terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Os três grandes da ficção cientifica

Os três grandes da ficção cientifica

Isaac Asimov,  Arthur C. Clarke e Robert A. Heinlein , são considerados os "três grandes" da ficção científica. (Links para suas páginas na wikipedia ao final do texto)

De Asimov já li muita coisa: a saga da "Fundação", sua obras sobre os Robôs, e vários contos, dentre os quais "Profissão", que é seu conto que mais gosto até o momento.
Escrevi algo sobre "Profissão" aqui:

http://womni.blogspot.com.br/2010/11/isaac-asimov-profissao.html

Já de  Arthur C. Clarke e Robert A. Heinlein, não tinha lido nada até hoje, embora seja um grande fã de ficção cientifica (vergonha, sei... vergonha :(  ).

Porém comecei a remediar isso: Comecei a ler "O fim da infância (Childhood's End)" de Arthur C. Clark, e estou adorando (tô no meio do primeiro capítulo, ainda). Já no prólogo levamos uma "sapatada" na cara com um evento surpreendente. :). Espero gostar de todo o livro.
Tinha uma certo pre-conceito (pré-conceitos, nunca são coisas boas) com a obra de Clark, e meio que adiava sua leitura, por conta do filme "2001, uma odisseia no espaço, de Stanley Kubrick, que embora seja uma obra de valor, inteligente, e que deve ser assistida por qualquer cinéfilo, é um filme que acho maçante, lento, arrastado. Gosto muito da primeira parte na pré-história, mas acho muito cansativa a parte no espaço/futuro, que tirando o duelo Humanos x HAL 9000, é muito enfadonha (é o que eu acho).
Por conta disso temia que a literatura de Clark também, fosse enfadonha, inteligente, mas maçante.
Bem, posso dizer que não é nada disso (até o momento), estou bem envolvido e empolgado com o que li até agora de "O fim da infância". Atualizarei aqui após terminar de ler o livro.

Já de Robert A. Heinlein, ainda não li nada, mas pretendo remediar isso o mais breve possível. Espero que valha a pena :). Afinal, não é porque algo  é consagrado, reputado, premiado, que é automaticamente bom, de qualidade, irrepreensível. Têm muitos ganhadores de prêmios por aí que são muito inferiores, à obras não galardoadas. Vide os ganhadores do Oscar, que nem sempre são os melhores, os que realmente mereceriam o prêmio. Stanley Kubrick e suas obras que o digam, visto que nunca foram premiados com o Oscar (Kubrick ganhou apenas um Oscar técnico, pelos efeitos especiais de "2001, uma odisseia no espaço"), e, pra mim, deveriam ter sido.

Além do gosto pessoal, né!? O que é genial para um, pode ser considerado medíocre para outro.

Isaac Asimov:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Asimov

Arthur C. Clarke:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arthur_C._Clarke

 Robert A. Heinlein:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_A._Heinlein






Nenhum comentário: