terça-feira, 28 de setembro de 2010

Lingoes

Lingoes

Outro excelente tradutor de idiomas, que pode ser baixado nessa url:

http://www.lingoes.net/

Funciona off-line com os dicionarios que se tenha instalado em seu HD, e também, conectado a internet, com dicionarios armazenados em servidores on-line. Alguns dicionários, disponíveis, são pagos, mas há muitos excelentes dicionários gratuítos (eu por exemplo somente utilizo os gratuítos, e me servem muito bem).
( clique nas imagens para amplia-las )



Assim que é instalado, ele somente possui o dicionário Inglês-Inglês. Deve-se baixar pelo próprio programa ou no site os dicionários desejados (há vários idiomas disponíveis, inclusive português).

Ele faz tradução reversa, ou seja, tanto traduz do inglês para o português, quanto do português para o inglês, por exemplo, desde que se tenha instalado os dicionários correspondentes. Faz, inclusive, a pronúncia da palavra em inglês, usando o "TTS" (Text To Speech).

Uma ótima função que o programa traz é a "tradução pelo cursor". Funciona da seguinte forma:
Pousa-se o cursor do mouse sobre uma palavra e se pressiona a combinação tecla "Control + Botão direito do mouse" (combinação configurável), para que surja uma janela com a tradução da palavra nos varios idiomas instalados e na ordem que se tenha escolhido nas configurações do programa. Confira na imagem abaixo:


Tradução pelo cursor.

O programa, permite também traduzir frases ou textos longos. Porém necessita estar conectado a internet, visto que utiliza sites de tradução baseados na internet, como o Google Translate, o Yahoo Translation, o Click2Translate e outros.



Tradutor de texto.

Além de tradutor de idiomas, o programa também possui outras ferramentas útéis (que ele denomina de " Appendices " ), tais como;
Tabela Periódica de Elementos Químicos, Conversor de Moedas, Conversor de pesos e medidas, Codigos de discagem telefônicas internacional, Conversor de fuso-horários, Alfabeto fonético internacional; e permite baixar/instalar outras ferramentas.


Tabela Periódica de Elementos Químicos.


Conversor de Moedas.


Conversor de pesos e medidas.


Codigos de discagem telefônicas internacional.


Conversor de fuso-horários.


Alfabeto fonético internacional.

Enfim, mais um excelente programa para nos auxiliar a entender, aprender outros idiomas.
E que ainda traz outras ferramentas/recursos, também, muito utéis (embora tenha um pouco de receio com programas que querem ser um "faz-tudo", pois as vezes acabam não fazendo nada muito bem, além de ficarem pesados, consumir muito recurso do computador. Mas não acho que seja o caso do Lingoes, que aqui, tem rodado muito bem.)

2 comentários:

Unknown disse...

Não está funcionando bem. Uma pena!

Unknown disse...

Não está funcionando bem. Uma pena !