segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Gravação do Graffite 98 FM

Algumas pessoas me questionam, como faço a gravação do Graffite da 98 FM.
Então resolvi postar um pequeno "como faço" da gravação do Graffite (Pretendo, posteriormente, acrescentar um pouco mais de detalhes).

Eu tenho uma placa de captura e sintonia de radio e TV. Placa da Encore, ENLTV-FM, (antiguinha, analógica).

http://www.encore-usa.com/us/support/ENLTV-FM

Uso o software que vem com ela pra gravar. Esse software possui recurso de agendamento da gravação. Deixo agendada a gravação (visto que trabalho durante a transmissão do programa) e depois edito (excluo os comerciais) usando o software de edição de audio WavePad Sound Editor.
Uso também o Format Factory, para passar de mpg para mp3 (é que o software da placa Encore ENLTV-FM, só grava em mpg, mesmo sendo só audio).
Enfim, basicamente isso.

Eu uso “WavePad Sound Editor”, para editar (cortar trechos, as vezes alterar o nível do volume, etc)… ele é pago mas tem uma versão gratuíta que me atende. Após o período de teste, ele desabilita algumas funções, e te pede para instalar a versao paga; mas basta optar por desinstalar, que ele te dá a opção de manter só a versão limitada/gratuíta (o recurso da versão paga que me interessaria é converter de um formato para outro, avi/mpg para mp3, etc), mas uso o Format Factory para isso.
Muita gente usa o Audacity, para editar, mas eu não gostei dele.

Um recurso do WavePad, que gosto (e que não tem no Audacity… ao menos eu não descobri), e que é muito útil, é poder acelerar com audio; ou seja, você pode acelerar a reproduçao ouvindo o audio (acelerado; mas ainda inteligível), o que facilita e torna mais rápido achar um ponto específico do audio.

Gravar com notebook:

Sim é possível gravar no notebook.
Uma das formas é usando um desses dispositivos USB de sintonia de TV e Radio, que inclusive possuo (existem outras opções):

Captura de Vídeo e Receptor de TV Digital - USB - Visus TV Extreme - Box (R$169,00 na WAZ)

Ele também recebe e grava as transmissões de radio.

Mas prefiro usar a placa analógica da Encore de meu PC de mesa para gravar radio, pois acho o software dela melhor e mais fácil de usar. Inclusive por esse software da Encore ter o recurso de agendamento de gravação para transmissões de radio (o software da USB, o Total Media 3.5 da Arcsoft, não tem esse recurso de agendamento da gravação para radio, só TV. Se tem não achei).
Pois eu trabalho e não fico em casa na hora da gravação. Eu agendo no software (pra semana toda), e ele se "liga", grava na faixa de tempo que programei, e depois se desliga (inclusive o PC).
Depois eu (se não deu nenhum "pau" no PC, inclusive falta de energia elétrica na hora. Tenho nobreak, mas a autonomia é de uns 10 minutos, se o corte de energia for maior que isso... já era) eu edito e envio.

No meu caso usar meu notebook pra isso é meio inviável, pois estou sempre andando com ele pra lá e pra cá, inclusive no horário do programa. Mas é possível sim. Evidentemente é possível usar esses dispositivos USB de sintonia de TV e Radio em computadores de mesa, também, desde que possuam portas USB e requerimentos de hardware suficientes.


Nenhum comentário: