sábado, 19 de abril de 2008

Onisciência

Acho de uma idiotice, quando falam que milhares de crianças pobres são barbarizadas e ninguém se indigna. Que só nos indignamos quando é uma criança rica e bela. Parece que só eles sabem que milhares de outras crianças/adultos são violentados todos dias. Bem, eu particularmente não tenho o dom da onisciência. Embora saiba que nesse momento uma criança/adulto esteja sendo assassinado, não tenho como saber exatamente onde ou como impedir. Somente quando divulgado na mídia temos "rostos" para o qual direcionarmos nossa indignação. Obvio que parte da midia distorce e é mercenaria. É obvio que percebo que a capa da Veja foi oportunista, irresponsável e mercenaria, e que a maioria dos "justiceiros" da mídia não passam de um bando de abutres carniceiros; eu não sou um retardado.. Mas quando se foca em um caso em particular, ele serve de referencia para todos os outros. Ou alguem aqui não se indigna quando uma criança pobre é violentada? Ou somente crianças ricas e belas os indignaria se sofresse alguma violencia? E a mídia mostra sim casos envolvendo pobres. Cabe a imprensa "filtrar" aquilo que possa servir de referencial/exemplo para todos os outros, e com isso tentar alertar a outros possíveis crápulas que nós, sociedade, não toleramos essas barbaridades. Talvez com isso possa se evitar algumas tragedias. Pois mesmo a imprensa não tem como cobrir todos os acontecimentos relevantes do mundo. Infelizmente muita coisa fica de fora, as vezes por interesses mesquinho e pessoais, mas é impossível cobrir tudo.
O que sugerem então? Que já que não dá para mostrar tudo, que não se mostre nada!!?? Poxa, boa solução hein!!?! Quem sabe não mostrando nada, vivamos felizes em um mundo em que não se vê nada que nos indigne.
Afinal pra que mostrar essas coisas tão feias, né!? Tem um outro grupo de pessoas que também apoiam essa solução: Os criminosos. Alguns politicos atuais também adorariam essa solução. Ou mostra também o roubo dos outros partidos ou não mostra nada, pó. Afinal eles também roubaram.

E dizem também que logo esqueceremos tudo ou que será substituido por um novo caso, etc.
Não, não esquecemos, não. Simplesmente, temos que continuar tocando nossas vidas, nossa luta pela sobrevivencia, mas esses casos permanecem indeléveis em nossas almas e nós guiam em nossos atos futuros, ao menos comigo é assim.

Outra coisa. Parece que acham também que se as pessoas saem as ruas nesses casos de maior cobertura da mídia, ignoram todos os outros que não são cobertos. Que também somos alienados em relação a todos os outros problemas do Brasil e do mundo (corrupção, trafico, desvio de verbas, etc).
Eu tenho consciência de todas essas misérias que nos afligem, e ajo sim com intenção de minimiza-las. Como? Votando, fazendo doações para instituições de caridade, hospitais (eu faço periodicamente doações para um hospital aqui de minha cidade), compra de material escolar para crianças desafortunadas de minha vizinhança, etc. Porém não sou multibilionário e nem um super homem. Tenho minhas limitações físicas e financeiras. Faço dentro do meu possível.

Deixo porém de pensar em mim próprio?? Não! Continuo me divertindo, buscando lazer, e prazeres pessoais, pois acredito que com excessões de santos, nos é impossível viver somente sofrendo as dores dos outros. Faz-se necessário que reservemos uma parte do tempo para cuidarmos de nós mesmo. Isso não é egoismo e nem alienação, é simplesmente uma forma de preservarmos nossas saúdes física e mental. Pois somente com boa saúde, podemos também lutar por outrem e consequentemente, por nós mesmos.

Outra coisa que me irrita é pegar casos de imbecís que só querem aparecer e usa-los para desqualificar qualquer outra pessoa que proteste. Imbecís são uma raça farta nesse mundo, mas não devemos pautar nossas ações em função deles. Se os mesmos utilizarão de um ato nobre para fins proprio ou torpes, devemos então ficar inertes em casa esperando que os mesmos se "desembecilizem", que os problemas se resolvam por si, ou que os que detem o poder economico (que no fim das contas é o único que conta em todo mundo, mesmo) repentinamente tomem consciência de toda injustiça social pela qual são grandes responsavéis e fraternalmente distribuam mais igualitariamente as riquezas deste país (oh! que lindo!)??

Ok, tem lixo que somente deseja aparecer, que pouco se importa com o assassinato da criança. Rebotalhos humanos que pouco se importam com outrem, somente com suas proprias fezes. E sempre existirão em todas a epocas e paises (imbecis não são uma exclusividade brasileira).
Que aguardam as cameras e luzes da midia se acenderem para começar o seu "protesto"
Porém qual o objetivo de quem protesta/se manifesta? Ser ouvido/visto. E qual é atualmente a melhor forma de se obter visibilidade? A TV. De que adiantaria protestar em um beco escuro e deserto de madrugada??

Nenhum comentário: