quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Nuvens

Hospedagem nas "nuvens"

Vazaram fotos intimas de varias atrizes/celebridades americanas famosas, incluindo Jennifer Lawrence. Estavam salvas/hospedadas em computadores nas nuvens (servidores/computadores online/remotos, acessáveis via internet), o iCloud da Apple.
Nuvens essas que querem nos vender como seguríssimas, melhores opção para guardarmos nossos arquivos/dados. Tão "seguras" que frequentemente vazam dados.

Pessoal, esses serviços nas "nuvens" são ótimos para termos acesso aos nossos dados de qualquer lugar com acesso à internet, mas sem garantia nenhuma de privacidade/segurança, a despeito do que divulgam e/ou reza o contrato/termo de uso dos proprietários dos serviços. Além de sujeitos a ataques de hackers, não se esqueçam que empresas são constituidas de pessoas, softwares são feitos por pessoas... E pessoas são capazes de fazer tudo que é possível a uma pessoa fazer, inclusive aquilo que é proibido por lei (tráfico de drogas, armas, etc. são ilegais, mas isso impede de que sejam praticados?!).

Não quer que seus dados sejam acessados por terceiros (sejam intimos ou não)? Não os ponha nas nuvens, ou seja, não os entregue de bandeja a terceiros. 100% de segurança não existe, mas creio que a opçao mais segura é mante-los salvos em HDs (portáteis ou não) em partições criptografadas. O TrueCrypt, é uma ótima opção free.
Baixe-o em:

https://truecrypt.ch/


Nessas páginas há tutoriais de como usar o TrueCrypt:

http://canaltech.com.br/tutorial/seguranca/Como-criptografar-seus-arquivos-com-o-TrueCrypt/  


http://www.hardware.com.br/tutoriais/guia-criptografia-segura-usando-truecrypt/


Há um boato de que o TrueCrypt não é mais seguro, e na página oficial, recomendam passar a usar o Bitlocker da Microsoft (o que é suspeito, visto que sobre o mesmo há relatos de possuir "Backdoor" criado pela própria Microsoft, uma espécie de chave mestra que permite desencriptar seus dados, independente da senha que você ponha, e acessar livremente seus dados. Principalmente sob pedido de autoridades). E na página oficial, atualmente, só ha uma versão do Truecrypt apenas para descriptografar os arquivos/partiçoes.
Mas no link que indiquei há a versão completa do trueCrypt, que está sendo mantida pelo pessoal desse site, em um projeto de não deixar o Truecrypt ser descontinuado.


Mas, para maior segurança salve direto na partição criptografada. Não salve primeiro em uma partição não criptografada, para depois mover para a partiçao criptografada; pois mesmo que você delete esses dados, os mesmos podem ainda ser recuperados.


Caso o arquivo tenha sido salvo em alguma partição não criptografada, há programas que prometem deletá-los definitivamente. Um deles é o Jihosoft Eraser, que pode ser baixado em: 

http://www.jihosoft.com/security/eraser.html 

E nessa pagina há um tutorial de como usar o Jihosoft Eraser:

http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/01/como-excluir-arquivos-do-computador-sem-deixar-chance-de-recuperacao-no-hd.html 

Bem, mas essa soluções são para PCs (desktop ou notebook). Porém hoje em dia a maioria das fotos, videos que fazemos são usando smartphones/tablets/etc. que, dependendo da configuração, já salvam direto nas nuvens.
Não tenho muito conhecimento sobre como criar partições/arquivos criptografados em telefones/tablets e demais dispositivos móveis, mas sei que é possivel criptografar seus dados e também há como deletá-los definitivamente. Os próprios Sistema Operacional (SO), em suas configurações oferecem opções de criptografar seus dados. Há que se pesquisar os SO e  por softwares (para Android, iPhone, Windows Phone...), que prestem esses serviços/recursos. 

Mas uma providencia, que pelo menos eu tomo, é não enviar meus dados para as nuvens. Uso dispositivos com Android, e várias vezes quando tiro uma foto, faço um vídeo, o SO me oferece armazená-los nas nuvens. Eu sempre recuso. Mesmo que não gere nada intimo, comprometedor, prefiro meus dados guardados localmente, onde sei onde estão, e faço copias (back-ups) dos mesmos em outros dispositivos de armazenamento que tenho.
Voce pode, também, caso salve as fotos, videos direto no cartão de memoria (e não na memória interna do dispositivo móvel), e após transferir os dados para um espaço criptografado, usar programas, tipo o jihosoft, para deletar esses dados definitivamente. 

Dá mais trabalho, é claro, mas é o preço a se pagar para ter mais privacidade, segurança, controle sobre seus dados.  

Tenho alguns dados que salvo em servidores/computadores remotos. Alguns que sei que posso precisar em locais em que não tenho acessos aos meus dispositivos de armazenamento. Mas são dados que não possuem nada pessoal, que julgue que não deva ser acessado por terceiros.


Ao menos tento manter um mínimo de privacidade, segurança dos meus dados. 100% de segurança a gente nunca tem certeza que tem. Afinal os SOs, softwares (anti-virus, navegadores, etc.),  atuais vivem enviando dados (nossos) aos seus fabricantes de forma velada, sub-repticiamente, em geral por padrão, sem nosso conhecimento, sem opção de inibir tal procedimento, ou exigindo um alto grau de conhecimento para desabilitar tal ação. 
Mesmo que jurem, aleguem em seus termos de compromisso, não invadirem nossa privacidade, direitos, usarem tais dados de forma ilegal, anti-ética, imoral, criminosa, malígna, enfim, errada. Ou prometer que os mesmos estão seguros, totalmente protegidos em seus domínios... você realmente acredita nisso!? ;)...

Enfim, quer segurança, privacidade, controle sobre seus dados!? Voce vai ter trabalho.

Não quer ter trabalho, quer apenas usar seus computadores, dispositivos para criar seus arquivos (fotos, videos, documentos, etc.), da forma mais fácil e menos trabalhosa possível?! Aceite as sugestões dos proprietários das empresas de informática e deixe seus dados aos seus cuidados (mas não se iluda, eles não lhes pertencerão mais e podem, e provavelmente serão, usados ao bel prazer dos elementos de tais empresas, inclusive para te prejudicar).

Nenhum comentário: