quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Wanted (O Procurado) - A bala que faz curva

Há alguns posts atrás ("Cinema "Wireless" , "Speed Racer e a "espetacularização extrema" do cinema atual" ), comentei a respeito da busca quase desesperada do cinema de entretenimento atual em atrair público/renda por meio do quase que completo desprezo pelas leis físicas que regem nosso universo, para com isso criarem sequências/cenas cada vez mais "espetaculares".
Pois bem, eis que surge em nossas telas "Wanted", que nos apresenta "a bala que faz curva".

Wanted é baseado em uma "graphic novel" (nome metido a besta para a velha história em quadrinhos :>) ), escrita por Mark Millar e ilustrada por J.G. Jones. Essa HQ me era totalmente desconhecida antes do surgimento de sua adaptação para o cinema. A trama gira em torno de uma fraternidade milenar de super assassinos, que matam pessoas determinadas por um codigo tecido por um "Tear do destino" (sim é risível mesmo).

Entre inúmeros absurdos ao longo do filme, nenhum deles supera o da "bala que faz curva"

Pode ser que nos quadrinhos haja uma explicação lógica (mesmo que seja dentro da lógica interna da HQ), que justifique a habilidade dos assassinos para curvar a trajetoria da bala de uma arma de fogo. Mas no filme, a despeito deles possuirem a capacidade de acelerar o próprio metabolismo, isso não implica que possam alterar a natureza e as leis que a regem.
No filme a justificativa para curvar a trajetória da bala é revelada no dialogo abaixo, retirado do filme:

_ All right, shoot the target.
_ From there.
_ You want me shoot through Wilbur?
_ No I want you to curve the bullet.
_ How am I supposed to do that?
_ It's not a question of "how".
_ It's a question of "what".
_ If no one told you that bullets flew straight.
_ And I'd gave you a gun and told you to hit the target, what would you do?
_ Let your instincts guide you.
_ How the hell did you do that?
_ Can you do that? You do that. Hello?

Tradução:

_ Tudo bem. Atire no alvo.
_ De lá.
_ Quer que eu atire através do Wilbur?
_ Não. Quero que faça curva com a bala.
_ Como deveria fazer isso?
_ Não é uma questão de "como".
_ É uma questão de "quê".
_ Se ninguém lhe falasse que as balas voam em linha reta.

_ E lhe desse uma arma e dissesse para acertar o alvo, o que faria?

_ Deixe que seus instintos o guie.
_ Como diabos ele fez aquilo?
_ Pode fazer aquilo? Já fez aquilo. Olá?


Ou, seja, segundo esse dialogo (ou eu sou péssimo em interpretação de texto) as balas seguem uma trajetoria retilínea porque nos ensinaram assim. Se não nos tivesse sido dito nada a respeito, as balas disparadas por um revolver iriam seguir a trajetória que nossos instintos determinassem, :>). Poxa que legal!!! E só agora me disseram isso. Que droga!!

Eu não sabia que as leis físicas que regem nosso universo eram, por sua vez, regidas pela nossa educação, pelo o que nos é dito por nossos pais e educadores. Ou seja, se ao invés de me terem dito desde a mais tenra idade que ao pular do topo de um edifício de 100 andares, que eu eu me estatelaria e viraria um "patê", me dissessem que eu flutuaria levemente até tocar suavemente o solo, é isso que ocorreria... Bem, talvez para mim seja tarde demais para apagar de minha cabeça dura esse conceito já tão arraigado na mesma,... mas meus filhos... ah!!! eles vão voar...



Outra coisa que me irritou, é os matadores obedecerem cegamente e sem questionamentos as ordens do "Tear do destino", mesmo que essa ordem seja matar a si mesmo, e o roteiro querer nos convencer que aqueles que se rebelam contra essa ordem é que estão errados, são os vilões. "Mocinhos" inteligentes e modelos a serem seguidos, são aqueles que fanaticamente vão contra o mais básicos dos instintos humanos que é a preservação da própria vida.
Eu vou sim; me matar porque um trapo de pano com uns fios desfiados assim me ordenou!! :>)

Apesar do roteiro/argumento/história (Saco! Nunca sei exatamente como denominar a história contada por um filme) fraquíssimo, alías ridículo, do filme, ele é bem divertido de se assistir.
Seus efeitos visuais são ótimos, as sequencias de ação são empolgantes e até o citado efeito "bala que curva" é visualmente fantástico.

Além disso temos em cena, Angelina Jolie. Meus Deus que mulher é essa?! Que corpo! Que boca! Me adota Angelina...









Ficha técnica:
Wanted (O Procurado), (2008)
Direção: Timur Bekmambetov
Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas
Elenco: Terence Stamp, Morgan Freeman, Angelina Jolie, James McAvoy, Thomas Kretschmann, David O`Hara, Common

Ficha no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0493464/

Um comentário:

Anônimo disse...

Acabo de ver o filme.. e apesar de cada um ter a sua opinião, você utiliza argumentos estapafúrdios, claramente não percebeu a cena do dialogo... E depois em relação á seita e do tear, desde á muitos anos atrás até aos dias de hoje, temos visto que as pessoas acreditam em variadissimas coisas, e um exemplo no filme do tear dizer a verdade, é contado pela Fox (Angelina Jolie), em que o seu pai só morreu, porque um "special" da seita não matou o assassino na semana passada...
No meu ver foi uma história muito bem pensada, e no final ainda transmite a sua mensagem...
um aplauso ao filme "Wanted"!