terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Calibre

Para aqueles que querem converter seus e-books (livros eletronicos) do formato epub para pdf, o Calibre é uma boa opção.
Além de ser um gerenciador/leitor de ebooks, oferece a opção de conversões para vários formatos, inclusive para pdf.
Particularmente gosto mais do formato pdf para meus livros; gosto da opção de rolagem das páginas dos leitores de pdf, como o adobe reader, em que se pode rolar e visualizar o texto de duas páginas continuas sem saltar de uma página pra outra (como ocorre nos leitores tradicionais de e-books, em que ou se vê o texto de uma página ou de outra)
O Calibre permite que você ao converter escolha, na opção Saida PDF, o tamanho final da letra, o tipo de fonte, adicionar numeração às paginas, etc., para o caso das configurações padrões não ficarem adequadas ao dispositivo final em que vá ler (tablet, celular, computador...). Minha primeira conversão gerou fontes muito grandes, que não ficaram boas pra ler no meu tablet; aí diminui a fonte padrão para 12px e o tamanho da fonte monoespaçada para 8px (alías não sei o que vem a ser essa fonte monoespaçada, mas como tinha a opção alterei pra ver no que dava ... Os tamanhos padrões eram: fonte padrão 20px e fonte monoespaçada 16px.
Enfim fica a dica.

Nenhum comentário: