quarta-feira, 1 de outubro de 2008

A ética

a_ética

" _ Para de falar nessa porra de ética!!! "



Aviso!!, o texto abaixo contem Spoiler sobre o curta-metragem "A_Ética"

[ Spoiler é uma palavra inglesa que vem do verbo "spoil", estragar. Pode ser traduzida como "estraga-prazeres" ou "desmancha-prazeres" (sendo este mais comum em Portugal), e é usada para definir revelações de fatos importantes da trama de filmes, televisão, livros e jogos.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Spoiler ]


a_ética é o primeiro filme dirigido por Pablo Villaça, critico de cinema, criador e editor do site cinemaemcena.com.br
É um curta-metragem.

A trama gira em torno de um assassino profissional e seu código de ética. Que consiste basicamente em sempre honrar o contratado com seu " empregador " , ou seja, matar a vítima que foi contratado para executar.
Porém para garantir que sempre terá novos " serviços ", ele faz um joguinho psicológico com sua vítima de modo que essa o contrate para matar o alcagüete que delatou o seu esconderijo. E assim mantem "a roda girando"







A idéia é boa. Pablo Villaça, não cria um drama de suspense eletrizante, daqueles que te fazem se aproximar da tela com os músculos retezados e tenso aguardando o que irá ocorrer em seguida, mas consegue contar de forma não enfadonha a sua própria história, visto que ele também é o autor do roteiro/argumento. A curta duração da obra, 15 minutos, também contribui para que a mesma não se torne monôtona, muito embora isso contribua para uma certa inverossimilhança.

O maior problema do projeto, reside em seus dialogos. Soa extremamente pedante o dialogo inicial do assassino sobre a ética e todas as falas em geral me soaram artificiais, principalmente no início. A medida que o filme corre os dialogos soam um pouco mais naturais. Não culpo os atores pela artificialidade dos dialogos, mas aos próprios dialogos em si. É exasperante a insistência com que o assassino repete a palavra "ética". Tanto que em um dado momento a própria vítima (Pablo?), se exaspera e grita ao assassino que: "Pare de falar nessa porra de ética!!"

E nunca há um clima de tensão convincente, de terror diante de uma situação como aquela. Em nenhum momento a vítima me convenceu de que realmente temia morrer e nem o assassino me convenceu de que realmente mataria sua presa. E a passagem de tempo não fica clara, dando a impressão que que a vítima resigna-se com seu destino muito rapidamente. E creio que um psiquiatra (principalmente um psiquiatra) não se conformaria tão rapidamente e procuraria dobrar seu inimigo.

A direção é adequada a história que se está contando. Não empolga, mas também não compromete a historia sendo contada. Cumpre bem seu papel de contadora da história.

Em suma, Pablo Villaça não se igualou a Orson Wells criando logo de cara o seu "Citzen Kane", mas tem potencial. Com mais recursos ao seu dispor e um profissional para polir melhor os dialogos, poderá nos trazer excelentes obras cinematográficas.



Enfim, não é uma obra perfeita, mas vale a pena ser vista, pela idéia em si que é interessante e por ser contada adequadamente.




Ficha técnica:

A_Ética

Ano de produção: 2008
País: Brasil
Duração: 15 minutos

Elenco: Carlos Magno Ribeiro, Ílvio Amaral, Jota Dângelo.

Direção e roteiro: Pablo Villaça
Produção: Ioná Nogueira, Maurício Canguçu
Fotografia: Marco Aurélio Ribeiro
Montagem: Carlos Canela
Música: Felipe Fantoni, Márcio Brant
Figurinos: Ana Lima Souza
Assistente de Direção: Pedro Silveira
Assistente de Fotografia: Diogo Lisboa
Assistentes de Produção: Rafaella Fantauzzi, Euber Silva, Marcos China, Carlos Magno Ribeiro
Som Direto: Eduardo Teixeira
Design gráfico: Jeanne Oliveira
Still: Gabriel A. Karam
Continuísta: Pedro Silveira
Maquiagem: Freddy Mozart
Câmera: Marco Aurélio Ribeiro, Diogo Lisboa
Making of: Daniel Good God
Tradução: Bruno Carvalho

Nenhum comentário: