quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Star Wars - O Último Jedi

Star Wars - O Último Jedi (The Last Jedi)

Primeiramente alertar que haverá SPOILER (detesto escrever tendo que me restringir).

Segundo, que precisaria rever o filme para ter uma percepção melhor do mesmo. Infelizmente assisti em uma sala, em uma cadeira em que toda hora passava alguém na frente, atrapalhando, e principalmente em um lugar em que não dava pra esticar as pernas causando um serio desconforto, me forçando a me levantar ocasionalmente, o que não me permitiu ficar totalmente focado no filme. Aliás esse é um dos principais motivos que me levam a gostar cada vez menos de salas de cinema e preferir assistir no conforto da minha casa. O espaço entre as cadeiras é feito pra anão. Na verdade é feito pra possibilitar ganhar mais dinheiro, com mais lugares.
Enfim. Mas já falei disso nessa postagem:
http://womni.blogspot.com.br/2017/12/salas-de-cinema.html

Terceiro, não sou crítico de cinema, não sou especialista em cinema, não sou profissional de cinema, não sou o fodástico em nada a respeito de cinema. Sou apenas um fã de cinema/filmes (gosto de me considerar um cinéfilo), que gosta muito de se expressar (não somente sobre cinema) sobre filmes, dar opiniões totalmente pessoais (e muitas vezes idiotas) sobre os mesmos, e fazer observações sobre detalhes dos mesmos. Enfim, sou apenas um "conversador" sobre filmes.

Vamos ao Ultimo Jedi

Como todo Star Wars que já vi (e vi todos), gostei desse mas com ressalvas. Tecnicamente, visualmente, continua um espetáculo. Mas mantem as mesmas bobagens infantiloides de todos os outros. A necessidade de fazer piadinhas, muitas sem graças, quebrando o clima. Pra mim a piadinha forçada mais sem graça de toda a saga foi a Rey reclamar de Kylo Ren estar seminu. Qual a relevância disso diante de tema tão serio quanto o que eles discutiam!? E daí se ele tivesse pelado!? Moralzinha besta de gente pequena que associa o corpo há algo pernicioso. Ficou totalmente deslocada essa piadinha.

E o clichezão (que odeio): das pessoas não se comunicarem, não dizerem o que tão fazendo e porque. Por que não falaram pra toda tripulação sobre o plano de fugir nas naves menores?? Evitando assim todo um motim desnecessário e perigoso??
Outra: por que Luke não avisou aos rebeldes que iria distrair Kylo Ren e cia para lhes dar tempo de fugirem? E se eles não chegassem a essa conclusão?
Enfim, tá faltando um whatsapp nessa galaxia muito distante... :)

Também acho as coisas muito rápidas, algumas sem logica, principalmente nessa nova leva de filmes.
a cronologia, então, dos acontecimentos, é ridícula... passaram uns 15 anos desde o episódio 3, e no 4 já falam dos Jedi, como uma velha mitologia esquecida, como se tivessem passado milênios desde que os Jedis governavam...
E no 7, toda uma primeira ordem toma o poder, sem ninguém perceber, em menos de 30 anos...
Mas é a bobagem de querer criar um vínculo próximo demais entre os protagonistas... tipo serem pai, filho, sobrinho, pra provocar um drama mais pungente, chocante.
Acho que tinha que passar séculos do 3 pro 4, e no mínimo décadas entre o 6 e 7.
Podia ter parentesco, mas seria entre tataranetos...
Pra dar tempo de tornar verossímil os acontecimentos tão fortes que ocorrem.
No episódio 4 falam como se Jedis tivessem atuado há milênios, e passaram no máximo uns 20 anos... Luke devia ter menos de 20 anos no episódio 4...

E a nova leva de filmes continua sugando da trilogia original:
Em Império Contra-Ataca Luke se retira para um planeta isolado para receber treinamento de um velho mestre Jedi, Yoda. Em Último Jedi, Rey segue o mesmo caminho indo buscar orientações de Luke.
Em Império Contra-Ataca os rebeldes estão sob forte ataque do império. Em Ultimo Jedi também.
Em Retorno de Jedi, tem o lance do Luke se entregar e confrontar Vader e Palpatine, com Vader matando o imperador. Em Último Jedi é a Rey que se entrega e fica de frente com Kylo e Snoke, com Kylo matando Snoke.

E a morte do Snoke???
Achei fraca demais.
O lorde supremo não percebeu que ia levar uma espadada no bucho??
E outra, pra mim, quem tinha que matar ele era o Luke, numa batalha ferrenha, em que Luke quase morreria...

Mataram o Luke, porra!!?
A impressão que deu é que eles tao querendo se livrar dos antigos atores.

Agora uma divagação que me passou, em relação à força; é que ela se manifesta, preferencialmente, naqueles que tiveram uma infância/adolescência sofrida: 
Luke criado em um planeta pobre, sem os pais, com privações;
Anakin criado sem pai, escravizado desde a infância conjuntamente com a mãe;
Rey abandonada pelos pais, sobrevivendo por sua própria conta;
O garotinho escravizado do final de Ultimo Jedi...

Mas não gostei de nada!? Calma, gostei, sim, de muita coisa.

Ultimo Jedi trouxe algumas reviravoltas interessantes...
Está se desenhando uma desvinculação da família Skywalker... buscando trilhar um novo caminho...
Acho que já tava na hora de se desvincular dos Skywalker, eles já deram sua contribuição... e eles não têm o monopólio da força...
Deixem outros também utiliza-la para o bem... ou mal...
As cenas de batalhas (espaciais ou não) continuam espetacular, de cair o queixo. A saga Star Wars sempre apresenta o estado da arte na área técnica e sempre teve como sua qualidade máxima os maravilhosos efeitos visuais e sonoros, capazes de nos levar e fazer acreditar em novos mundos, nos maravilhando com todo o fascinante universo criado por George Lucas.

Star Wars é o nosso (pelo menos meu) "Guilty Pleasure" (Prazer Culpado. Aquele prazer culpado. É quando você gosta de uma coisa, mas no fundo, no fundo sabe que não é lá algo de extraordinário).
A saga que amamos odiar (mais amar que odiar :) ) .

Mas é divertida pra caralho, e um espetáculo (visual, sonoro) digno de se ver em tela grande em ultra high qualidade.

E o lance do Luke limpar a poeira dos ombros... o cinema veio abaixo😆.

Links para minhas analises de:

O despertar da força
http://womni.blogspot.com.br/2015/12/star-wars-7-o-despertar-da-forca-analise.html

Rogue One
http://womni.blogspot.com.br/2016/12/rogue-one-uma-historia-star-wars.html















 



Nenhum comentário: