terça-feira, 4 de julho de 2017

Extrair ou adicionar audio em um video


Tutorial de como extrair ou adicionar trilha de áudio de/em um vídeo.

No YouTube:

https://youtu.be/hgHSH6ndlW4





Foram usados dois programas, o Atube Catcher pra extrair o áudio do vídeo, e o MKVToolNix pra adicionar o áudio ao vídeo. Ambos gratuitos.
Segue links pra baixa-los:
Pra baixar o Atube Catcher:
http://www.atube.me/pt-br/

Pra baixar o MKVToolNix:
https://mkvtoolnix.download/downloads.html

Nesse tutorial ocorreu a seguinte situação:
Eu tinha dois vídeos idênticos, porem um com o som original em inglês e outro com o som dublado em português. Ambos os vídeos possuíam originalmente apenas uma trilha de audio, um em inglês e outro em português.
Os vídeos originais possuíam aproximadamente 1 GB de tamanho, 43 minutos de duração, 720p de resolução, um estava no formato MP4 (áudio em inglês) e outro em MKV (áudio em português).
Então resolvi manter apenas um vídeo (até pra economizar espaço no HD), mas quis manter as duas trilhas de áudio, pra poder optar qual delas quero ouvir.
Pra isso extrai a trilha de áudio do vídeo em inglês e depois a adicionei ao vídeo em português.

O processo foi executado em um notebook com core i5 5200U, 4 Gb de memoria RAM, placa de vídeo Intel HD Graphics 5500 com memória compartilhada.

Extração da trilha de audio.

O Atube Cacher entre outras funções permite extrair somente o áudio de um vídeo na aba "Video Converter", exibida na imagem 1:














Imagem 1

Arraste e solte sobre a janela do Vídeo Converter o arquivo do vídeo do qual deseja extrair o audio, ou clique no botão Add e navegue a até a pasta que contem o vídeo.
Após adicionado escolha o formato de saida do arquivo convertido clicando em "Output profile".
Há vários formatos de saída em vídeo e em áudio conforme mostra a imagem 2. Ao escolher um formato de áudio é salvo somente o áudio do vídeo. Entre os formatos de saida de audio há o MP3 e FLAC (Free Lossless Audio Codec). O FLAC é lossless, ou seja, sem perda de qualidade de audio, por isso o escolhi, já que o MKVToolNix o suporta.
Em "Save To" escolha a pasta de saída e o nome do arquivo. Para iniciar o processo clique em "Convert". Levou aproximadamente uns 2 minutos.














 Imagem 2


Adição da trilha de áudio.

Pra adicionar a trilha extraída ao vídeo foi usado o MKVTollNix. Veja interface do mesmo na imagem 3:













Imagem 3
  

 Na aba  "Multiplexer", no campo "Ficheiros de origem" adicione o vídeo e a(s) trilhas de áudios que deseja adicionar, clicando dentro dele com o direito e em "Adicionar arquivos" e navegue até a(s) pasta(s) que contem os arquivos de vídeo e o de áudio (previamente extraído).
Veja na imagem 4 os arquivos já adicionados ao MKVToolNix:













Imagem 4

No campo "Faixas, capítulos e etiquetas" são exibidos os arquivos de vídeos e áudios já inclusos no vídeo para serem adicionados, além das "tags" se houverem.
No "Propriedades" podem ser alteradas várias propriedades do áudio selecionado, como por exemplo o nome e idioma do áudio (o que facilita na hora de selecionar qual ouvir quando for assistir o vídeo).

Em "Destination file" escolha a pasta e o nome onde será salvo o vídeo com o áudio adicionado.

Para iniciar o processo de inserção da trilha no vídeo, clique em "Start multiplexing", e caso queira acompanhe o processo clicado na aba "Job output". Veja a aba "Job output" na imagem 5:

 











Imagem 5

Eu usei esses recursos pra adicionar uma trilha de áudio em outra idioma, mas com o mesmo conteúdo falado (apenas em outro idioma). Mas esse recurso pode ser utilizado, também para se incluir uma trilha com um áudio diferente, por exemplo: uma narração com comentários sobre as imagens, bastidores, opinião, observações, musicas, etc...

P.S.
No vídeo tutorial o som do vídeo final com os dois áudios parece que tá baixo, quase inaudível, mas apenas porque o volume do player tá baixo pro microfone capturar, no entanto os dois áudios estão perfeitos, com a qualidade dos áudios originais.

*******

Obs 1:
O Atube Catcher também foi usado pra gravar/capturar esse tutorial. O som da captura nunca fica muito bom nesse meu notebook, fica com umas falhas, cortes. Não sei se por problema do Atube Catcher ou do meu notebook/Microfone interno dele. Mas acho que acompanhando as imagens dá pra entender.

Obs 2:
O áudio adicionado, em inglês, ficou levemente fora de sincronia com a imagem. Isto pode ocorrer por vários motivos: os dois vídeos não terem exatamente os mesmos tempos de duração, terem Frame rate FPS (Frame per seconds) diferentes etc... Aí caso isso seja essencial pra você, terá que buscar soluções pra corrigir. Não faz parte do escopo desse vídeo a resolução desse problema.

*******

Informações sobre o FLAC:

FLAC (acrônimo de Free Lossless Audio Codec, que significa Codec de Áudio Livre Sem Perdas em inglês) é um codec de compressão de áudio sem perda de informação. Ao contrário de codecs com perda tais como o MP3 e o Vorbis, ele não remove nenhuma informação do fluxo de áudio, mantendo a qualidade do som, podendo comprimir um arquivo de CD em até 50%, inferior aos até 80% do seu maior concorrente MP3, em razão da total fidelidade ao arquivo original.

Mais informação sobre o FLAC a wikipedia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/FLAC


Nenhum comentário: