terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Dízimo - Inteligencia dos povos antigos

Revendo essas imagens, já antigas, mas, cada dia mais atuais, dos "homens de Deus", dando e tomando aulas de como "ministrar" a “palavra de Deus" e recolher o "sagrado dízimo”, que segundo eles, é ordem de Deus, e portanto uma obrigação de todo verdadeiro homem de Deus.

http://www.youtube.com/watch?v=o0iQji3nhqk




Eu não sei qual sentimento meu é maior: se é o desdém e ódio por esses ladrões safados, ou se é a dó pelos ingênuos, ignorantes, que caem nas lábias dessa corja, e realmente acreditam que a Bíblia tem a autoria de Deus.
Ah. E não sou retardado a ponto de achar que a Globo é uma santa a serviço do povo, não. O deus de toda empresa é um só: o dinheiro. É apenas um safado falando do outro. Mas o importante é expor as safadezas.

Claro que na Bíblia consta a oferta do dízimo à igreja/"Deus"; foram os próprios interessados que a escreveram ao longo dos séculos.

E vejam bem. Eu não tenho nada contra o dinheiro em si. Possuir bens materiais, conforto material, fartura, se divertir, dançar, etc.;... ser feliz. É muito bom. Eu também busco o conforto material, bens que proporcionem a mim e aos meus, alegrias, conforto, fartura, saúde física e mental. Não vejo nada de errado nisso. Desde que se o obtenha de forma honesta, sem ludibriar seu próximo, principalmente àqueles mais desafortunados, tanto financeira como intelectualmente. Principalmente em nome de Deus. Deus não precisa de nada. Se esse dinheiro for usado para ajudar aos fiéis da igreja, ótimo. Mas, acho um absurdo, que haja membros da cúpula das religiões desfrutando de mordomias, enquanto houver um fiel que esteja vivendo em condições precárias, de moradia, de saúde, e educação.

Como sempre digo. Não ter religião, não implica em não ter amor ao próximo, em não buscar o trabalho em conjunto visando o bem comum. Muito pelo contrário. Exatamente por não termos a certeza de um ser divino intervindo por nós, é que devemos nós mesmos, nós ajudarmos. Devemos fazer o bem, não por amor ou medo de um Ser Superior, mas por amor aos seres inferiores, ou seja, nós mesmos. Quem precisa de ajuda somos nós, seres inferiores. Seres superiores, não precisam de ajuda.

Somente fica na ignorância quem quer. Hoje em dia com a internet, pesquisar, conferir, confrontar é super fácil. Se dominar o inglês então, o que não faltará é material, contra e a favor. E você não precisa de ningúem para interpretar para você. Leia você mesmo sua Bíblia (de qualquer religião) de forma lógica.
Evidente, que não há problema algum em buscar o auxílio de pessoas mais instruídas, mais cultas e mais inteligentes que nós (há pessoas melhores e piores que a gente em todas as áreas). Mas reserve-se o direito de tirar suas próprias conclusões, reserve-se o direito da dúvida, mesmo que essa dúvida vá de encontro as conclusões de um outro, provavelmente mais sábio que você. Reserve se o direito de pensar por si mesmo. Reserve-se o direito do: Será?
Sei que descobrir que o que achávamos ser uma Verdade absoluta não passa de uma farsa é duro. É um baque que nem todos conseguem absorver, e a repulsa a essa descoberta é forte, incontrolável. Afinal somos programados para repudiar como algo do capeta a simples idéia de questionar. Somos programados a não pensar. Pensar com lógica é pecado mortal em qualquer religião.
E há pessoas que preferem viver na ignorância. É mais confortável, e traz menos angustias, essa é a verdade. E há também aquelas que serão mais felizes, assim.
E na bíblia há, sim, muitas mensagens belas, que orientam a uma vida digna e de respeito e amor ao próximo.

Qualquer mensagem de amor, solidariedade, fraternidade, cooperação, união, compartilhamento, tolerância, entre nós, homens e mulheres, é muito mais importante do que a comprovação da existência de seu autor.

"Amar ao próximo como a si mesmo" é belíssimo e uma meta a si alcançar, independente do autor.

"Garimpando" bem encontra-se muitas jóias na bíblia. Apenas acho estranho, que tenha-se que selecionar o que é bom e o que é ruim no texto "sagrado". Não deveria ser todo ele bom, irrefutável, exemplo de bondade, justiça e amor!?

Citações do dízimo na biblia:

http://www.bibliaon.com/dizimo/

Autores de textos tão belos e complexos.

Agora uma questão meio fora do assunto dízimo, mas, que me intriga.
É algumas pessoas atribuírem a bíblia a Deus, devido à inteligência/complexidade e beleza dos textos, mensagens, que segundo eles, não poderiam vir das mentes primitivas e tão inferiores dos homens da época. Não nos esqueçamos, que a Bíblia, segundo os crentes religiosos, embora escrita por homens, foi inspirada, pelo próprio Deus. Ou seja, segundo os religiosos, os homens da época não teriam inteligência e nem capacidade intelectual para elaborarem tais textos tão inspirados e complexos.
Esse pessoal parece esquecer e subestimar a inteligência do homem ao longo da história.
Muito antes da bíblia e de cristo já temos relatos de homens inteligentíssimos, que não só elaboraram textos, como trabalhos, ainda hoje complexos e que poucos de nós (eu mesmo me incluo entre os muitos que não teriam capacidade) teríamos a capacidade intelectual/cognitiva para entende-los, explicá-los e muito menos sermos seus autores.
Alguns exemplos:
- Arquimedes e seu “Princípio de Arquimedes”.
- Pitágoras e seu “Teorema de Pitágoras”
- Tales de Mileto e suas contribuições à geometria.
- Os antigos gregos mediram a distancia da terra a lua, ao sol, sua circunferência, com resultados bem próximos ao encontrados posteriormente, sem os instrumentos de alta precisão que temos hoje.

E estou citando apenas os gregos, mas há exemplos de homens e seus feitos inteligentíssimos, entre vários povos: os chineses, os árabes, os egípcios, etc.
Evidente que em toda época há homens de vários graus de inteligências. E os gênios são sempre muito poucos entre nós, em qualquer época.
Os homens antigos, anteriores ou posteriores a bíblia, podiam não ter o acumulo de conhecimentos e instrumentos que possuímos hoje, mas estão longe de não serem inteligentes e capazes de feitos que ainda hoje impressionam, e que poucos de nós seriamos capazes de reproduzir, mesmo com todos os recursos de que dispomos hoje.

-------
Outros posts sobre o mesmo tema:

Nenhum comentário: