domingo, 3 de agosto de 2008

Era dos Mortos

"Era dos Mortos", é um filme amador sobre zumbis feito por um grupo de amigos brasileiros.

Bem, fica evidente a falta de recursos na produção do filme, a começar pelo elenco composto unicamente por jovens, evidentemente amigos entre si. A falta de adultos e idosos no filme tira muito da verosimillhança do mesmo. Acredito que se os produtores tivessem chamado alguns conhecidos mais "velhos" (ei! voces não tem pai, mãe, tios, amigos, vizinhos, o porteiro, o "Seu Zé", com mais de 30 anos não?! :>), dariam muito mais credibilidade a trama.

O filme em si retoma a já batida história da cidade que repentinamente e por motivos desconhecidos é tomada por mortos-vivos, também conhecidos como zumbis, que passam a atacar os "vivos" e também a "infecta-los" com o mesmo mal. E como de praxe tem um final pessimista.

O filme conta com uma direção e montagem eficientes. Gostei muito da forma com que foram filmados os tiros e pancadas contra os zumbis. Usando um plano e contra-plano para disfarçar a falta de recurso para aplicar um efeito especial mais explicito, como por exemplo, o estrago que uma bala faria na cabeça de um zumbi. Além da busca por alguns angulos mais inusitados. O uso de material de arquivo de telejornais também é eficiente e enriquece a obra. A trilha sonora é adequada ao tema.
Já a fotografia em alto contraste e o uso de filtros que tornam as cores esmaecidas, sem vida, não me agradou. Muito embora, provavelmente, o objetivo dos autores tenha sido passar uma ideia de opressão, claustrofóbia, sujeira (além de, evidente, disfarçar as vísceras e sangue artificiais usados), depois de um tempo esse visual "feio" de altissimo contraste me cansou. Mas acredito que agradará aos fãs do genero. E aqui devo confessar que não sou fã do genero terror/gore, e menos ainda de filmes de Zumbis, que para mim já se esgotaram e hoje em dia só repetem "ad eternum" a mesma historinha.

O roteiro em si se resume a a uma fuga incessante pelos "vivos", dos zumbis.
E por que cargas d`água, eles tinham que ir para aquela escola para encontrar uma saída? Onde poderia estar essa saída? Na porta dos fundos? Não bastaria contornar o quarteirão e prosseguir com a correria pela rua dos fundos? :>). Evidente que a causa mais uma vez é a falta de recurso, visto que provavelmente foi o único lugar fechado, de maior área, que eles conseguiram "locar".
Ah!, e a brincadeirinha na lousa da sala de aula, embora engraçadinha, evidencia mais ainda, o fato de o filme não passar de uma grande brincadeira entre amigos.

Porém, o esforço é válido, e o filme não deixa de ser assistível. Com um pouco mais de recurso e um pouco mais de polimento no roteiro/argumento, acredito que os autores ainda nos darão bom entretenimento. Recomendo não se limitarem somente ao terror e muito menos refilmarem temas já tão batidos. Tentem outros gêneros e busquem histórias originais.

"Era dos Mortos" pode ser baixado gratuitamente em http://www.eradosmortos.com.br/

Abaixo alguns "still" do filme;









Ficha técnica:
ERA DOS MORTOS
Ano de produção: 2007
País: Brasil
Duração: 42 minutos

Direção: Rodrigo Brandão
Roteiro: Gabriel Almeida, Weiller Rodrigues, Rodrigo Brandão
Edição: Rodrigo Brandão
Fotografia: Rodrigo Brandão
Efeitos e Maquiagens: Filipe Vidal
Músicas: Alienaqtor (Harlem Pinheiro), Flanicx (Evandro Iwaszko), DxOxRx

ELENCO:
Weiller Rodrigues; Gabriel Almeida; Isadora Faria; Saulo Castro; Gustavo Sá Fortes; Luana Queiroz; Rodrigo Brandão

Zumbis:
Gabriel Barroso; Bruce Andrade; Fabiano Vital; Thiago Felipe de Sá; Bruno Firmo; Daniel Araújo; Caian Barreto; Andre Luíz de Oliveira; Messias Alvim; Daniel Brandão; Joao Carlos De Souza; Deanderson Fioravante Junior; Carlos Eduardo De Mello; Filipe Vidal; Siloé Claudino; Frederico Kingma; Matheus Muzzi; Thiago André De Queiroz; Fabrício Rodrigues; Arthur Almeida

3 comentários:

Anônimo disse...

quem é vc xlucas e oq vc faz? conheci seu blog agora e confesso q o seu perfil fala pouco do autor. Gostei dos seus textos e acho q seria legal vc falar um pouco de si para conhecermos melhor o autor do blog.

William disse...

Cineasta25;
Na realidade meu perfil, não fala nada, né :>).
Bem, pois prefiro assim. Não gosto de expor demais, informações pessoal. Gosto de expressar minhas idéias sobre diversos assuntos, mas prefiro não expor minha vida privada.
De qualquer forma não há nada de excepcional em minha vida vida privada. Trabalho com informática (gerencio uma pequena rede de computadores no meu trabalho), sou um cinéfilo desde criancinha, um cineasta frustrado, frustração essa que pretendo até o fim do ano sanar (pretendo filmar com parcos recursos próprios alguns dos vários roteiros/argumentos próprios que tenho).
Bem é isso, um cara comum, como "trocentos" outros, que busca ser feliz e fazer feliz quem com ele cruze (cruzar no bom sentido, hein! Ou no mau, ou também... ou ... ah! sei-la.. :>)

Bem, acabei me contradizendo e me expondo um pouco né!? Mas, também é praticamente impossível não se expor ao menos um pouco, né!. Principalmente para quem quer fazer cinema, essa arte coletiva e dependente de público. Para sobreviver faz se necessario por a cara um pouco pra fora, nem que seja por uma fresta da janela de nossas vidas (iii! que fru-fru :>) )

P.S. Pretendo incluir no meu perfil algumas de minhas predileções. Tipo, diretores favoritos, filmes, atividades... coisas que não expoe minha privacidade. Pois expor-se demais tem um preço muito alto e que eu não pretendo/e nem posso pagar. Deixo a exposição para as celebridades de plantão (depois elas ficam todas aí reclamando que não têm paz, sossego, amigos verdadeiros, privacidade... :>|.. )

Weiller disse...

Olá pessoal
BOm, esse abeludinho de camisa amarela do filme ae, sou eu. He he, mas isso não me dá crédito nenhum.
A propósito q o xlucas disse sobre fazermos mais filmes. Bom fizemos, e ae vai o link do Site: http://www.amaleta.com.br/
Percebesse q o orçamente utilizado no nosso filme é baixa, mas o q mais me intriga é: como pode alunos q estudam cinema ou comuniação e têm apoio e grana pra fazer filmes, ainda sim não conseguem entreter o público. O Era dos Mortos é um filme q tem como público alvo quem curte terror gore. Logo, a imparcialidade fundamental para criticá-lo, caso a pessoa não for simpatizada com o gênero.
Valew!!
Confiram o filme q eu deixei ae e dêem o feedback, é importante pra nós.
Valew Xlucas, pessoas como vc valorizam a nossa cultura e apoiam.
Valew mermo!
sucesso!