terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Dar certo na vida

Algumas pessoas me dizem que eu "não dou certo na vida" por que não acredito em Deus, não o amo sobre todas as coisas. Dar certo na vida pra essas pessoas é ter muito dinheiro e bens materiais.

Espera lá!!! Deus é uma espécie de prostituto?! Eu dou a ele amor ele me dá dinheiro!? É isso?

Eu particularmente, não nego, gostaria de estar melhor posicionado  financeiramente (mas não quero ter bilhões de dólares), e estudo, batalho para isso, mas definitivamente não me acho o fracassado que elas querem me fazer sentir. Vim de uma infância e família pobre, nunca fui rico, sempre batalhei muito para viver, me instruir, mas tenho saúde, vivo às minhas próprias custas, tenho casa, comida, um bom grau de instrução/educação/cultura, família, amigos, ajudo no que posso aos outros, sou também ajudado pelos outros, tenho uma inteligência mediana que me permite sobreviver com um mínimo de dignidade, discernimento e de me indignar com as injustiças do mundo e lutar com minhas armas para tentar reduzi-las, inclusive alertando às pessoas da inutilidade e perigos das crenças em seres imaginários que não nos protegem e nem intervem a nosso favor ou contra. 

Da mesma forma que religiosos acham que estão fazendo o bem tentando espalhar e introduzir suas crenças religiosas ao maior numero de pessoas, eu também acredito que faço o bem ao buscar levar o maior número de pessoas a perceberem que não há seres superiores nenhum nos auxiliando, zelando, intervindo, punindo ou premiando nenhum de nós. Que esperar a ação de tal ser(es) é inútil, que somos nós quem nos ajudamos, nós é que iremos tornar esse mundo melhor ou pior, nós é que devemos buscar nos melhorarmos, nos educarmos, trabalharmos para o crescimento mútuo.

Tenho medo de pessoas que vivem na espera de uma justiça divina e não tomam nenhuma ação no sentido de melhorar a sua condição e a de seu próximo. Pessoas que creem que é tudo vontade de Deus. Então não vamos fazer nada, vamos ficar inertes, sendo levados pela "vontade de Deus". Afinal é tudo plano de Deus. Quem pode ir contra o plano de Deus? Se aquela criança da esquina passa fome, nada podemos fazer, né! Deus deve ter seus motivos para dar lhe uma vida tão miserável, não é!?

Não, eu não acredito nisso. Acho que nós temos o poder e o dever de agirmos para um mundo melhor, mais justo, digno à todos.
Sei que é meio utópico, não temos todo o poder que precisaríamos ter para consertar tudo, temos nossas limitações inclusive de caráter/personalidade, temos egoísmos, vaidades, frivolidades..., mas ao menos devemos ter consciência que nenhum ser superior fez, faz ou fará alguma coisa boa ou ruim para ninguém. Estamos por nossa própria conta. Deus ou o demônio somos cada um de nós mesmos.
Cabe a nós decidirmos se queremos viver num paraíso ou num inferno.

Nenhum comentário: