, significa recortes, trechos, partes de algo (de documentos, imagens, etc.) . Ela quarda tudo que voce copia/recorta via comandos Control + c ou Control + x ou usando as opções Copiar, Recortar, dos menus dos programas. Ela guarda informações/dados sobre os arquivos que você seleciona e sobre os quais executa os comandos de copiar/recortar, para transferir entre as pastas, também. Usa-se o comando Control + v (ou opção Colar nos menus), para colar o clip ou arquivo armazenado no local/programa desejado.
Porém ao contrário do Windows (e creio que demais sistemas operacionais), que só mantem um clip por vez, apagando o anterior ao se dar um novo comando de copiar/recortar, o Clipboard Manager mantém vários. Não sei a quantidade máxima de clips que ele armazena, mas com certeza há um limite (provavelmente determinado pela quantidade de memória RAM do computador). Veja, na imagem 01 abaixo, trecho com a janela do Clipboard Manager, que exibe a quantidade de clips que tenho armazenados no mesmo, no momento (total de 19 clips):
Imagem 01
"clips" armazenados no Clipboard Manager
Se quiser que o Clipboard manager carregue junto com Windows, clique com direito no ícone do programa no systray (área ao lado do relógio) e em Options e marque Load with Windows (há outras opções de configurações para o programa, também).
Um clique no ícone do programa (ou usando se o atalho de teclado "Contol + s) e abre a janela com o(s) conteúdo(s) copiado(s). Selecione um e dê Enter, em seguida copie onde quiser (desde que o programa/local suporte o conteúdo que se está copiando). Clicar com o direito em cada clip copiado/recortado, oferece mais opções e informações sobre o conteúdo do clip em questão.
Enfim, me parece uma boa solução; e o arquivo para baixar é minusculo, 174 KB (compactado), e o programa todo, com seus arquivos já descompactados em uma pasta, ocupa 524 KB (desprezível, hoje em dia).
Baixe-o nos links abaixo:
http://www.4shared.com/zip/et-jTmA3/ClipMan_Setup.html
http://bayfiles.com/file/7utB/A84993/ClipMan_Setup.zip
http://www.baixaki.com.br/download/clipboard-manager.htm
Mais algumas imagens do Clipboard Manager:
Imagem 02
Caso o Clipboard Manager não te agrade, há vários outros programas para gerenciar e acrescentar mais recursos à área de transferência, além do Clipboard Manager, gratuitos e pagos, faça uma busca pela internet e os encontrará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário