domingo, 11 de maio de 2014

12 anos de escravidão - Religiões

"12 anos de escravidão" e Religiões

Assistir a um filme como "12 anos de escravidão"; ótimo filme diga-se; só me torna mais convencido de quanto as religiões e seus respectivos livros "sagrados" podem ser perniciosos à human
idade. A despeito de ser uma obra de ficção (mesmo que baseada em uma história real) hollywoodiana, sujeita a todos seus defeitos/vícios (e qualidades, também), retrata muito bem como se pode fazer um mal extremo a seu semelhante e ainda assim se convencer que está correto, que se é uma pessoa do bem, justa, amorosa..., já que o livro "sagrado" (sempre entre aspas, pois de sagrado, divino, "de Deus", não tem nem uma vírgula), não só concorda com a escravidão (e negros não são os únicos povos que sofreram/sofrem esse mal), como até possui regras para espancamento dos mesmos:

"Se um homem ferir seu escravo ou sua escrava com um bastão, de modo que ele morra sob sua mão, será punido.
Se o escravo, porém, sobreviver um dia ou dois, não será punido, porque ele é propriedade do seu senhor."
Êxodo 21:20-21 - VT


E inclusive o Novo Testamento (que fanáticos religiosos gostam de enfatizar que é o que vale agora) também aprova a escravidão:

"Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus.
Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente."
1 Pedro 2:18-19 - NT


Há "trocentos" outros trechos aprovando a escravidão na bíblia, basta QUERER encontra-los.

Ah! Estão fora de contexto, são metáforas, parábolas, deve se observar a cultura, valores da época, têm que saber interpretar... blá, blá, blá,... mimimi... Somente quando lhes convêm, né!?

Sem contar que interpretar pra esse povo é sinônimo de adulterar, distorcer, até que uma mentira se torne uma verdade, até que algo inaceitável em qualquer tempo, cultura, lugar, passe a ser aceitável.
Em que contexto, tempo, cultura, lugar, assassinar crianças, inclusive de peito, ou seja, ainda praticamente bebês, mamando, é correto, aceitável, divinamente inspirado?!?
Além de outras atrocidades contidas, ordenadas, agradáveis ao Deus bíblico, que supostamente é um Deus justo, amoroso e misericordioso.

Pena que muito provavelmente não verei o tempo em que todas as pessoas perceberão que não existem livros sagrados, que a bíblia e demais livros "sagrados" são única e exclusivamente obras de homens, e que não são a palavra de Deus, ou por ele inspiradas, de modo a conter sua Verdade absoluta.
A menos que Ele seja um carrasco tirano, sádico, homofóbico, assassino (inclusive de crianças), prepotente, machista, misógino, belicoso, mau-humorado, intolerante, vaidoso, bipolar, falível; em suma, com todas as falhas e vícios/virtudes humanas.


"1 Samuel 15
"1 Disse Samuel a Saul: Enviou-me o Senhor a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora as palavras do Senhor.

2 Assim diz o Senhor dos exércitos: Castigarei a Amaleque por aquilo que fez a Israel quando se lhe opôs no caminho, ao subir ele do Egito.

3 Vai, pois, agora e fere a Amaleque, e o destrói totalmente com tudo o que tiver; não o poupes, porém matarás homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos." 

[imaginem a cena: uma inocente criança de peito em seu leito (quem sabe até seu filho(a)), e de repente chega um "homem de Deus", e sob às ordem desse Deus ("amoroso e justo") enfia lhe a espada pelo corpinho ?! Justo, né? Afinal ele está cumprindo ordens de Deus. Pega-las e adota-las, visto que os pais serão assassinados, mesmo; nem passa pela mente desse Deus "amoroso, né!?]. "

A Bíblia não passa de um livro escritos por homens, que o atribuíram a Deus (divinamente inspirado).
A bíblia, foi escrita (e reescrita) por homens e editadas ao longo dos anos a seu bel-prazer, interesses/desonestidade, loucuras/demências e ciências/ignorâncias. Contem inúmeras contradições, relatos de atrocidades e preconceitos "ordenados" pelo próprio Deus. Busque pela internet e descobrirá várias, ou leia com atenção e sem fanatismo, e compare trechos/afirmações da própria bíblia.

Enfim, Bíblia não passa de uma coletânea de mitos, crendices, superstições, e que vem sendo adulterada gradativamente para se adaptar às descobertas que ela não pode depois de inúmeras evidencias refutar.
Vem sendo "interpretada", também, de modo a se adaptar aos valores que nós, humanidade, vamos adotando, a medida que evoluímos eticamente.
Um exemplo (que infelizmente não possuo a fonte aqui agora) é o significado da palavra efeminado (ou afeminado) nesse trecho de 1º Corintios, no Novo Testamento:

"Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus."
1 Coríntios 6:9-10 - NT


Pois bem, vi em um site, um religioso, que se diz estudioso da bíblia e estudioso dos idiomas originais da Bíblia, que essa palavra "efeminado", na verdade foi mal traduzida do original (hebraico, aramaico, latim... não me lembro. Pena que perdi a fonte dessa interpretação; se encontrá-la postarei-a), e não tem esse significado que hoje atribuímos à palavra. Mas, significaria alguém não confiável, traiçoeiro, falso...

Então, tá... Continuem tentando... Quem sabe um dia a Bíblia ainda se torne um livro decente e que possa servir de modelo ético.

Leiam no link abaixo a crítica de Pablo Villaça ao filme "12 anos de escravidão":

http://www.cinemaemcena.com.br/plus/modulos/filme/ver.php?cdfilme=11715

3 comentários:

Narrativa Bíblica Blog disse...

Caro William,


Veja bem, líderes ateus mataram milhões de pessoas, as pessoas arrumam justificativas variadas para matar e cometer crueldade, não é algo relacionado apenas a religiosos. Hitler, que se dizia cristão não tinha nada de cristão,ele mentiu para ganhar apoio,ele na verdade agiu se apoiando em uma raça superior...

Ainda que supostos religiosos tenham comportamento cruéis, em nenhum momento vc verá incentivos a atitudes como essas nos ensinamentos do cristianismo puro, ou seja, o primitivo, visto no Novo Testamento.

Sobre a passagem Pedro, você destacou um pedaço mas não leu o resto, ali Pedro simplesmente diz para não se vingar ou lutar contra regras, no contexto fala de alguém sendo punido por agir de forma boa, por exemplo, alguém que prega o evangelho em algum país pode ser preso, um governante que impõem isso é obviamente um senhor mau.

Sobre a escravidão do AT,não é uma escravidão racial como vista no filme, era uma situação de trato econômico na época que depois se desenvolveu com o tempo. O mundo todo era assim, mas os escravos de Israel tinham direitos, e viviam melhores que os escravos de outras nações, portanto era melhor ser escravo dos hebreus do que outros povos.

A violência e crueldade humana independe de religiões, olhe a coreia do norte, é tão cruel quanto países muçulmanos. Mas antes de querer medir o cristianismo pelas ações de supostos religiosos, temos que ver o que diz os documentos primários

Abraço,

William disse...

Narrativa Bíblica;
Antes de mais nada, vou apenas responder a seu comentário, sem nenhuma intenção de ofende-lo, diminui-lo, etc.
Acho que o debate, o dialogo, só engradece a todos.
Mas como sou meio inapto pra me expressar, e me exalto fácil, posso ofende-lo, sem querer. Se isso ocorrer, de antemão me perdoe. Meu objetivo é sempre trazer mais luz, paz, amor ao mundo. Já temos ódios, crueldades, injustiças e mal demais. Não pretendo acrescentar mais dessas ruindades ao mundo.

Respeito sua opinião, crenças, mas discordo delas.
Sim, há bons e maus religiosos e bons e maus ateus/agnósticos/céticos (eu particularmente sou agnóstico),
porém religiosos, em sua maioria; hoje menos por causa da tomada
de atitude dos não religiosos; mas durante um bom tempo se
outorgavam o título de senhores da razão, do bem, da verdade
absoluta, e aí de quem a eles não se sujeitassem.

Não estou dizendo que o mal é de autoria exclusivamente de
religiosos, mas é que esses em geral, se vendem como propagador
da vontade de Deus, e por isso mesmo o que fazem, por mais cruel
que seja, acaba sendo um bem, pois é a vontade de Deus (Deus que
só eles sabem realmente interpretar) e devem por isso serem os lideres aos quais o restante deve se submeter...

A parte da religião voltada para a caridade eu aplaudo, e reconheço o valor, mas não é uma exigência "sine qua non" professar uma religião para se fazer e ser do bem.

Quanto aos "documentos primários", me desculpe mas definitivamente não creio em livros/textos sagrados/divinos nos legado por Deus(es). É tudo obra humana com todas as suas falhas e acertos, virtudes e defeitos.
Tenho como comprovar isso!? Não. Mas todos os meus estudos (inclusive sobre os próprios livros "sagrados"), leituras,raciocínios, deduções, evidencias, experiencias de vida,
reflexões, etc; à respeito me levam a essa possibilidade.

E Possibilidade, é a palavra chave aqui. Eu aceito a possibilidade de estar errado, afinal não sou nenhum gênio infalível, muito longe disso, mas até o momento minhas convicções, oriundas de até onde vai minha capacidade cognitiva, são de que não há livros de origem/autoria divinas. Um dia posso mudar de opinião, com o conhecimento de novas evidências ou até por razões não lógicas, racionais (uma revelação divina, quem sabe :) ). O que, em geral, não se vê em religiosos. Eles simplesmente não aceitam outras possibilidades que não a de que o Deus de seus livros é real e sim, sem sombra de dúvidas, nos deixou um livro de regras, verdades, leis, ensinamentos, que devemos seguir a risca e, o que pior, impô-las aos demais, custe o que custar, mesmo que seja a vida de quem não acata-las.

E por favor não cometa esse erro tão comum à religiosos, que é fazer afirmativas baseadas apenas em sua fé, achismos, sem confirmações. Como você pode alegar que eu não li o restante da passagem sobre Pedro?! Pois a li sim, senhor. Eu sempre busco ler todo o trecho anterior e posterior a citação, exatamente para captar todo o seu contexto, e não escrever besteira (posso falhar, claro). A propósito, já li todo o Novo Testamento, e grande parte, diria uns 50%, do Velho Testamento (ainda pretendo lé-lo todo). Mas veja eu os li e apreendi o seu conteúdo, mensagem (com minhas capacidades cognitivas), não os decorei, de modo que não saberia recitar de cor todos os livros. Mesmo porque, esse é um proposito vão. Não há necessidade de se decorar um livro, e sim conseguir entender sua mensagem, objetivos. Já li vários livros, não decorei nenhum, mas sim guardei a sua ideia, mensagem, propósito. Evidente, alguns livros e seu conteúdo me marcaram mais e até hoje os guardo, recordo e até aplico no meu dia-a-dia suas filosofias/ideias; já outros nem me lembro mais do título :)...
(continua...)

William disse...

E me parece que religiosos creem que somente eles tem capacidade de interpretar seus livros sagrados. Ninguém mais é capaz. Somente eles tem a inteligencia necessária para captar todas as nuances, sutilezas, real mensagem passada. Somente possuindo sua fé, que o texto possui a Verdade absoluta, é que vai se entende-lo. Qualquer interpretação que contrarie o que ele acredita é errada. Todo o restante da humanidade é incapaz de perceber o que somente ele, um iluminado por deus é capaz. O nome disso é arrogância, exatamente o contrário da dita humildade que alegam ter e cobram nos demais.

Desculpe essa bíblia que escrevi, como disse, eu me exalto e não sei ser sucinto.

Paz, amor, prosperidade, saúde, vida longa para você e todos nós. :)