sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Transmiti

Transmiti, é um aplicativo que usa o Google Translator, para traduzir textos de um idioma para outro.

O pequeno programa de 641 KB, pode ser baixado no endereço abaixo:
http://www.transmiti.org/en/index.html

Usando o próprio para traduzir, eis como ele mesmo se define:

" The Google translator built into Microsoft Windows
(O tradutor do Google embutida no Microsoft Windows) "

Deve-se estar conectado a internet para efetuar a tradução.

Ele não exige instalação, basta executar seu executável, e também não necessita de poderes administrativos para ser executado. Recomendo que se crie um atalho do executável na área de trabalho (desktop).
Quando está rodando o programa cria um ícone na área de notificação ou systray do Windows (na barra de tarefas, onde fica o relôgio do Windows), bastando clicar no mesmo para abrir a interface do programa e ter acesso a suas configurações.

É uma excelente ferramenta para aqueles que constantemente precisam traduzir textos, tanto de documentos quanto de páginas da internet. Ele suporta todos os idiomas que o Google Translator também suporte.

Com o programa rodando, basta selecionar o texto que se quer traduzir e pressionar a tecla de atalho escolhida (por padrão a "winkey", tecla Windows, aquela que tem a bandeira do Windows), para que sua tradução seja exibida, na interface do Transmiti, conforme ilustra a imagem capturada, exibida abaixo (clique na imagem para amplia-la) :


O trecho em azul foi selecionado e traduzido.

O que o programa faz é dispensar a necessidade de ir até a página do Google Translator para efetuar a tradução de algum texto, poupando-nos assim, tempo. Inclusive ele identifica automaticamente o idioma original do texto e o traduz para o idioma padrão do sistema operacional do computador. Essas configurações podem ser mudadas.

Como em todos os programas de tradução automáticas existentes, a tradução não é perfeita e comete alguns erros, de concordância, gramaticais, com expressões idiomáticas, gírias, etc. Mas já ajuda bem a compreender o que se está sendo dito no original.
Aqueles que conhecem um pouco do idioma original e também o assunto/tema do mesmo, creio, conseguem entender numa boa todo o texto.

Enfim, achei um excelente programa para se ter no computador.

Nenhum comentário: