sábado, 28 de junho de 2014

Por que

Um diálogo que poderia muito bem ter ocorrido há alguns séculos:

- Por que você perde seu tempo insistindo que a terra não é o centro do universo, e sim apenas mais um planeta que gira em torno do sol, que por sua vez também, não é o centro do universo, mas apenas mais uma estrela entre outras milhares. O que você ganha com isso?

- Não ganho nada, aliás, muito pelo contrário, eu perco.

- Então por que continua com essa bobagem? Você só se prejudica, só afasta as pessoas, as faz sofrer, faz inimigos, atrai agressividade, se arrisca a ser agredido ou até pior... Por que você insiste nessa loucura? Por que não faz como todos, e aceita que a terra é o centro do universo, e seja feliz, viva em paz, seja aceito e amado por todos?
Por que você não se contenta em crer como todos que a terra é o centro do universo??? Pro seu próprio bem. Deixa de ser burro, ignorante... Por que???

- Porque não é verdade.
E me manter calado é colaborar para que uma mentira se perpetue. É permitir que mentirosos se locupletem dessa mentira, dela tirem vantagens em prejuízo de ingênuos e incautos. É permitir que a mentira prevaleça e todos os malefícios dela advindos. É impedir que a verdade seja revelada, e com ela todo um universo de potencialidades, benefícios, progressos, direitos, mas também deveres. Porque a verdade pode ser, muitas vezes, dura, mas não é nega-la com uma mentira, que nos irá conduzir a solução que nos possibilite tornar sua dureza mais macia. Afinal, o fogo que a principio só nos queimava, hoje nos aquece.

Só por isso.

Nenhum comentário: