sábado, 13 de janeiro de 2018

Charles Darwin

Como observado pelo professor Eduardo no vídeo "Evolução, Charles Darwin e Seleção Natural - Aula Grátis de Biologia - Teoria da Evolução e Darwinismo." linkado abaixo:

"O nome evolução não é muito bom porque ele dá a ideia de melhoria. O próprio Darwin não usava o nome evolução. Quando ele publicou essa teoria ele chamou de: "Descendência com modificações". Porque essa modificação pode ser positiva ou negativa. E a palavra evolução, ela normalmente é associada com melhoria, sempre melhoria. E não é bem assim, a gente viu que esse processo pode levar à extinção de alguns seres vivos. Então o nome mais adequado seria "Descendência com modificações". "

Darwin foi à campo, ficou 5 anos em viagens coletando, estudando espécimes, pesquisando, cruzando dados, observando espécimes ao redor do mundo... Depois mais de 20 anos de pesquisas (embarcou no Beagle em 1831 e publicou seu livro em 1859), criando e cruzando animais, plantas, consultando outros cientistas, trocando correspondências, coletando e recebendo espécimes de várias partes do mundo, fazendo comparações, cruzando resultados... toda uma vida pondo a mão na massa pra chegar às conclusões que levaram ao seu livro:

"O nome completo da primeira edição (1859) é On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or the Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life ("Da Origem das Espécies por Meio da Selecção Natural ou a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida"). Somente na sexta edição (1872), o título foi abreviado para The Origin of Species (A Origem das Espécies), como é popularmente conhecido."
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Origem_das_Esp%C3%A9cies

Aliás o Museu de Historia Natural de Londres, e outros museus e a residência de Darwin ainda preservam muitas das suas amostras e material de estudos.
Links sobre:

Ovo da coleção de Charles Darwin é redescoberto
http://www.bbc.com/portuguese/ciencia/2009/04/090410_ovodarwin_ac


Exposição na casa onde viveu Darwin traça a vida do cientista
http://www.bbc.com/portuguese/ciencia/2009/02/090211_darwincasa_cq

Charles Darwin entretém crianças no museu de Londres
https://oglobo.globo.com/cultura/charles-darwin-entretem-criancas-no-museu-de-londres-3604973

Aí o "cientista" de facebook, que provavelmente, nunca criou nem galinha, acha que a "teoria" dele é mais valida do que a de Darwin e de vários outros cientistas que estenderam e aperfeiçoaram seu trabalho com as novas técnicas, tecnologias e conhecimentos que foram surgindo...

E Darwin publicou vários outros livros sobre a evolução/adaptação das espécies após esse primeiro livro sobre o tema.
E sim, algumas correções precisaram ser feitas em suas teses, ao longo dos anos, à medida que novas tecnologias, técnicas proporcionavam novos conhecimentos. Mas ele criou a base.
Mas essa é uma das belezas e qualidade da ciência: ela não é estanque, dogmática, intolerante, refratária à correções... Pelo contrário, está em constante auto-correção, buscando se aproximar cada vez mais da verdade. E se provado errada, descarta sem problemas, totalmente, suas afirmativas e acata e abraça as novas evidências, teorias...

Aliás, se você provar que uma teoria científica esta errada você é premiado, meu amigo... Então se você tem provas, evidências que derrubem a teoria da evolução ou qualquer outra teoria científica, não perca tempo, apresente suas provas, evidências, pesquisas e aguarde seu premio Nobel... ou uma boa bolsa/emprego de vários institutos, universidades, empresas que com certeza vão te querer em seus quadros...

Como observado pelo professor Eduardo no vídeo "Evolução, Charles Darwin e Seleção Natural Aula Grátis de Biologia - Teoria da Evolução e Darwinismo." linkado abaixo:

"O nome evolução não é muito bom porque ele dá a ideia de melhoria. O próprio Darwin não usava o nome evolução. Quando ele publicou essa teoria ele chamou de: "Descendência com modificações". Porque essas modificação pode ser positiva ou negativa. E a palavra evolução, ela normalmente é associada com melhoria, sempre melhoria. E não é bem assim, a gente viu que esse processo pode levar à extinção de alguns seres vivos. Então o nome mais adequado seria "Descendência com modificações". "

Abaixo alguns vídeos explicando a Teoria da Evolução de Darwin.
Teoria essa que nunca afirmou que sobrevive o mais forte, e sim o mais adaptado. A evolução favorece a espécie (e não necessariamente indivíduos) que melhor se adapta ao meio, e não o mais forte, mais inteligente, etc..., e consequentemente consegue reproduzir, gerar descendentes. .. Um verme pode estar mais adaptado ao meio que um leão, por exemplo.

Lamarckismo e Evolução Biológica

https://www.youtube.com/watch?v=FHfx6wlxDw4


Evolução, Charles Darwin e Seleção Natural

https://youtu.be/kTjewD4LRiU


 

Nenhum comentário: