terça-feira, 19 de agosto de 2008

Quem está mentindo?

Um caso curioso envolvendo empresas prestadoras/operadora de serviços telefônicos e de internet.
Tenho acesso a internet por banda larga pelo Velox, serviço prestado pela Oi, operadora de telefonia. Sou cliente residencial do Velox.

Como estava insatisfeito com os valores cobrados pelo meu provedor de autenticação/conteúdo (que não é a mesma coisa que prover o acesso à banda larga), resolvi pesquisar por um com melhores preços e sem arapucas em seus anúncios/promoções, que começam com um excelente preço, em geral nos 3 primeiros mêses, para em seguida ir aumentando gradativamente de valor.
Pesquisando descobri que outra prestadora/operadora de serviços telefônicos e de internet que récem passou a oferecer seus serviços aqui em minha cidade (BH, MG), a GVT, oferecia o serviço de acesso por banda larga já incluido o provedor de autenticação mais o provedor de conteúdo, POP, que na realidade, pertence a própria GVT. E pelo mesmo preço do cobrado pela Velox/Oi sem autenticação/provedor de conteúdo. Ou seja me livraria dos custos com provedor de conteúdo/autenticação.

O caso curioso vem agora.
Ao ligar para GVT e dizer do meu interesse em trocar de provedor de acesso banda larga à internet, a atendente me disse que eu só teria a ganhar, devido, entre outras coisas, ao fato de a banda larga da GVT não ser compartilhada, ou seja, o acesso a 1Mbps, por exemplo, da GVT seria mais rápido que o da Velox/Oi, pois seria um canal de 1Mbps, exclusivo para mim, ao contrário do da Velox/Oi que é, segundo a atendente da GVT, compartilhado com vários usuários do mesmo "tronco" a que estou conectado.
Ouvi, todas explicações e planos que ela tinha a me oferecer e desliguei dizendo que iria avaliar sua oferta.
Em seguida liguei para Velox/Oi, comentando do meu interesse em cancelar minha assinatura e contratar os serviços/produtos da GVT.
Sabem o qual foi um dos argumentos da atendente da Velox/Oi, para que eu não tomasse essa atitude?!
Ela me disse que o acesso da GVT era compartilhado de que o 1Mbps deles, por exemplo, era mais lento por ser dividido com outros usuários, etc, etc... :>), enfim me disse exatamente o mesmo que a operadora da GVT havia me dito sobre o serviço deles. :>)

Agora eu me pergunto, quem está mentindo?!
Ou melhor! Será que alguém está falando a verdade?!

Devido à uma aberração de nossas leis, sou obrigado a contratar um provedor para navegar/usufruir da internet. Provedor esse que me autentica para liberar o meu uso da internet. Mesmo tecnicamente comprovado não ser necessário o intermédio de um provedor para a autenticação.
Esse provedor que me autentica, também é conhecido como provedor de conteúdo, me oferecendo acesso a e-mails, noticias, conteúdo exclusivo e fechado a assinantes (videos, fotos, blogs, etc.), etc.
Muito bom esse provimento de conteúdo; não fosse o detalhe de que eu posso não quere-lo. Não sou obrigado, até por lei, visto que isso se configura em venda casada, a adquirir e consequentemente pagar, por um serviço/produto contra minha vontade.

E como já disse é perfeitamente possível usufruir dos serviços/produtos da internet; que tem vasto conteúdo de acesso gratuito e muitas vezes mais interessante e de melhor qualidade do que o conteúdo dos provedores pagos; sem precisar da figura do provedor de conteúdo/autenticador de acesso.

Obviamente tem "alguems" "mamando" com essa lei.

Nenhum comentário: