sexta-feira, 26 de julho de 2013

O Papel das mulheres no plano de Deus?


Essa página no link abaixo:

O Papel das mulheres no plano de Deus
http://www.estudosdabiblia.net/d31.htm

me levou a essa postagem.

Bem, sou agnóstico e portanto não tenho certeza nenhuma da existência ou não de um Deus, mas definitivamente não creio que ele tenha escrito tais asneiras (além de várias outras) acerca das mulheres.

Aceitar a possibilidade de um Deus, eu acho compreensível (embora não veja evidencia alguma de um Deus interventor,cuidador, que ame ou odeie, premie ou castigue... ), mas crer nos livros sagrados (todos
eles), como verdades absolutas vinda de Deus, somente sendo muito ingenuo, crédulo, desinformado, não tê-la lido com senso crítico e isenção, e sem capacidade de discernimento.

A Bíblia (e demais livros "sagrados") foi escrita por homens sem nenhuma interveniência de Deus, e atribuída a Deus; durante um longo período e vastamente editada e revisada, ou melhor, adulterada para a melhor conveniência de seus "autores".
Quanto mais pessoas tomarem consciência disso melhor para todos, para o progresso da humanidade.

Já me perguntaram por que, já que não acredito em Deus (não sabem a diferença entre ateu e agnóstico), me preocupo tanto com religião.
Bem, eu não me importaria se religiosos não quisessem impor os valores distorcidos/malignos (misóginos/machistas, homofóbicos, anti-ciência, intolerantes, violentos, preconceituosos, absurdos, etc...)
contidos em seus livros "sagrados" ao nosso dia-a-dia, às nossas leis, senão quisessem que todo o restante da sociedade se submetessem às suas leis e dogmas. As vezes até com o uso de violência como já fizeram no passado (e ainda fazem alguns países, e também algumas pessoas mesmo em países não teocráticos). E tudo isso travestido de "amor", para nossa "salvação"; quer queiramos ou não.

Me preocupo, contesto, luto contra a imposição de um regime teocrata, que em geral podam as liberdades individuais, o direito de divergir. Um governo deve ser voltado para o homem, para o bem estar do ser humano e não para o satisfação de um hipotético Deus [qual Deus(es)?].

Acredito, também, que religiões podem ser perniciosas as sociedade/pessoas (principalmente as mais pobres e com pouca ou nenhuma formação/educação) por estagna-las, torna-las improdutivas, passivas,
acomodadas, sem iniciativa, não proativas, pois segundo as religiões majoritárias, "Deus está no comando", "nada ocorre que não seja vontade dele", "o que deus reservou para nós ninguém/nada pode impedir",
"entregue na mão de Deus", etc.
Vide passagens como essa da bíblia:

" Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos da vossa vida pelo que haveis de comer ou beber, nem do vosso corpo pelo que haveis de vestir; não é a vida mais que o alimento, e o corpo mais que o vestido?
Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros, e vosso Pai celestial as alimenta; não valeis vós muito mais do que elas?
Qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um cúbito à sua estatura?
Por que andais ansiosos pelo que haveis de vestir? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam,
contudo vos digo que nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.
Se Deus, pois, assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
Assim não andeis ansiosos, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?
(Pois os gentios é que procuram todas estas coisas); porque vosso Pai celestial sabe que precisais de todas elas.
Mas buscai primeiramente o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não andeis, pois, ansiosos pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã a si mesmo trará seu cuidado; ao dia bastam os seus próprios males."

- Mateus 6:25-34 -

Essa ideologia, tem um poder extremamente nocivo, principalmente nas camadas mais desfavorecidas das sociedades, que costumam aceitar sua condição como sendo vontade de Deus e/ou que basta ter fé que Deus irá recompensá-la, senão nessa, na outra vida (que, também, não possui nenhuma evidencia de sua realidade). Essas pessoas costumam até pensar que sofrer, passar necessidades é bom, teste de Deus. Creem que ter fé é o suficiente para se obter o que lhes falta.

Religiões se bem usadas podem até ser um instrumento de bondade, de auxilio ao próximo, cooperação, enriquecimento conjunto; mas podem, também, ser um instrumento de disseminação do ódio, intolerância,
segregação, exploração, empobrecimento material e intelectual, enriquecimento ilícito. Infelizmente, em geral, a segunda alternativa é mais comum.

Espero que tenham entendido que isso é uma mentira. Não existe nenhum livro que possua a palavra de Deus. Esses textos da Bíblia (e demais livros "sagrados") só tem a intenção de subalternizar, escravizar a nós todos, mas principalmente as mulheres. Convencê-las de que são inferiores aos homens, o que é um absurdo, um crime contra vocês mulheres que são tão dignas, capazes quantos os homens (algumas até mais).  Liberte-se de religiões. Busque apenas uma vida voltada ao bem comum, por amor ao seu próximo e a si mesmo. Religião te escraviza, te explora, te limita intelectualmente, tolhe sua liberdade de expressão e pensamento. Sejam livres, justos(as) e bons(as).

Nenhum comentário: