domingo, 31 de julho de 2016

Quem mais matou

Quem mais matou ao longo da história da humanidade? Religiosos ou não religiosos?

Ontem ocorreram quantos assassinatos no Brasil? E na América do sul, e na América latina, e na América toda? E na Europa? E no mundo todo, ontem?
Quantos assassinatos ocorreram? Só ontem?
Quantos desses assassinatos terão sido cometidos por religiosos e quantos terão sidos cometidos por não religiosos?
E no ano passado? E na ultima década? E no ultimo século? E no ultimo milênio...? Quantos desses assassinatos foram cometidos por crentes e quantos por descrentes?
E só estou falando de assassinatos. Estou ignorando os estupros, espancamentos, mutilações, roubos, etc.

Quem será que mais matou ao longo da historia da humanidade? Religiosos (de qualquer religião) crentes/tementes a Deus (qualquer um dos Deuses), ou não religiosos (ateus, agnósticos, céticos)...?!
Ah! Uma dica. A grande maioria da humanidade foi/é religiosa ;).

Não estou afirmando com isso, que não crentes/não religiosos não matem, não façam o mau. Apenas pra mostrar que crer em Deus, ser religioso não é sinônimo de ser do bem, e ser descrente ( ateu, agnóstico, cético) não é sinônimo de ser do mal.

Ser religioso ou ateu não torna ninguém melhor ou pior.
O que te define são seus atos, e não suas crenças ou descrenças.

Em geral, nessa questão de quem matou mais, fez mais mal à humanidade, os religiosos gostam de citar Stalin, Mao Tsé Tung, Pol Pot, etc., e outros lideres ateísta, como grandes genocidas. E sim, eles induziram grande mal, promoveram assassínio em massa. Mas, que eu saiba, não por serem descrentes em Deus, mas por sede de poder, controle...
Ah! Mas se eles cressem em Deus não praticariam tais genocídios! Dirão alguns. Bem, Hitler, Mussolini, Franco, etc., apenas pra citar os mais recentes e famosos, eram religiosos...

Somando todos os assassinatos que ocorreram ao longo da historia, quantos foram promovidos por religiosos, tementes a Deus e quantos foram promovidos por descrentes?
Quantas pessoas foram assassinadas sob o comando da rainha Vitoria da Inglaterra? Quantos foram assassinados sob o comando de George Bush? Quantos foram assassinados sob o comando dos reis, rainhas, czares, imperadores, presidentes, ditadores, da Inglaterra? Da Espanha? De Portugal? Da França? Da Rússia? Da Arábia Saudita? Dos Turcos? Dos USA? Do Brasil (guerra do Paraguai...) etc., etc., etc.
Ah! E índios e negros também são gente, viu?! Também contam. :)
Sem nos esquecermos das religiões não abraâmicas (Judaísmos, Cristianismo, Islamismo ), já extintas ou ainda ativas, que também assassinaram em nome de suas crenças, deuses: Hinduísmo, Sikhismo, as religiões africanas, indígenas, etc.,  com seus sacrifícios humanos, guerras, etc.

Mas o problema, é que se um descrente mata, é por culpa dessa sua descrença, falta de Deus no coração. Porque, então, quando um crente em Deus mata, não é por causa dessa sua crença?! Ou seja, não há associação nenhuma, entre fazer o mal e ser crente em Deus ou não.
Algumas pessoas já associam, de cara, ser ateu/descrente a ser do mal. Ser alguém a já não confiar muito... Hummm! Não crê em Deus, então boa coisa não deve ser. Vamos  tomar cuidado. Vamos isolar. E em casos extremos até: vamos elimina-lo.
As principais religiões do mundo (abraâmicas)  mandam matar, inclusive grávidas e crianças (até de peito: 1 Samuel 15:1-3).
Leia sua biblia, sua Torah, seu Corão, .. :)... Mas sem pular as partes que o pastor/padre mandar, tá ;)

Eu não desconsidero ou considero ninguém por ser crente ou descrente. Pra mim, é neutro. Até que a pessoa demonstre com atos, não a considero nada, nem do bem, nem do mal. E nem espero perfeição de ninguém. Nós somos ambíguos, multifacetados. Podemos fazer coisas boas e más. Acertamos às vezes e erramos outras. Fazemos o bem e fazemos o mal. Tanto conscientemente quanto de forma inconsciente. Não somos Deuses :). E não necessariamente isso é ruim. Somos, infelizmente, imperfeitos.

Religiosos/crentes são capazes de grande bondade, e já fizeram e fazem muito bem à inúmeras pessoas. Há varias casas de caridades, hospitais, escolas de origem religiosas, que fazem, prestam auxilio a inúmeras pessoas.
Mas, também há inúmeros descrentes, não religiosos que já fizeram e fazem muito bem à inúmeras pessoas. Bill Gates o homem mais rico da atualidade, é também o maior filantropo da atualidade, financiando inúmeras atividades que beneficiam inúmeras pessoas, principalmente na África (o mais pobre continente do mundo), e é ateu.
E há vários outros descrentes que fizeram e fazem bem ao próximo.

Ah! Rezar, orar, apenas não faz bem nenhum pra ninguém. Talvez faça pra quem reze, que acha que ajudou muito, mesmo não tendo gerado nada de concreto pra ninguém. Quer orar, ore. Mas não se iluda achando que ajudou a pessoa faminta a saciar sua fome, a curar sua doença, a cobrir seu corpo do frio, a adquirir educação/escolaridade/profissão, a ter um teto, com sua oração, com seu enorme desejo de fazer bem, com sua grande fé em Deus. Ok?! Atos geram resultados, e não orações (ou pensamento positivo).

Sendo um pouco chulo agora:
Rezar é semelhante à masturbação: Você pode até pensar firmemente em alguém enquanto a pratica, mas não tem efeito nenhum sobre ele(a) :)

"Com ou sem religião, pessoas boas farão coisas boas e pessoas más farão coisas más. Porém para pessoas boas fazerem coisas más, é preciso religião."
Steven Weinberg (físico) 

Nenhum comentário: