terça-feira, 4 de março de 2008

O Show? do Oscar

Eu particularmente, não sei porque tantas pessoas reclamam que a cerimonia de entrega do Oscar (ou de qualquer premiação) é maçante, cansativa, não divertida, ou com altos e baixos. Esperam que a cerimonia seja um espetaculo, um show que agrade a milhares, como um show de rock ou até mesmo uma exibição de um filme. Não sei se estou sendo claro, o que quero dizer é que a cerimonia em si é simplesmente a premiaçao dos autores das obras, cinematograficas no caso do Oscar, e não o cinema/show em si. Ela é simplesmente o registro dos concorrentes e seus eventuais ganhadores recebendo esses premios, conferidos por seus membros. Não têm que ser excitante, um "thriller" que nos prenda na cadeira, que tenha um roteiro elaboradissimo, uma direção virtuosa (dignos de um oscar :), embora até possa ser divertido, também.

O problema é que as pessoas acham que por estar sendo televisionado, deve ser mais um entretenimento que lhes tire do tédio do dia-a-dia.
E evidente que as emissoras também as tomam como mais um show televisivo que deve gerar grana.

Eu vejo a cerimonia do Oscar, como isso mesmo, uma cerimonia em que os artista e artifices do cinema, vão receber sua premiação anual, um reconhecimento dado por seus pares, de seus talentos, e nos dão a chance de ve-los recebendo seus premios. E em geral cerimonias costumam ser maçantes mesmo, e quanto mais longa forem mais maçantes tendem a se tornar. Se também forem emocionantes, é um adendo bem-vindo, mas não uma obrigação, pois ser um Show espetacular não é seu propósito primeiro. O show, os artista e artifices do cinema, nos dão na sala escura dos teatros ou no conforto de nossa casas em DVDs ou, por que não, em nossos computadores (que alías foi onde assisti a maioria dos concorrentes dessa 80º cerimonia).

Nenhum comentário: