quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Posso demitir um senador?

O ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, em entrevista ao Jô Soares, em seu Programa do Jô, da Rede Globo, veiculado na madrugada do dia 18/09/2008, comentou uma frase do Jô, que eu achei bem pertinente:

" _ Posso demitir um senador? " Disse o Jô, para exemplificar um raciocínio do FHC, do porque empresários bem sucedidos, não necessariamente, seriam os melhores gestores públicos.
Jô Soares comentou que essa era uma pergunta recorrente de alguns executivos cotados como bons candidatos.

FHC explicava porque grandes e bem sucedidos empresários não necessariamente seriam os melhores politicos. O fato de serem bons administradores de suas empresas, não implica em que seriam os melhores administradores de uma cidade, estado ou país.
Pois ao contrário de uma empresa, em que se um funcionario não presta um bom serviço, não colabora para a implementação de uma idéia, é incompetente, etc., o empresario pode demiti-lo.

Porém em politica, não.

Se um senador, deputado, etc, não coaduna com suas idéias, mesmo que essas sejam a melhor solução para um país, o mesmo pode atrapalhar sua administraçãoo e você não pode simplesmente despedi-lo.

Governar/administrar um país é bem mais complexo que uma empresa. Há que se fazer acordos, negociar votações, etc...

Enfim, não basta por o Bill Gates na presidência do Brasil, para que o mesmo seja um sucesso tal qual a Microsoft.



Fernando Henrique Cardoso


Jô Soares



Nenhum comentário: