domingo, 4 de fevereiro de 2018

Ética versus Moral

Diferença entre Ética e Moral

Ética e moral são temas relacionados, mas são diferentes, porque moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.

Na filosofia, a ética não se resume à moral, que geralmente é entendida como costume, ou hábito, mas busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver; a busca do melhor estilo de vida. A ética abrange diversos campos, como antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, política, e até mesmo educação física e dietética.

Concluindo:

A moral é norma, regra, lei de conduta de um grupo, visa exclusivamente aos fins (para a  moral, os fins justificam os meios).

A ética é uma crítica, uma reflexão, um juízo sobre essa norma, realizado pela consciência do bem, um juízo orientado pela Virtude. Uma proposição do dever-ser humano. Sua finalidade maior é o bem, a virtude, e a felicidade pela garantia da integralidade humana: (física, mental, de consciência e liberdade).

Leia o restante em:
Fonte: https://sites.google.com/site/filosofiapopular/home/westerley-santos/distincao-entre-etica-e-moral

******

Reflexão minha sobre o tema (posso estar equivocado)

A ética visa o bem, o que é correto, justo, independente de valores morais, ou leis.
Nem sempre a moral e a lei são éticas (justas, dignas).

Exemplo de conflitos entre moral e ética.

Era moralmente aceitável e legal (lei) possuir escravos no Brasil. Do ponto de vista moral e legal um proprietário de escravos estava agindo dentro das normas, leis, costumes, tradições da sociedade da época. Não estava fazendo nada reprovável socialmente.
Mas do ponto de vista ético estava cometendo uma ação hedionda. Estava causando a outro ser humano uma existência miserável, impedindo-o de ter uma vida digna, voltada para busca do bem maior merecido por qualquer ser humano.
Tolhiam de outros seres humanos, aquilo que eles próprios (proprietários de escravos) buscavam para si e que consideravam um direito inalienável de suas próprias pessoas.

Resumindo, a ética busca avaliar se a moral é a mais correta, a mais justa, aquela que promove o bem estar de todos, ou ao menos é aquela que mais se aproxima desse propósito. O propósito da ética é nortear os valores morais e por conseguinte a lei, para a justiça no seu sentido mais amplo e nobre, que é proporcionar uma vida digna, justa e mais feliz possível à todos.

Ética é fazer o que é correto mesmo que vá contra a moral e a lei.

******

Outros duas amostras da diferença entre ética e moral, usando Maomé e Rosa Parks como exemplos:

http://www.revista.vestibular.uerj.br/coluna/coluna.php?seq_coluna=68


Nenhum comentário: