sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Torrents

Tutorial de como criar um torrent para distribui-lo / compartilha-lo para/com outras pessoas.

[ Logo abaixo desse tutorial há uma explicação do que é, e como lidar com torrents, para aqueles mais leigos sobre o assunto]

(todas as imagens desse artigo podem ser ampliadas para melhor visualização, bastando clicar nas mesmas para tanto)

Utilizarei
como referência o para esse tutorial o µTorrent (pronuncia-se "microtorrent") e o site de listagem de torrents mininova. O µTorrent pode ser baixado em http://www.utorrent.com/index.php

[ Evidentemente você já deve ter instalado em seu computador um programa cliente de torrent, e ter armazenado em seu computador o arquivo que se deseja distribuir/semear. O programa cliente de torrent que eu uso é
µTorrent, e o tutorial será feito tendo ele como referência. Porém voce pode usar o programa cliente de torrent de sua preferência, no entanto terá que descobrir por si mesmo como usa-lo. Mas em geral os programas clientes de torrents são similares em seu funcionamento e uso. ]

Abra o
µTorrent e clique no menu "file" e em seguida em "Create New Torrent", ou tecle "Control + N" ;
ou clique no botão criar torrent, na sua barra de ferramentas. Veja imagem abaixo:



Na janela que se abre, prossiga com os seguintes passos:



1) Clique em "add file" para selecionar um arquivo (por exemplo, só um filme) ou em "add directory" para selecionar uma pasta com mais de um arquivo (filme e as legendas, por exemplo).

2) Em "Trackers", digite o endereço de anúncio do tracker de sua preferência (url de anúncio). Nesse exemplo usei os trackers;

http://tpb.tracker.thepiratebay.org/announce

http://www.torrentsnipe.info:2701/announce

( Se for usar mais de um tracker, deixe uma linha em branco entre os endereços).

Nota importante: para saber os endereços de trackers abertos (também há os privados), faça uma pesquisa em sites de busca. No mininova na pagina de upload do torrent há dicas de alguns endereços de trackers abertos. Veja na imagem abaixo:



Abaixo mais alguns endereços de trackers (você pode incluir todos no campo trackers do torrent que está criando; porém os mesmos podem não estar mais ativos, só testando para saber ) :

http://tpb.tracker.thepiratebay.org/announce

http://www.torrentsnipe.info:2701/announce

http://tpb.tracker.thepiratebay.org/announce

http://tpb.tracker.thepiratebay.org/announce

http://open.tracker.thepiratebay.org/announce

http://denis.stalker.h3q.com:6969/announce

3) Em Comment: faça o comentário que achar conveniente

4) Em "Other":
Se vc deixar a opção "start seeding" habilitada, o torrent será carregado automaticamente após a criação.
Sugiro deixar desabilitada, criar o torrent, fazer o upload para o site de listagem (agregador) de torrents (o mininova, por exemplo), e posteriormente abrir o torrent criado, pelo
µTorrent, clicando em "add Torrent" no menu "file".

Deixe a opção "private torrent" desabilitada. Private torrent serve para trackers privados que não usam DHT (Distributed Hash Table), tecnologia conhecida por trackerless: tipo de transferência em que cada usuário funciona como um tracker. Em arquivos compartilhados por esse método, não é necessário se conectar a um tracker central.

5) Clique em "Create and save as"

Salve seu arquivo .torrent na mesma pasta em que está o arquivo que deseja distribuir/compartilhar;



Pronto! Seu arquivo torrent está criado.

Feche a janela de criação de torrent, clicando em "Close".

Agora vamos fazer o "upload" para os trackers. No mininova clique em "upload a torrent";



(Obs.: Desta vez quando tentei fazer o "upload" desse torrent, o mininova me exigiu que logasse no site. Tive então que me registrar, eles apenas pedem um e-mail e que voce escolha um nome e uma senha. Porém já subi torrents no mininova sem precisar de estar logado/registrado. Não entendi, por que dessa vez ocorreu isso.
No entanto o "upload" do torrent pode ser feito em outro site de torrents. Acabei, também fazendo o upload deste torrent para o monova.org ( http://www.monova.org/ ) , que não me exigiu que logasse, podendo assim subir o torrent sem precisar registrar/logar no site. O procedimento para o upload do torrent em outros sites variam, mas costuma ser similar ao do mininova)

Na página de upload do mininova, preencha os campos solicitados;



1) indique o caminho para o arquivo .torrent que você criou (é o arquivo .torrent, e não o arquivo "real" que se vai compartilhar),
2) selecione a categoria em qual seu arquivo melhor se enquadra,
3) dê um nome com qual seu arquivo/torrent será listado nos sites de listagem de torrents (sugiro um nome que melhor descreva o conteúdo do seu arquivo, o que facilitará a busca do mesmo pelos interessados),
4) nesse campo faça, se quiser, uma descrição mais detalhada do seu arquivo,
5) digite nesse campo as palavras de checagem exibidas para esse propósito,
6) se já estiver com todos os campos devidamente preenchidos, clique em "Submit torrent". Aguarde que surja a página de confirmação de que seu torrent foi enviado com sucesso.
Surgirá nessa página de confirmação um link para a página de "download" do seu torrent; copie-o e divulgue-o onde achar adequado para que os interessados vá direto a pagina de "download" do seu torrent, poupando-os de fazer uma busca pelo mesmo nos sites de busca.
Veja nas imagens abaixo recortes das paginas de confirmação do envio com sucesso do arquivo .torrent com o link para a pagina de download do torrent, e da página para download do torrent;




página para o download do torrent.

Somente após fazer o "upload" do seu arquivo .torrent, é que você irá realmente disponibilizar/compartilhar o seu arquivo com outros usuários interessados.
Então vamos lá aos procedimentos necessários para começar a distribuir/semear o seu arquivo.

Se o
µTorrent ainda não estiver em execução em seu PC, ponha-o para rodar. Clique no menu "file" e na opção "Add Torrent" ,


navegue até a pasta em que está armazenado seu .torrent (é a pasta em que se pôs o torrent criado e em que está também o arquivo em si), selecione-o e clique em abrir;



siga os passos indicados abaixo:

1) Salve na mesma pasta em que estão os arquivo, tanto o .torrent, quanto o arquivo em si. Mantenha o mesmo nome do arquivo.
(Esse detalhe é importante. Você deve salvar na mesma pasta em que já está o arquivo que se quer distribuir, pois senão o programa ao inves de distribui-lo/semea-lo, tentará baixa-lo. Preste atenção ao local onde o programa está sugerindo salvar o arquivo, senão for na mesma pasta em que já está o seu arquivo, navegue até chegar a ela. Mande salvar na mesma pasta onde já se encontra o arquivo, que o programa "perceberá" que o arquivo completo já está em sua pasta e ao invés de baixa-lo, irá semea-lo / distribui-lo);
2) "Start torrent": mantenha selecionada/marcada esta opção, para começar de imediato a semear seu arquivo);
3) "Add to top of queue": caso você já esteja baixando ou subindo algum outro arquivo, selecione/marque essa opção, caso queira que seu arquivo vá para o topo (seja o 1º) e já comece a ser semeado.

Clique em "OK"

O µTorrent fará uma checagem/verificação do arquivo e em seguida começará a semear seu arquivo;

checagem:


arquivo sendo semeado,


arquivo sendo semeado para um usuário (pela bandeira e pela terminação .au, me parece ser um usuário da Austrália)


trackers "ativos" semeando seu arquivo:


Bem, é isso. Espero que esse tutorial seja útil.
Caso encontre alguma informação incorreta, por favor, não deixe de me informar para que eu possa proceder a correção.


Agora uma pequena explanação do que é, e como lidar com torrent.

Para se baixar arquivos usando torrents, em primeiro lugar é necessario um programa que trabalha com torrents (também conhecido como cliente de torrent).
Um dos mais usados (e é o que eu uso) é o µTorrent (pronuncia-se "microtorrent"). Mas existem varios outros bons programas para torrent.
O µTorrent pode ser baixado em: http://www.utorrent.com/
Em sites que disponibilizam programas para download existem várias opções.

Torrents são pequenos arquivos de metadados. Metadados aqui significa que este arquivo torrent contem dados sobre os arquivos que você quer baixar, e não o arquivo em si.
Os programas clientes de torrents precisam dos arquivos .torrent para se conectar ao "tracker" (explicação logo abaixo) e assim transferir o real arquivo que se deseja (costuma se usar o expressão "baixar" o arquivo; usa-se também o termo em inglês "download") para o seu PC, ou transferir do seu PC para outro (nesse caso costuma se usar o expressão "subir" o arquivo, ou em ingles "upload"). Sempre que você baixa um arquivo, ao mesmo tempo outros usuários baixam de você as partes que você ja baixou.

Na rede torrent existem dois tipos de usuários:

Os "seeders", que são as pessoas que tem o arquivo completo e semeiam, distribuem, compartilham (dai o termo "seeders", semeadores em inglês) esse arquivo para os outros usuários da rede, conhecidos como "leechers (ou peers)". Quanto mais seeders um torrent tiver, mais rapidamente o arquivo será transferido para o seu PC.

Os "leechers (ou peers)", são os usuários que não tem o arquivo completo e o baixam dos seeders (e também baixam as partes que outros leechers já tenham).

Importante também, é conhecer o conceito de "trackers".

"Trackers" são computadores/serviço na internet que providenciam a comunicação entre os clientes de torrent. Quando você abre um arquivo torrent, sua máquina contacta o tracker e solicita pela lista de seeds e leecher para se conectar.
Existem trackers abertos e privados. Os abertos são livres para uso por qualquer um.
Os privados exigem um registro/cadastro para se baixar/subir arquivos deles (dizem que costumam ser mais rápidos que os abertos. Não posso afirmar nada pois nunca os utilizei).
Como saber se um torrent está em tracker privado ou aberto? Seu programa cliente de torrent informa isso em sua janela de informação/log do status da transferência. Mas uma forma de se evitar baixar um .torrent de um tracker privado é conferindo no próprio site antes de baixa-lo.
No mininova por exemplo, na listagem que surge quando se faz uma busca, os torrents que estão em trackers privados vem indicado com um P, informando que se trata de um tracker privado ("private"), veja na ilustração abaixo:



E na pagina especifica para se baixar esse torrent privado, há um aviso de que o tracker deste torrent exige um registro. Está em inglês na faixa laranja ("The tracker of this torrent requires registration. Learn more")
Veja na imagem abaixo na área em laranja:



A menos que você seja registrado nesse tracker, não conseguira baixar o arquivo.

Para baixar arquivos via torrent, você só precisa se preocupar em saber se o tracker é privado ou aberto. Não precisa saber o endereço dele. O criador do torrent é quem se encarrega de incluir os trackers em seu torrent.

[Agora um aviso importante:
Grande parte da riqueza de conteúdo da internet se deve ao compartilhamento mútuo entre seus usuários. Se voce tem acesso a algum contéudo na internet é porque alguém o disponibilizou na rede, e na maioria das vezes gratuitamente. Portanto compartilhe também. Quando terminar de baixar um arquivo, e tive-lo completo em seu PC, não feche de imediato o programa de torrent. Deixe compartilhando/semeando por um período também, o máximo que você puder. Todos sairemos ganhando dessa forma. Isto vale também para outros programas de compartilhamento (P2P, emule/edonkey, etc...) ]

Com um programa cliente de torrent instalado em seu PC, vc terá que encontrar os sites que listam esses arquivos. Existem vários sites que listam torrents. Uma pesquisa em sites de busca exibirá varios deles. Eu utilizo com mais frequencia esses:
http://www.mininova.org/
http://thepiratebay.org/
http://usniff.com/
http://www.youtorrent.com/

Nesses sites utilize seus campos de busca para encontrar o arquivo desejado. Tem praticamente de tudo; filmes, música, vídeos, revistas, documentos, etc.
Encontrado o arquivo desejado clique na opção de baixar o torrent e escolha abrir o torrent com o seu programa padrão ou salvar em uma pasta de sua escolha para posteriormente abri-lo com seu cliente de torrent preferido. Seu cliente de torrent se encarregará de baixar o arquivo para seu PC (esses programas podem ser configurados para se escolher as pastas padrão onde salvar os arquivos, velocidade do trafego da transferência, etc.)

__________
Glossário:
P2P :
O P2P ou Peer-to-Peer(Par-a-Par) é uma tecnologia para estabelecer uma espécie de rede de computadores virtual, onde cada estação possui capacidades e responsabilidades equivalentes. Difere da arquitetura cliente/servidor, no qual alguns computadores são dedicados a servirem dados a outros. Esta definição, porém, ainda é demasiado sucinta para representar todos os significados do termo Peer-to-Peer.

P2P (Peer to Peer; Person to Person)
permitir os usuários a troca de arquivos sem o intermédio de provedores ou base de dados; permitir um usuário a pagar por produtos ou serviços adquiridos online

__________
Fontes:
wikipedia
Utilizei também, partes do tutorial do site abaixo como referência para para elaborar o meu:
http://dendequente.blogspot.com/2008/05/como-criar-torrents-usando-o-utorrent.html

.
.
.

Nenhum comentário: