terça-feira, 25 de março de 2008

A proliferação do "bullying" na TV

Bullying
Bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz de se defender. A palavra "Bully" significa "valentão", o autor das agressões. A vítima, ou alvo, é a que sofre os efeitos delas. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying

Já há algum tempo um tipo de programa vem proliferando em nossas emissoras. Programas cujo a tônica é causar algum tipo de embaraço, constrangimento, aborrecimento, sofrimento..., em suma, algo depreciativo, humilhante para alguem. De preferencia alguem famoso, mas atinge anónimos também, desde que seja "divertido". Em português não descobri um termo adequado para denominar esse tipo de atitude, mas em inglês há o termo "Bullying" que acho define bem esse tipo de prática abjeta.

Não sei precisar seu surgimento, mas creio que seu embrião foram as antigas "pegadinhas" surgidas no programa do Silvio Santos.
Mas, mais recentemente viraram praga na TV brasileira. O "Pânico na TV" é um de seus maiores expoentes.
O mais recente programa de "bullying" na TV é o CQC na Band

E há ainda quem elogie...

Realmente "enriquecedor" para TV brasileira.
bullying é mesmo muito "divertido", principalmente para quem o pratica... já não costuma ser tão divertido para quem é seu alvo... é aquele tipo de brincadeira que só um ri...

Mas dá audiencia (dinheiro) e isso é o que importa né!?

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou indignada com essa prática de bullying sendo aplaudida na tv brasileira e me preocupo com a repercussão disto nos jovens. E o Ministério Publico não faz nada????Quem pode fazer???Eu gostaria de saber o que fazer, pois eu posso escolher não ver esse tipo de programa, mas o adolescente ta vendo e reproduzindo isto.

Anônimo disse...

(...so complementando)Embora não identifique o bullying no programa CQC, que pega no pé dos políticos mas sabe muito bem valorizar aqueles que se respeitam. è diferente de pegar pessoas comuns e expor ao ridiculo como o panico faz, alem das praticas violentas entre os participantes. TUDO POR DINHEIRO!!!

Unknown disse...

Boa tarde o BULLYING esta contido no PANICO assim como nas pegadinhas do Faustão com comentários maldosos dos participantes e por ultimo o apresentador do Fantástico com divulgação de gestos do técnico da seleção Alemanha, com piadas de mal gosto.